Calçadas estreitas da Rua da Praia merecem tratamento melhor

Mais uma vez o leitor Marcelo Bumbel colaborando com o Blog, nos envia imagens do centro, e sua sugestão para o problema das calçadas estreitas destas ruas.

Como diz o Marcelo, ele passa pela subidinha da Andradas, por exemplo, todo dia. É um suplício. A calçada é estreita, esburacada, os postes são decapitados. É menos de 1,5m de largura.  Não dá para mais de duas pessoas passarem ao mesmo tempo. Se alguém anda um pouco mais lento tem que fazer a ultrapassagem pelo meio da rua.

E sempre há pessoas transitando pela rua por falta de espaço na calçada. 

A Andradas, na parte que está liberada aos carros, é (relativamente) pouco movimentada. Poderia ter somente uma pista, o que daria espaço para aumentar as calçadas.  (Coisa semelhante foi feita com sucesso na Andrade Neves.)

Aqui, várias fotos para vocês entenderem melhor.

Assim como na subidinha da Andradas, o mesmíssimo problema se dá em várias outras ruas do centro, como Dr. Flores e Otávio Rocha.

Existe alguém nesta cidade que pensa sobre esses assuntos? Existe uma secretaria de urbanismo na prefeitura?

Como vocês sempre pedem, a última imagem remete à sugestão da solução do problema:

ANTES

DEPOIS

Post sugerido e criado por Marcelo Bumbel.



Categorias:Restaurações | Reformas, Revitalização do centro

Tags:, , , ,

15 respostas

  1. Peraí! Cortaram o carro ao meio na última foto. Que judiaria.

  2. O prefeito quer construir estacionamento subterrâneo no Centro, mas isto irá estimular ainda mais q as pessoas se desloquem até ele em veículo próprio. É o contrário do q acontece em Londres e Estocolmo, por exemplo, onde foi implantado o “congestion charge” (pedágio urbano).

  3. E porque não fecham essa rua e transformam num calçadão?

  4. Quanto as calçadas, pelo visto, a prioridade são os carros ou automóveis…

  5. Desço essa rua quase diariamente para ir a academia ( moro no inicio da Av Independencia) e fico deprimido de ver as luminarias antigas destruidas, com pouca iluminação e a sujeira na rua.. imagino o q pensam turistas que transitam por lá.
    Pelo menos, a manutençao das luminarias deveria ser feita continuamente…

  6. “Ah, Daniel, esqueci de comentar… sou totalmente pró metrô, seja qual for,”

    Já imaginava isso. É a inteligência falando mais alto.

  7. “O que precisa é de calçadas mais largas, contruírem um estacionamento subterrâneo e proibirem os carros de estacionar ali.”

    Se alargarem as calçadas….os carros de bombeiros não conseguem mais acessar os prédios.

  8. Ah, Daniel, esqueci de comentar… sou totalmente pró metrô, seja qual for, mas vamos demorar um tempo até todos poderem usar ele pra ir pro centro. No momento inclusive corremos o risco dele atender apenas a zona norte.

    Mas BRT, vai ser uma baita mão.

  9. “Quando não tem o Augusto sendo troll tem o Felipe Mobus.” (Felipe XXX)

    Tô na área.

  10. Quando não tem o Augusto sendo troll tem o Felipe Mobus 🙂

    Ótima análise Daniel. Estacionamento subterrãneo é legal também, mas deve ser extremamente caro, duvido que valha o investimento.

  11. Troco tudo isso….por limpeza.
    Pra mim basta que esteja tudo limpinho. Viram como não sou tão exigente assim.

  12. Excelente observações!
    O que precisa é de calçadas mais largas, contruírem um estacionamento subterrâneo e proibirem os carros de estacionar ali.

  13. Tem algumas ações que estão sendo tomadas que espero que ajude a reduzir a quantidade de carros e ônibus no centro da capital:

    Sistema BRT onde deve reduzir a quantidade de ônibus circulando pelo centro da capital;

    Expectativa que as pessoas pensem em usar os novos estacionamentos do aeroporto, usando o aeromóvel para chegar ao trensurb e ao centro…

    Possibilidade de ir de metrô diretamente ao centro em alguns anos, e assim esperamos que mais e mais pessoas deixem o carro para viajar ou alguma ermegência;

    enfim, são só algumas expectativas que gostaria de ver em prática e de forma imediata poderia citar mais integração entre cidadãos usando caronas compartilhadas, mais ônibus, lotações …..
    enfim, isso deixaria o centro mais humano.

    como é agradável andar em outros trechos da andradas (compreendido entre a caldas júnior e marechal floriano) sem nenhum carro

  14. Eu realmente gosto do centro de Porto Alegre e sempre o defendi dos ataques insanos e maldosos que recebe. Mas esse acanhamento poderia ser repensado; de fato, algumas ações pontuais ( e pouco drásticas, em verdade)melhorariam a circulação por lá, além da parte estética. O centro já é naturalmente apertado. Com inteligência poderia ser menos. Sem dúvida. É o que eu acho. De qualquer maneira, sempre que for a POA darei uma passada no nosso centro.

  15. que nada, tem que deixar mais espaços para passar mais carros. Viaduto na Andradas com Dr. Flores já!

Faça seu comentário aqui: