Prefeitura entrega amanhã obra da Nilo Peçanha com Carazinho

A prefeitura entrega nesta quarta-feira, 2, as obras de substituição da rotatória da avenida Nilo Peçanha com as ruas Carazinho e Carlos Trein Filho, por um ambiente semaforizado, com sinaleiras inteligentes. Com os novos equipamentos os tempos de verde podem ser modificados para agilizar o tráfego, além de serem mais econômicos, por possuírem lâmpadas de LED (economia de até 85% de energia). O objetivo é melhorar em até 70% a fluidez do trânsito no local, onde circulam cerca de  61 mil veículos por dia. O evento de conclusão das obras, 40 dias antes do prazo previsto, acontece às 9h30, com a presença do prefeito José Fortunati; dos secretários da Smov, Cássio Trogildo, e da Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari. As obras foram realizadas com recursos próprios da prefeitura após três tentativas de licitação que resultaram desertas.

A obra é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

Como fica o trânsito:

O projeto de segurança viária da Nilo Peçanha consistiu em uma nova sinalização, retirada de postes e cortes de canteiros, que possibilita a implantação de mais faixas de circulação, como na Carlos Trein Filho, na aproximação do cruzamento. Naquele ponto, são três faixas para quem desce e uma para quem sobe em direção ao bairro Bela Vista. Foi criado um laço de quadra pela Antônio Carneiro Pinto, para quem trafega pela Nilópolis e deseja acessar a Carlos Trein Filho, além de implantadas travessias seguras em todos os novos cruzamentos, com novas faixas e sinaleiras para pedestres.

A semaforização permitirá aos motoristas a conversão à esquerda da Carazinho para a Nilópolis e conversão da Carlos Trein Filho para a Nilo Peçanha, sentido centro / bairro. O movimento da Nilópolis para a Carlos Trein Filho acontece pela Cel. Antônio Carneiro Pinto e Carazinho, que tem sentido único no final da quadra. Foi criada uma faixa adicional de circulação na Carlos Trein Filho, na área de aproximação da interseção. Foram realizados ajustes geométricos em toda a área no entorno do cruzamento, com recortes de canteiros e melhorias de raios de giro para os veículos. Esta proposta garante mais mobilidade para o trânsito da região, com possibilidade de futuras intervenções viárias complementares.        

 Obras realizadas a partir de 11 de janeiro (50 dias de trabalho):

– Remoção dos canteiros e readequação com nova pavimentação asfáltica dos espaços onde existiam os canteiros das ruas Carazinho, Nilópolis e Carlos Trein Filho, bem como da rotatória central da Av. Nilo Peçanha;

– Alargamento da rua Carlos Trein Filho, próximo ao cruzamento com a Av. Nilo Peçanha, com avanço da pista junto à Praça Carlos Simão Arnt (Praça da Encol);

 – Deslocamento (recuo) de dois postes da rede de distribuição da CEEE, no passeio da Carlos Trein Filho, junto à Praça da Encol;

 – Adequação da rede de drenagem pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), readequação e recapeamento da pista no trecho onde foi realizado o alargamento na Carlos Trein Filho;

 – Remoção e poda de árvore pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam);

Prefeitura de Porto Alegre

Share



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

7 respostas

  1. Que baita obra! Fico orgulhoso pelos feitos da PMPA. Em breve, sairá no novo episódio de Grandes Construções no Discovery Channel. Aguardem.

    Curtir

  2. pode ter certeza que amanhã para os jornalistas o nosso senhor prefeito irá dizerque isso faz parte de um projeto de qualificação da cidade para a copa de 2014….
    Pode até melhorar o transito…mas não a cidade….para seu habitantes

    Curtir

  3. Estas faixas atravessadas são algo que nunca entendi tb. Tem umas que praticamente te convidam a atravessar fora da faixa.

    Fios então nem comento… não sei pq temos tanto cabeamento suspeito. Até gostaria de saber uma opinião técnica de por que não há mais fiação enterrada, ainda mais em uma cidade cheia de árvores para cair em cima deles.

    Curtir

  4. Meu comentário aqui é sobre a ex-antiga rótula da nilo mesmo…

    Sou morador da nilópolis, convivo diariamente com a rótulo.
    Recebo com muita boa espectativa essa nova obra para a cidade, que eu acredito sim que pode melhorar o transito na região…pois já perdi muito tempo tentando sair da nilo e chegar até a nilopolis, ontem fiquei alguns minutos observando a obra e tenho algum comentários:
    1_Se vocês tentarem cruzar a faixa de pedestre da quadra do supermercado em direção ao posto de gasolina verão que a faixa está instalada de bem em frente ao uma árvore que tem um canteiro cheio de plantas na volta…e ainda não possui rebaixo de meio fio, deve sobrar uns 30 cm para o pedetres ( se ele estiver em cima da faixa claro).
    Aquele papo de assessibilidade universal não foi atendido, existem Normas Brasileiras que a prefeitura exige, mas que pelo visto ela nao cumpre, não foram instalados piso tatil muito menos sinais sonoros que auxiliem deficientes.
    2_Não entendo pq que em porto alegre não se pode atravessar a rua em linha reta, por aqui em porto alegre a EPTC obriga as pessoas a passarem por um “bret”_tipo aquele que as vacas passa_a prioridade acaba sendo dos carros e não dos pedestres mais uma vez.. que por sinal aquela travessia entre o iguatemi e o bourbon é vergonhosa, não cumpre nem 1;5 da função dela….
    3_A quantidade de frio novos de controle dos semaforos que cruam as ruas pindurados nos postes é impressionante, por não aproveitar a obra e interrar os fio, nem digo os da iluminação…falo dos fios só das sinaleiras, poderiam ter feito canaletas no piso e passarem os fios…
    3_Retiraram a faixa de pedestre na nilopolis em frente ao supermercado, pq agora existe uma na esquina, sabemos que as pessoas não vão caminhar ate a esquina para atravessar a rua…vão continuar a atravesar no meio da rua
    Essa semana vou fazer um levantamento fotografico para mostrar a vocês…

    Curtir

  5. Mais uma da série violência no trânsito, neste caso envolvendo o Tarso:
    http://polibiobraga.blogspot.com/2011/03/motorista-de-tarso-tenta-atropelar-dois.html

    Curtir

  6. Pessoal, vcs viram que a primeira foto do artigo a seguir está na revista da PUC deste mês?

    https://portoimagem.wordpress.com/2011/01/19/imagem-inedita-pra-privatizacao-da-orla-do-guaiba/

    Link para a revista:

    http://www.pucrs.br/revista/pdf/0153.pdf

    Mais interessante é que ela está num artigo sobre “slums” e problemas urbanos. O Rogério Maestri vai ficar louco pois ele acha que deve ser preservada a situação de pessoas vivendo em palafita em cima do esgoto. 🙂

    Curtir

  7. Olha a Nilo ai!! saudades do Opera Rock!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: