Projeto de lei impede veículos de grande porte de circular nos horários de pico

Vanderley Capellari, diretor presidente da EPTC, Mário Fraga, Gilberto da Costa Rodrigues, representante da Setcergs, e André Carus, em sessão da Câmara Crédito: Lívia Stumpf / CMPA / CP
A restrição da circulação de caminhões pelas vias de Porto Alegre durante os horários de pico foi tema de uma audiência pública na noite desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores da Capital. A proposta do vereador André Carús (PMDB), que proíbe o tráfego dos veículos pesados entre 8h e 9h30min e 17h30min e 19h, foi o foco dos debates.
O texto vale para as vias de até três faixas, o que engloba quase todas as avenidas da cidade. O vereador acredita que a medida pode evitar os congestionamentos, problemas que ocorrem principalmente na Zona Norte da cidade. Conforme Carús, foi a Associação dos Moradores do Bairro Lindóia que sugeriu o projeto.
O Sindicato das Empresas Transportadoras de Cargas do RS (Setcergs) demonstra preocupação quanto aos prejuízos para a logística das empresas na entrega das mercadorias. Segundo a entidade, se o trânsito for restrito para os caminhões, os veículos terão de percorrer vias que não possuem estrutura para suportá-los. A entidade sugere que seja feito um estudo para comprovar que a aplicação do projeto vai beneficiar a sociedade diminuindo os congestionamentos.
Carús enfatizou que seu texto não culpa apenas os caminhões pela retenção em horários de pico, mas salientou que deseja contribuir para a busca de alternativas que minimizem “o trânsito caótico na cidade”. Ele citou os exemplos de São Paulo, Diadema e Curitiba, que já adotaram a limitação de veículos pesados nas regiões centrais com sucesso. Apesar de a audiência ter ocorrido nesta noite, o projeto já está na ordem do dia, aguardando a votação da casa.
Correio do Povo 17/03/2011 22:25
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
“Mas ajuda em outras areas como a terceira perimetral.”
O assunto aqui não é caminhões no centro?
^^
Mas ajuda em outras areas como a terceira perimetral.
Ja na Bento e na Assis Brasil, ir de pela pista de carro é mais rapido mesmo… idem na Farrapos.
“Libera lotação e taxi com passageiro para trafegarem no corredor de ônibus, assim como é em Sampa.”
Amigão; o foco aqui é o CENTRO da cidade. No centro não há corredores de ônibus.
Toda a grande cidade do mundo há restrições ao movimento de caminhões durante determinadas horas ou em alguns casos indefinitivamente.
Dizer que isto dá problemas de logística é porque a maioria dos empresários de “logistica” são empresários de transportadoras, não conseguem estabelecer centros de distribuição que com a racionalização provavelmente os custos diminuiriam. Hoje em dia para levar uma caixa de pregos no centro, vai um enorme caminhão até o local e entrega a caixa de pregos, se houvesse um esquema de logística iria um moto-boy e entregaria a caixa.
Os nossos amigos empresários tem que usar a inteligência e contratar ENGENHEIROS especializados em logística para organizar tudo, mas no fundo eles querem é continuar com o esquema que funcionava bem em 1960.
Honestamente não creio que seja tão custoso eles evitarem os horários de pico. Mas é complicado, são Paulo fez toda uma estrutura viária em volta da cidade para facilitar isso.
Libera lotação e taxi com passageiro para trafegarem no corredor de ônibus, assim como é em Sampa.