Comitê é formado por entidades públicas, privadas e não-governamentais

Reunião do Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade conta com mais de 150 pessoas. Foto: Ocimar Pereira/PMPA
No próximo dia 24, durante a Semana de Aniversário de Porto Alegre, o 5º Congresso da Cidade será lançado, convocando toda a comunidade a se engajar num grande esforço de planejamento e ampliação do cuidado com a capital gaúcha. O seminário de abertura começará às 9h30, no auditório do Ministério Público Estadual, e trará a metodologia do trabalho que se estenderá até novembro, além de palestras sobre o cuidado com a cidade. O Comitê Gestor do 5º Congresso, formado por representantes de diversas entidades públicas, privadas e não-governamentais, lançará uma convocatória para integrar um grande número de porto-alegrenses aos trabalhos.
A partir dessa convocatória, terão início as reuniões nos 82 bairros de Porto Alegre, que se estenderão para as regiões de planejamento e do Orçamento Participativo (OP). Em todos os encontros, o desafio será identificar as metas e os motes de cada território, culminando com um planejamento para toda a cidade. Para auxiliar nas discussões, haverá uma Bússola do Desenvolvimento Local, com um retrato sobre os eixos do Desenvolvimento Econômico, Humano, Cidadão e Urbano de cada região de Porto Alegre.
O mote do Congresso é a Copa do Mundo de 2014, mas as discussões terão seu horizonte estendido até 2022, buscando definir ações planejadas que tragam melhorias para os moradores, ao mesmo tempo em que contribuam para o aperfeiçoamento da democracia. As oportunidades que o Mundial trará para Porto Alegre em novas obras e serviços serão avaliadas sob o ponto de vista da integração de toda a cidade, inclusive de áreas aparentemente excluídas desse processo.
Paralelamente a essas discussões de planejamento, serão criadas ações de mobilização nos bairros, buscando maneiras de despertar a responsabilidade social em cada cidadão. O 5º Congresso da Cidade propõe-se a ser um esforço para reafirmar o caminho de democratização de Porto Alegre e reunir movimentos que fazem da cidade uma referência internacional pelo seu processo democrático. Aqui, associações de moradores, conselhos populares, conselhos de políticas públicas, Orçamento Participativo, entidades sociais e empresariais, igrejas, universidades, ONG’S, governo e tantas outras iniciativas já trabalham pelo bem-estar dos moradores.
O evento busca também ser um palco de encontro de organizações, empresas e entidades que já realizam atividades cuidadoras, seja de forma organizada ou informal. O 5º Congresso da Cidade é uma oportunidade para integrar esforços para um futuro melhor, para que os ativos materiais e humanos da cidade se articulem em busca de ações concretas e possam manter essa integração de forma permanente.
Local: auditório do Ministério Público. Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80
10h45 – Apresentação da Plataforma Colaborativa
11h – Palestra com Padma Santem – Cuidando da Cidade – uma abordagem integrada
12h – Encerramento
Saiba mais:
Como funcionará o 5º Congresso da Cidade
Etapa regiões de OP
Etapa regiões de planejamento
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Este congresso terá abertura de participação para entidades populares da grande porto alegre também ?
Grata
Sandra M. Romanini – Psicóloga
participante da Associação de Moradores Bairros Rincão e Petrópolis
Novo Hamburgo, RS.
CurtirCurtir
Reflexão intense. Federal e estadual temos ‘ninguém’ no poder. Isso não quer dizer que o comunismo foi atingido no Brasil ? Pois o comunismo é o socialismo sem um governo. Será ?? Será que o Brasil é o primeiro país em toda a história a alcançar tal condição ?
CurtirCurtir
“Não sei como uma cidade que debate tanto consegue ser tão atrasada…”
Debater é mais easy do que fazer. Fazer exige trabalho, esforço, dedicação, e isso é o contrário da ideologia do (des)governo atual. Esse mesmo não sabe nem menos pensar, como poderá trabalhar ? O Brasil estará na perdição até que os homens bons retomem o poder. Os gaúchos perderão 4 anos em tempos decisivos por ter colocado um ninguém no poder.
CurtirCurtir
“Não sei como uma cidade que debate tanto consegue ser tão atrasada…”
A pergunta é autoexplicativa. O vazio tá na moda. O resultado é um Poder Público ridículo, uma cidade sem planejamento e um cidadão boboca enrolado por conversinhas demagógicas, que são nada mais do que embustes para disfarçar um Estado falido, comandado por políticos cretinos enchendo as cuecas com as beiradas do erário.
CurtirCurtir
Não sei como uma cidade que debate tanto consegue ser tão atrasada…
CurtirCurtir