Voo Porto Alegre – Lisboa pode mixar

Pode não acontecer a inauguração da linha Porto Alegre – Lisboa da TAP, prevista para 12 de junho.

Segundo informações da colunista de economia da Zero Hora, Maria Isabel Hammes, a companhia aérea portuguesa  ainda não recebeu autorização da Anac para a ligação.

A história está mal contada, no entanto, a Anac revela não ter recebido pedido da TAP para esse voo.

A informação sobre o atraso do pedido foi repassada ao secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, em encontro com o vice-presidente da aérea, Luiz da Gama Mór, em feira do setor naquele país.

De acordo com Hammes, Mor afirmou que se a autorização não sair esta semana, o início será cancelado agora, pois a ideia era já estar vendendo os bilhetes dos quatro voos semanais entre o Salgado Filho e Lisboa, aproveitando a alta temporada.

“A cada minuto, a operação é comprometida pela burocracia, prejudicando o turismo no estado, algo inadmissível”, criticou o secretário em declaração publicada pela colunista.

Baguete

Share



Categorias:Aviação, TURISMO

Tags:, , ,

19 respostas

  1. Deve ter o dedo da FEPAM no meio, hehe eta coizinha pra melar negocio que nem a Fepam, nao existe…

  2. Bah, Gilberto. Não acredito que o blog simplesmente vai ignorar e deixar de postar a notícia de que o Aeroporto Internacional Salgado Filho ganhará um Módulo Provisório (MOP), sendo que o mesmo ficará pronto ainda este ano, pois o prazo de conclusão é de 5 meses após o início da obra.

    Não é uma notícia assim qualquer para se deixar passar batido. É uma notícia inclusive ligada à Copa de 2014 e às obras de infra-estrutura de Porto Alegre para sediar a recepção dos jogos.

  3. Pessoal, achei a planta e o mapa de localização da “bela” ampliação da capacidade em 50% prometida para o nosso novíssimo terminal 1, inaugurado em 11/09/2001, ou seja, há quase dez anos! Aquela grande reforma inicial do terminal 1 prevista para a copa, no valor de R$ 345 milhões, virou mesmo um puxadinho de menos de R$ 5 milhões de reais.

    Logo que Dilma tomou posse já havia saído uma notícia de que ela abortaria todas as ampliações previstas pelo país afora e as trocaria pelos módulos provisórios que antes inicialmente serviriam apenas para resolver a capacidade emergencial de Floripa, Vitória, Goiânia, Brasília e Guarulhos.

    O engraçado é que na época que saiu a previsão de investimentos para o Salgado Filho, na ordem de quase 350 milhões de reais já apenas na 1ª etapa, muitos jornais impressos e televisivos, bem como sites e blogs até mesmo especializados em aviação chegaram a fazer projeções baseadas na imagem de satélite do Google Earth “completando” aquele espaço faltante do edifício do terminal 1 junto ao seu viaduto/rampa de acesso ao embarque, ficando geometricamente igual e imponente, com o edifício garagem e a inscrição “Porto Alegre” ficando exatamente ao centro do terminal então completado graças a essas projeções.

    Agora gostaria de ver como seriam novas projeções baseadas nessa planta disponibilizada no site de licitações da infraero. Como pude observar e vocês também poderão, se fará um puxadinho improvisado, ou seja, aqueles galpõezinhos de parede ao maior estilo dos utilizados nos feriões de exposições, tipo festa da uva, e colocarão ar condicionado split e tv LCD de 42 polegadas, como já existe nos MOP’s em funcionamento em Floripa e Brasília, só que aqui em POA será totalmente “integrado” ao terminal e, não, um galpão em anexo.

    Só que o que era ruim acabou sendo pior do que se imaginava! Afinal, colocarão esse MOP de “papelão” exatamente naquela área incompleta anexa ao terminal, junto ao viaduto/rampa de acesso. No lugar de uma ampliação harmônica e idêntica à estrutura bonita, moderna e funcional já existente do terminal 1, ali teremos uma “continuação” remendada e improvisada, bem ao estilo puxadinho mesmo. Quando os aviões estiverem se aproximando do pátio junto ao terminal 1 o nome “Porto Alegre”, que está fixado junto ao terminal e recepciona os passageiros que chegam à POA, mesmo sem mudar de lugar estará exatamente ao centro da fachada do mesmo (atualmente encontra-se à direita), mas para decepção e espanto geral a visão que se terá não será de dois lados simétricos graças à expansão e, sim, de um lado moderno à esquerda e de um puxadinho à direita. Mais feio do que sei lá o quê!

    Segue os links:

    PLANTA (notem o “galpão” que será “harmonicamente integrado” ao terminal 1 :

    Clique para acessar o ANEXO_XIII_I_INTERLIGACOES_PA06100010711600.pdf

    MAPA:

    Clique para acessar o ANEXO_XIII_II_LOCALIZACAO_PA06200160711700.pdf

    OUTROS DETALHES TÉCNICOS:

    http://licitacao.infraero.gov.br/portal_licitacao/servlet/DetalheLicitacao?idLicitacao=41883

    Nessa foto abaixo é possível ver onde ficará o puxadinho, exatamente à direita de onde se lê “porto alegre” no edifício:

    OBS.: Gilberto, Ander, Ricardo, considerando a importância do blog, principal blog de notícias de nossa POA, e a importância da notícia, a troca de um moderno terminal para POA por um mero puxadinho de papelão, peço que abordem a notícia num post sobre o assunto para que as autoridades gaúchas que lêem o blog não deixem que se faça essa coisa bizarra com nosso terminal e cobrem de Dilma, que tanto se considera gaúcha por opção e “ama” o RS não deixe que isso aconteça! Nos gaúchos merecemos mais respeito!

Faça seu comentário aqui: