Charqueadas quer a Iesa

Manifestação na Capital reuniu mais de mil pessoas para pressionar a Fepam a liberar licença

Mais de mil moradores de Charqueadas estiveram ontem mobilizados na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. O ato foi articulado, com o apoio de políticos e empresários, para pressionar a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a agilizar o processo de licenciamento para que a Iesa Óleo & Gás, fabricante de módulos para plataformas de petróleo, possa se instalar na Granja Carola, na entrada da cidade.

Charqueadas venceu a disputa com Navegantes (SC) para a instalação da metalúrgica em novembro do ano passado. No entanto, a direção da Iesa sinaliza com a possibilidade de rever a decisão se as licenças prévias, de instalação e de operação, não forem emitidas até 15 de abril.

O prefeito Davi Gilmar de Abreu Souza ressaltou que a Iesa impulsionará a movimentação de “bilhões de dólares” na economia da região Carbonífera que, atualmente, abriga 5 mil desempregados. A Iesa projeta investir R$ 20 milhões em Charqueadas, com geração de 2 mil empregos diretos e indiretos, além de outros 2 mil postos de trabalho. A Iesa tem até 30 de julho para operar a pleno, com o objetivo de disputar a licitação para o fornecimento de equipamentos para as plataformas de exploração off-shore da Petrobras.

O diretor-presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, destacou que todos os procedimentos deverão estar finalizados até 15 de junho. Ele disse que a demora se deve à necessidade de adequação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental, elaborados pela empresa, à legislação ambiental vigente no Estado.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:,

7 respostas

  1. a fepam quer idolatrar coisa velha arvores que estao la so pra criar formiga e bixo cabeludo por culpa desta gente que a ford foi embora se fosse um presidio a licensa saia rapidinho seria mais um pra abrigar vagabundos comendo do bom e do melhor nas custas do povo vao mandar a iesa a pontapes chutes e pauladas embora gente ordinaria parece que faz de proposito tem que processar este bando de canalha tratem de se mecher pra tudo tem um jeitinho a iesa tem que ser nossa tem gente desempregada demais por aqui pai de familias desesperados pelo pao de cada dia

    Curtir

  2. O movimento de entorno de mil charqueadenses demonstra força garra de um povo que luta,por dias melhores para seu filhos, netos e futuras gerações,pois ate hoje o governador não se dignou em dar uma nota sequer de certeza, enquanto a região clama por mais emprego e renda, a tão falada nas campanhas políticas, bastaria o governador receber o prefeito e abrir o coração asegurando o compromisso de interceder de maneira justa e legal,buscando um caminho mais curto para acalmar a angustia da nossa gente,da região carbonífera e também da metade sul tão abandonada por todos os governo, esta na hora de de por fim nas desculpas,nas palavras elaboradas de chavões que confundem os menos esclarecidos, aqui fica meu protesto que com certeza e de muitos gaúchos, mas também a esperança, na pessoa do governador, homem culto de inteligência incontestável,advogado renomado,prefeito da capital, ministro de estado ,hoje governador de todos nos gaúchos, com certeza nas próximas horas nos contemplara com uma decisão sabia.

    Curtir

    • Eu fico contente hoje pela IESA ser uma realidade aqui no nosso município, vejo os comentários dese blog, inclusive do meu pai José divino, que se pronunciou la na frente do palácio Piratini juntamente com a caravana de Charqueadas, O refeito Davi Gilmar e demais autoridades,demonstrando a força e a união de um povo. ass: José Divino 13 anos.

      Curtir

  3. Coitada da zona Sul do Estado. Quando bota o pescocinho p’ra fora; zupt… a mesma turma que chutou a Ford a pontapé de Gauiba, dá um jeito (agora mais sutil) de mandarem embora. Basta procurar a filiação dos dirigentes da Fepam p’ra descobrir o que tem por trás. Sómente os tolinhos acham que não tem o dedo dos xiitas nesta história podre. Charqueadenses; o nosso negócio é abrigar presídio (de preferência semi ? aberto). Chega de sonhar com Jacui I, IESA. Façam que nem os Guaibenses; continuem votando em quem (por tras dos bastidores) nos ferra. Jefferson Kras

    Curtir

  4. nao deveriam ter feito a ligacao….quantos coelhos com uma bomba so’??? Mas na boa, a coisa vai chegar a isso um dia! Milhares de pessoas tendo seus futuros nas maos de meia duzia de vagabundos sem vergonhas…..Guaiba, Charqueadas, POA todos perdendo por causa dessa gente asqueroza.

    Curtir

  5. E’ isso mesmo…tem que descer de relho nessas nabas!!! aonde ja se viu ficarem brincando com o futuro de milhares de pessoas por motivos puramente ideologicos….fico impressionado como isso numca aconteceu antes.

    Curtir

  6. Coincidência ou não, ontem, no mesmo dia do protesto, houve uma ameaça de bomba no prédio da Fepam e o prédio foi evacuado.

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=269395

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: