GARANTIA OFICIAL – METRÔ ESTÁ CONFIRMADO

Prefeito José Fortunati comemora e diz que projeto está na fase final de detalhamento

Ministro (segundo da esquerda para a direita) visitou obras do Pisa Crédito: pedro revillion

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deu boas notícias ontem sobre a sonhada segunda linha de metrô de Porto Alegre. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade prevê recursos para obras de até R$ 2,4 bilhões. O projeto do metrô é estimado em R$ 2,1 bilhões. “O recurso está garantido. A decisão agora está nas mãos do Estado e do município”, destacou o ministro das Cidades.

Negromonte esteve ontem em Porto Alegre visitando obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que pretende até o final de 2012 aumentar de 27% para 77% o tratamento de esgoto da Capital. Na ocasião, ele abordou também sobre o andamento das obras para a Copa de 2014.

O projeto de 15 quilômetros de extensão do metrô será apresentado em Brasília em 3 de abril. Não existe prazo para o início das obras. O prefeito José Fortunati comemorou a declaração do ministro. “Tenho convicção de que a União entende a importância do metrô para a mobilidade urbana da cidade.”

O projeto da linha 2 passa pela fase final de detalhamento. “Está em avaliação se o trecho entre o Terminal do Triângulo e a Fiergs (localizada na avenida Assis Brasil) será subterrâneo ou por via elevada. Falta também definir se haverá o trecho entre a estação do Mercado Público e a Azenha. Um dos dois com certeza será executado”, assegurou Fortunati.

Sobre a Copa de 2014 no Brasil, o tom foi de cobrança. “Porto Alegre, como todas as cidades-sede do Mundial, precisa injetar uma gasolina azul e correr mais. Devemos assinar os contratos e avançar. Estamos aqui também para analisar e detectar os gargalos e procurar soluções”, apontou Negromonte.

Fortunati considerou correta a postura do governo federal, mas apontou problemas pontuais na execução de algumas obras. “Somente agora começaremos o levantamento socioeconômico das famílias na avenida Tronco, pois uma decisão judicial atrasou o processo.”

A obra do Pisa também faz parte de uma série de melhorias previstas para a Copa do Mundo. Ainda em 2011, os trabalhos de conclusão das chaminés que bombearão o esgoto dos arroios Dilúvio, Cavalhada e do Salso deverão ficar prontos. A previsão é de término das obras até setembro. O local possuirá um mirante para visitação de grupos turísticos que poderão apreciar uma vista privilegiada do Guaíba. Até 2030 a meta da prefeitura é que 100% do esgoto de Porto Alegre passe por tratamento.

Correio do Povo



Categorias:Metro Linha 2

Tags:

12 respostas

  1. Marcelo

    Não necessariamente. Metrôs de todos os lugares do mundo tem traçados que misturam trechos subterrâneos e trechos elevados. O que define o tipo de transporte é a via (e seu nível de segregação), a capacidade, o tamanho dos veículos e a finalidade. A linha dois não vai deixar de ser uma linha de metrô só por ter um trecho não-subterrâneo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: