RS pode perder fábrica da Neugebauer

Se o governo gaúcho não se mostrar mais generoso, a fábrica da Neugebauer pode ser implantada em outro Estado. Há negociações com São Paulo e Bahia. Enquanto o primeiro é o principal mercado do país, o segundo é grande produtor de cacau. Como de hábito, a pressão é por incentivos fiscais, sob alegação de que é preciso compensar os custos logísticos, já que a matéria-prima vem de fora.

Embora a marca Neugebauer pertença à Vonpar, as negociações estão a cargo da empresa Trust&Co Investimentos, de Sérgio Maia (ex-Sonae). A mesma que intermediou a vinda da norte-americana Manitowoc, que assina hoje um termo de parceria com o governo.

Correio do Povo – Denise Nunes

Share

Obs.: A Neugebauer é a mais antiga fábrica de chocolates do Brasil. Foi fundada em 1891, pelos irmãos Franz e Max Neugebauer e também Fritz Gerhardt, recém vindos da Alemanha. Localizada na zona norte da cidade, ainda produz e, atualmente, é a 4ª maior indústria de chocolates do país. Seus produtos, entre eles o BIB’s e o bombom Amor Carioca, são conhecidos em muitos estados brasileiros.



Categorias:Economia da cidade

Tags:, , ,

18 respostas

  1. Experimentei essa delicia de chocolate e na minha opinião é o melhor chocolate que já comi.Então pesso por favor ao empresário desta fábrica que já mais deva fechar. !!!!!!!
    de verdade ;p tá.

    Curtir

  2. Porque a prefeitura de Porto Alegre não faz nada para tentar manter a fábrica em Porto Alegre. Tem várias áreas da cidade que poderiam sediar a nova planta, sendo uma delas ao lado da própria Coca-cola.
    A Naugebauer faz parte da história da cidade. E, quando começamos a perder nossa história, perdemos nossa identidade!

    Curtir

  3. Caro Raul Espinoza, se o senhor é mesmo microempresário, ou o senhor é terrivelmente mal informado, ou está falando uma enorme bobagem. No primeiro caso, o senhor não conhece e portanto não usuflui do regime tributário do Simples Nacional, que proporciona uma enorme queda nos tributos pagos. Se a sua empresa está enquadrada no Simples então o senhor não por que se compara com a Vontobel, pois o senhor paga proporcionalmente uns 10% do que eles pagam de impostos, sem conta a informalidade (venda sem nota) que é regra dentro das microempresas e não ocorre nas grandes.

    Curtir

  4. Concordo contigo Raul, cade a equidade em relação aos investimentos e fomento aos micro-empresários que por sinal, conforme dados estatisticos geram proporcionalmente mais empregos que empresas grandemente automatizadas.

    Curtir

  5. Incentivos quando necessarios sao validos, o que nao da’ pra aguentar e’ essa chantagem de quinta categoria. Todo mundo sabe que a mao-de-obra na Bahia e NE em geral e’ bem mais barata e isso por si so’ ja’ atrai essas industrias de baixa tecnologia. Acho que a Dell nao ia querer se mudar pro Norte, com todo respeito ao pessoal de la’.

    Curtir

  6. sou microempresario, gero 3 empregos, a nova fabrica dos vontobels vai gerar 108 (cento e oito), eu gero 3% do eles vao gerar. quero 3% das isenções dos milhoes q eles ganham…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: