José Fortunati mostra cautela na aprovação do projeto do metrô de Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre disse que se a Capital recebesse recursos de R$ 2,4 bilhões do PAC da Mobilidade Urbana, o metrô de Porto Alegre poderia sair do papel, mas ainda não há garantias de que ocorra a liberação de toda a verba. José Fortunati ressaltou que Porto Alegre e outras capitais brasileiras disputam os R$ 18 bilhões reservados pelo governo Federal.

Em entrevista por telefone, Fortunati disse que existem 2 projetos para o metrô. O primeiro começa no Bairro Azenha, passa pelo Menino Deus e segue até o centro pela Borges, passando pela Farrapos até a estação Triângulo da Assis Brasil. A segunda alternativa parte do Centro, passa pela Voluntários da Pátria, avenida Farrapos, Assis Brasil e a partir da Estação Triângulo o metrô percorreria trajeto elevado até as imediações da Fiergs.

Fortunati ressaltou que o segundo projeto não implica em desapropriações e licenças ambientais complicadas como as que envolvem os Bairros Menino Deus e Azenha. De acordo com estudos técnicos, a segunda proposta é melhor porque permite interligar a Zona Norte de Porto Alegre com cidades como Cachoeirinha e Alvorada.

Fortunati disse que o estudo deve ficar pronto em 2 semanas. Até o dia 12 de junho será dada a resposta final do governo federal. O projeto básico levará 6 meses para ser finalizado e a contratação da obra só ocorreria no início de 2012, com prazo entre 4 e 5 anos para a entrada em operação dos trens.

Site do Jornalista Clovis Duarte



Categorias:Metro Linha 2

Tags:

10 respostas

  1. E os Riquinhos só falam em New York !!!! Prestem mais atenção nas sinaleiras,nas escolas,nos postos de saúde,nos hospitais e acordem prá verdade que os rodeia ? Crianças pedindo esmolas,velhos maltrapilhos e as vezes pessoas doentes por terem sido excluídas nos hospitais por não haver vagas nos leitos disponíveis !!!! Isso que vc´s querem comparar com New York ?Acordem primeiro para os problemas do Brasil meus filhos,depois vc´s estaram liberados prá viajar para onde vc´s quiserem!!! Quem sabe fiquem lá prá sempre né ? E viva o Brasil do Aposentado que não tem problemas com o fator previdenciário Luís Inácio Lula da Silva, (Agora comandado pela Exma. Presidenta da República Dilma Russef)

    Curtir

  2. “Com metrô Porto Alegre continuará sendo Porto Alegre, mas quem quiser poderá perder menos tempo em consgestionamentos, só isso.”

    Bem…após 2,4 bilhões de reais..o mínimo que se poderia esperar é que o metrô servisse pra alguma coisa desse tipo mesmo.

    Curtir

  3. Com metrô Porto Alegre continuará sendo Porto Alegre, mas quem quiser poderá perder menos tempo em congestionamentos para ir trabalhar, estudar ou passear, só isso.

    Curtir

  4. Com metrô Porto Alegre continuará sendo Porto Alegre, mas quem quiser poderá perder menos tempo em consgestionamentos, só isso.

    Curtir

  5. “Com metrô seremos Nova york… certo Augusto?”

    Ipsis litteris.

    Hoje Porto Alegre parece Sendai pós tsunami. Aqui talvez tenha até mais entulhos e degradação do que lá. Com o metrô vamos ser chiques.

    Curtir

  6. Com o metrô seremos como Nova York antes do Rudi Giuliani…

    Curtir

  7. Com metrô seremos Nova york… certo Augusto?

    Curtir

  8. É, no fundo é engraçado. De repente o problema é desapropriar o terreno ocupado por um ninho de corujas no marinha haha

    Curtir

  9. hehehe…como eu me divirto com essa lenga-lenga de metrô. A história interminável.

    Curtir

  10. E mais uma vez muita gente esquecendo que a zona sul também faz parte de POA…

    Claro que o eixo centro-assis Brasil é o mais crítico mas a região do Menino Deus e Azenha seriam bem interessantes para atender a fronteira com as zonas sul e leste.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: