Ministro das Cidades confirma até R$ 2,4 bilhões para o metrô da Capital

Ministro das Cidades anunciou até R$ 2,4 bilhões para a construção do metrô de Porto Alegre Foto:Jonathan Heckler / PMPA

Em visita à Capital na tarde desta segunda-feira, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, declarou que o projeto do metrô de Porto Alegre deve, finalmente, sair do papel. O ministro anunciou oficialmente que o PAC da Mobilidade irá contemplar o projeto. O governo federal irá destinar até R$ 2,4 bilhões para a obra.

Durante uma visita às obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) da prefeitura, que também receberam recursos do governo federal, o ministro destacou que a capital gaúcha é a primeira cidade a ter recursos garantidos pelo programa.

No mesmo evento, o prefeito da cidade, José Fortunati, explicou que o projeto será entregue ao ministério até o início de abril. O esboço atual da obra tem custo estimado em R$ 2,1 bilhões.

O prefeito ressaltou ainda que adaptações ao original podem ser feitas. O problema que precisa ser solucionado é o do terminal Centro – Azenha. Para a construção desse trecho, uma série de desapropiações precisaria ser feita, elevando bastante o custo final da obra, que tem 15 quilômetros de extensão.

Caso esse trecho seja suprimido, um novo traçado deve ser criado contemplando, então, o terminal Triângulo (na Avenida Assis Brasil) – Fiergs. Fortunati destacou ainda que não há previsão para que as obras sejam iniciadas.

Fonte: zerohora.com



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2

Tags:

23 respostas

  1. E a Prefeitura de Porto Alegre e o governo do estado estrarão com quanto desse montante?

    Se nada, que tratem de pensar, desde logo, na linha 3 que ligaria o centro a região leste – Agronomia ou em ramais de acesso a linha 2 para Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí, através de trens de superfície.

    Curtir

  2. O metrô é uma boa alternativa para grandes deslocamentos. Em se tratando de menores deslocamentos, o melhor é o uso de ônibus ou ainda de bicicletas. No caso de Porto Alegre, não será o metrô o único responsável pela solução dos problemas de circulação. O que certamente trará grandes benefícios é o BRT (Bus Rapid Transit), q usa de forma mais racional os corredores de ônibus, que possui como tripé de sustentação Velocidade Operacional, Frequencia e Confiabilidade. É uma tendência nos países latinos.

    Curtir

  3. Todas cidades desenvolvidas do mundo estao erradas e gastaram dinheiro ‘a toa construindo suas redes de metro, o Augusto, este genio ainda nao descoberto, e’ que esta’ correto. Dito isso, e’ obvio que 15km de metro nao solucionara’ os problemas de transito de POA, mas ja’ e’ um avanco.

    Curtir

  4. Creio que o Sr. Augusto tenha que parar e raciocinar um pouco mais sobre essa temática especificamente, pois o critério racional está sendo subjugado pelo emocional, embora eu ache que o Sr. Augusto deva ser uma pessoa muito agerrida, lutadora e de bom senso, pois pra alguns assuntos que comenta por aqui vejo que ele tem razão e motivação para alguns pontos de vista, mas em relação ao metrô seus argumentos, infelizmente, estão na contramão do conhecimento científico e pragmático, e mais, tá ficando chato esse do contra dele em relação ao metrô, mas vivemos numa “democracia”, então é salutar seu ponto de vista contrário!!! Somente o contraponto faz com que algo se perfectibilize com menos falhas, melhor qualidade e eficiência!

    Talvez seja apenas para aparecer e ter seus comentários refutados que ele faz isso, pois enquanto a maioria dos gdes pensadores e cientististas dizem que o modelo certo de mobilidade urbana é a combinação de vários modais (metrô, ônibus, bicicleta, dentre outros, inclusive aqueles mais dinâmicos e evoluídos que ainda hj nao existem), dando-se destaque ao transporte público, ainda há aqueles que são do contra!!! Eu sinceramente teria vergonha ser do contra com algo que nao há como ser defendido com argumentos sólidos, me sentiria menos intelectualmente, pois estaria indo na contramão do conhecimento científico e bom senso!
    Conhecimento científico com critérios de altruísmo, digo, pois sabemos tb que dentro desse mundo científico há teses compradas que atendem a interesses podres de uma minoria, mas que de modo algum é o caso para este assunto da mobilidade urbana e a combinação de modais, dando destaque ao metrô, para uma mobilidade urbana eficiente.

    Agora, se formos colocar comparativamente os recursos direcionados ao metrô com aqueles direcionados para outras obras viárias, evidentemente que a longo prazo o impacto do metrô é muito mais positivo, haja vista que se for um serviço de ponta, com preço acessível, confortável, etc, naturalmente haverá uma migração da população para o transporte público.

    Portanto, sinceramente nao consigo compreender como alguém consegue ser do contra contra algo que mostra-se impossível de nao ser compreendido, pois é cristalino que havendo um transporte público de qualidade o usuário deixará de usar seu veículo automotor e passará aderir ao transporte público, isso é fato, e contra fatos não há argumentos reais!

    Expansão da malha viária assim como melhorias do que esta aí já implantado é necessário sim, evidente, mas argumentar que nao há necessidade de metrô para uma cidade como Poa, que tem maior densidade populacional que São Paulo capital, isso em termos proporcionais (nao é achômetro, são dados científicos), chega a ser uma insanidade. Talvez seja alguma piada, ou algo de fundo particular emocional, vai saber né!

    Com todo respeito exponho meu ponto de vista! Aquele que pensa contrário ao metrô nao se ofenda, e sim tente argumentar e defender racionalmente seu ponto de vista contrário, pois o objetivo das discussões é achar a melhor saída e ponto, aquele que quer apenas polemizar deveria repensar seu papel no mundo!

    Vejo nesse blog um espaço democrático com uma função social imensurável, e espero que continuemos por muito tempo com essa ferramenta de discussão e com uma equipe afiada como esta que está aí na administração do mesmo!

    Felipe.

    Curtir

  5. Ótima noticia.
    Tomara que tudo aconteça conforme planejado e tenhamos enfim um pouco de mobilidade urbana.

    Curtir

  6. É incrível a concentração de críticos que há nesse blog. É unânime, há anos, que o metrô é extremamente necessário para a cidade. Pois bem… quando enfim dizem que a verba será liberada, eis as críticas: não vai sair, eu só acredito vendo, é obra desnecessária, reclamações sobre os trechos…
    barbaridade!!!

    Curtir

  7. Opa, desculpe,

    agora q. eu vi que corrigiram!!!

    Novamente Grato!

    Felipe.

    Curtir

  8. Augusto, você tem um baixo nível de energia positiva.. por mais critico que você seja, não faz bem pensar tão negativamente.. isso atrai negatividade pra você.

    Curtir

  9. O trecho Centro-Azenha será suprimido?!?!? COMO ASSIM?!?!

    Talvez seja o trecho de maior importância econômica e demográfica por onde “passará” o metrô e será suprimido?!?!

    Prefeito Fortunatti, veja bem esse DETALHE em, pois a oportunidade de mobilizar tais recursos como está ocorrendo agora pode nao se repitir tão cedo, e daí tal trecho, que é de fundamental importância para a mobilidade da cidade será suprimido!!!

    Veja lá em Prefeito, acreditamos no teu bom senso e capacidade de negociação!

    Grato pela atenção.

    Curtir

  10. Como tem bobo alegre por causa do metrô. Obra absolutamente desnecessária e absurdamente cara. A solução é OUTRA.
    Mas tudo bem. Que os mentores do metrô repartam entre si as “beirinhas” do projeto.
    Colocaram na cabeça dos desavisados que metrô é a solução genial para o gargalo da zona norte. Bem…não vou ser eu quem vai contrariá-los. A solução eu já escrevi aqui várias vezes….porém paranoias coletivas são sempre muito mais eloquentes.

    Curtir

  11. “não há previsão para que as obras sejam iniciadas”
    Medo

    Curtir

  12. A propósito… faltou o ponto de interrogação “?”. Nenhuma das obras que citei começaram!

    Curtir

  13. Torço pra que saia, mas fico do lado do Felipe Mobus! Só acredito vendo!
    Já começaram o Cais do Porto, a RS-122 (via Leste), o BRT, o Oceanário, os presídios, a Av. Tronco, etc, etc…

    Curtir

  14. Enquanto não tiver obra acontecendo, eu não acredito.

    A propósito: que desapropriações seriam necessárias no trecho Centro – Azenha?

    Curtir

  15. Até que enfim notícias interessantes no Blog… fazia tempo em?

    Melhor notícia do ano essa. Porto Alegre terá metrô, enfim..deixando os curitibanos só sonhando com o deles.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: