Mais ideias de revitalização para o centro histórico

O leitor Marcelo Bumbel, que já havia nos enviado uma ideia para revitalização (visual, pelo menos) do Largo Glênio Peres, nos envia também outros pontos do centro, com uma repaginação. Montagens feitas por ele mesmo. Confiram:

Borges Hoje 1

 

 

 

 

 

 

Borges Repaginada 1

 

 

 

 

 

 

 

Borges Hoje 2

 

 

 

 

 

 

Borges Repaginada 2

 

 

 

 

 

 

Rua da Praia Hoje

 

 

 

 

 

 

 

Rua da Praia Repaginada

 

 

 

 

 

 

Rua José Montaury Hoje

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua José Montary Repaginada

 

 

 

 

 

 

 

 

O que acho interessante nestas montagens é que podemos constatar o quão pobre é o nosso centro, esteticamente falando, e o quanto poderia melhorar, não necessariamente com as ideias do Marcelo, mas ele pelo menos tentou nos passar uma solução, uma imagem diferente que poderíamos ter. Invariavelmente, todas as pessoas que criticam e analisam o centro, não buscam soluções e não apresentam ideias. A discussão fica extremamente fraca e não produtiva. Por este motivo, apresento no Blog estas imagens. Não gostaram ? Vamos propor outras ?

Obrigado Marcelo Bumbel por compartilhar conosco as tuas idéias e ainda enviar estas montagens.

 

Share



Categorias:Revitalização do centro

Tags:, , , , ,

16 respostas

  1. Achei super interessante a idéia. Se queremos uma capital mais bonita não basta apenas ficarmos criticando, atitudes simples como a desse morador mostram que uma Porto Alegre menos feia é possível!

  2. Gostei, mas acho que não dura nem um mês esses postes ou aqueles bancos. Vão levar tudo.

  3. Bem, vejo que há bastante gente que não gosta dos tais postas, mas será que alguém tem outra sugestão?

  4. Não é cafona nessas cidades porque sempre foi assim, desde sempre existiram. Agora querem investir em um referencial antigo e desatualizado de luxo, hoje em dia? Uma sombra da representação que algo já teve? Precisamos tornar a cidade contemporânea e adaptada ao futuro, não evocar o passado em qualquer circunstância possível.

  5. Se colocarmos árvores de porte pequeno, tipo ipês ou extremosas (resedá) não vai tapar nenhum prédio histórico. Nestas fotos mesmo não vejo nenhuma perda deste estilo.

    Claro que existem outras maneiras de deixar o centro menos cinza. Para começar, dando um jeito de começarem a pintar os prédios. Será que não tem como a prefeitura pôr pressão suficiente para que os donos cuidem mais dos imóveis?

  6. Quanto menos obstáculos no passeio, melhor. Vale tanto para a Rua da Praia, quanto para a João Alfredo, na Cidade Baixa.

    • Eu não conhecia essa rua João Alfredo. Acabei de ver no Street View. Achei muito bacana.

      Seria interessante alargar as calçadas nessa rua, deixando estacionamento somente nas ruas laterais, permitindo assim, que se crie espaço para colocação de mesas dos bares na rua. Além de que seria fundamental também colocar toda rede elétrica e lógica subterrânea, como em parte do centro da cidade. Aliando tudo isso a postes de iluminação clássicos, acredito que transformaria o local num dos melhores points do país.

  7. Acho estes postes bem desconexos com o ambiente em algumas situações. Em Santiago, Buenos Aires e nas capitais européias é legal pois lá tem uma arquitetura ao redor onde este tipo de adorno se encaixa. Acredito que a estética de Porto Alegre não é menhor pelo desleixo do estado. Não é falta de dinheiro, pois pra mim, fazer feio custa o mesmo que fazer bonito. O problema é que pra fazer bonito tem que se pensar.
    A prefeitura poderia começar fazendo uma fiscalização sanitária nestes bares da José Montary, garanto que não iria sobrar nenhum.

  8. Não acho cafona não. Em todas as capitais européias, em Santiago e Buenos Aires também, tem postes clássicos de iluminação. O postes podem ser clássicos ou modernos, o que não pode é ficarmos com estes postes ridículos de quarta categoria que temos na Rua da Praia e estes postes de iluminação de rodovias que temos na Borges.

  9. Parem de querer enfiar essas lâmpadas cafonas e antiquadas nessas montagens. Não tá ficando legal.

  10. Gilberto, se for assim, ai concordo.
    Mas sabe como é Porto Alegre né?
    Capaz de tirarem o asfalto e criarem um mato.
    haha

  11. gostei so achei pessimo o ultimo com aquelas propagandas na lateral do predio..

  12. mas o centro tem que ser assim.
    Pow, bota trocentas arvores la e não da pra ver mais os belos prédios que temos nele.

  13. A rua da praia acho emblemática pois curitiba tem uma rua similar (calçadão, etc) que é umas 10x mais bonita. Na real era só copiar o que eles fizeram lá 🙂

    A Montaury eu acho de chorar, a primeira coisa que tinha que ser totalmente reformada é aquele bloco de bares. Mas aquele prédio cinza realmente é um ponto importante.

    O que eu acho que é o ponto que eu mais concordo com o autor destas montagens é em relação ao verde. Nosso centro é cinza demais. Andaram plantando umas palmeiras perto do mercado, mas precisamos muito mais.

    • Posso estar enganado, mas outro dia vi uma foto de alguns canteiros de flores na Rua da Praia lá na década de 70. Eram canteiros de flores redondos e muito bonitos.

      Digo isso porque, ao que me parece, quem imitou foi Curitiba. Mas soube cuidar e manter.

Faça seu comentário aqui: