Uso obrigatório do bafômetro começa a vigorar hoje

Condutores que se negarem a passar pelo teste serão autuados pela recusa

Teste com bafômetro obrigatório a partir de hoje

A obrigatoriedade do teste do bafômetro passou a vigorar nesta quinta-feira, no Rio Grande do Sul. O Diário Oficial do Estado já publicou a resolução.

Conforme o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Jaime Pereira, quem se negar a fazer o teste será submetido a penas administrativas, como multa, recolhimento do veículo e da carteira de habilitação. “Aquele condutor que for parado em uma fiscalização e for convidado a fazer o teste será autuado pela recusa. Todas as medidas administrativas serão adotadas ali no momento da abordagem”, explicou.

Antes da determinação, apenas os condutores com suspeita de embriaguez eram submetidos ao procedimento. A nova resolução não interferirá na questão criminal.

 

Correio do Povo
 



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

8 respostas

  1. A Lei do bafômetro, foi uma lei mal elaborada, que gera uma contradição abrindo um leque de defesa contra os autores de infrações. Um exemplo que me chamou a atenção é que a lei diz que o cidadão não pode gerar provas contra ele mesmo. Isso realmente não faz sentido algum, pois se a autoridade desconfia e resolve submeter o cidadão ao teste, o mesmo tem que obedecer e mais nada. Na nossa lei, se ele se submete estará gerando provas contra ele mesmo? Seria lógico isso? Eu vejo como uma forma comum de uma abordagem, para revista de um veículo suspeito e até revista no cidadão em busca de armas e drogas. Teoricamente o cidadão não seria obrigado a deixar se revistar, pois ele poderia estar produzindo provas contra ele, e tão pouco deixar policiais revistarem estabelecimentos, em busca de alimentos estragados, pois cairia na mesma lei. A lei é uma só e não se pode deixar de efetuar o teste do bafômetro, quando necessário, independente da vontade do motorista. O cidadão é inocente, até que se prove o contrário, e a única forma de se obter provas é submeter-lo ao teste.

    Curtir

  2. Tem que se fuder mesmo tira carteira desse pessoal melhor passar por cima da lei do que um otario matar um inocente e ainda se negar a fazer o teste.

    Curtir

  3. Essa lei começou a valer no Saint Patrick’s day. COINCIDÊNCIA?

    Curtir

  4. “eu concordo, mas como tem essa lei…”
    Toda lei que vai na contramão do cidadão responsável, não serve à sociedade. A menos que se queira uma sociedade irresponsável.

    Curtir

  5. Logo aparece algum advogado entrando com ação para tentar derrubar essa lei (e depois vai derrubar algum poste dirigindo bêbado).

    Curtir

  6. eu concordo, mas como tem essa lei…

    Curtir

  7. E a lei sobre não ser obrigado a produzir provas contra si próprio?

    F**-** a lei. Eu quero é mais segurança no trânsito e menos moleza pros bebuns.

    Curtir

  8. E a lei sobre não ser obrigado a produzir provas contra si próprio?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: