Sugestão de leitor para revitalizar o Largo Glênio Peres

O leitor Marcelo Bumbel nos encaminha esta sugestão de revitalização para o largo Glênio Peres. Claro, isto é uma fotomontagem, fica apenas a idéia. Fica a sugestão para opinarmos, sugerirmos outras formas de revitalização. 

LARGO GLÊNIO PERES – ANTES

LARGO GLÊNIO PERES – DEPOIS – FOTOMONTAGEM

Share



Categorias:Revitalização do centro

Tags:

21 respostas

  1. Essa discussão me lembra o que Niemeyer diz sobre a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Todo mundo reclamava que ali não tinha árvore, não tinha sobra, tinha nem canteiro com flores; é só uma laje de concreto sob o sol. Ele respondia que era assim porque foi pensada na circulação e nos prédios ao redor.

    Ou seja, não sei se o Largo Glênio Peres deveria ter árvores e luminárias e flores. Não é uma praça – é uma largo. É feito para transeuntes, e não contemplação.

    Curtir

    • Perfeito comentário Vitor. Realmente tem sentido. O espaço foi planejado pra ser assim mesmo. Quem sabe uma fonte, desde que seja moderna, mas não uma praça aos moldes antigos. Não creio que construir equipamentos antigos, réplicas, seja a solução para estes espaços. Não nego que ficou interessante a idéia do leitor Marcelo, mas há que se discutir bastante, preferencialmente entre profissionais que entendam do assunto.

      Curtir

  2. Não gostei muito da sugestão da imagem.

    Acho que bancos e postes de luz cairiam bem ali. Não sei ao certo que tipo de “monumento” poderia ser colocado, só que não deve ser algo muito grande ou exagerado (como a sugerida fonte).

    Curtir

  3. Jake, algumas estátuas de Montevidéu que poderiam muito bem estar em Porto Alegre:


    E uma doada por eles para nós

    Curtir

  4. Outra situação que deveria se modificar é o Largo Zumbi dos Palmares, um amplo espaço que na maior parte do tempo fica ocioso. Ainda nao sei como ambientalistas e ecologistas de plantão nao se voltaram contra: é um espaço totalmente impermeável, de pavimento asfáltico e sem qualquer tipo de vegetação, fatores que, segundo eles, contribuem para a formação das famosas “ilhas de calor”.

    Curtir

  5. Gostei da fonte e das árvores num tamanho que não entram em conflito com o entorno, não escondendo os prédios. Quanto as luminárias…acho que existem outras que combinariam melhor.

    Curtir

  6. Estou sem enteder até agora a importância dessa fotomontagem. Entretanto, faltou na sugestão do autor, um mendigódromo e um pichadoródromo para atender nossos cidadãos mais constantes e marcantes do centro da cidade.

    Curtir

  7. Sinceramente não gostei muito também. Mas confesso que só de não ver aquelas lonas amarelas por todos os lados e pessoas abordando (quase um achaque) vc a todo instante me alegro. Evidentemente que agora o pessoa é modernizar, mas melhorou muito em relação ao que era.

    Curtir

  8. Na boa, não gostei. Mas respeito.

    E esses vasos de flor não durariam uma semana!

    Curtir

  9. Acredito que deveria ser feito algo sim, mas sugiro os postes tipo esses do link abaixo, colocados em Curitiba e alguns bancos para dar mais nostalgia ao local.

    http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br/Abav/saladeimprensa/fotos/ruaxv/source/2.html

    Curtir

  10. O link do Jake não funcionou.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: