AEROPORTO EM OBRAS – Avança projeto do edifício-garagem

Infraero deve lançar no próximo mês a licitação para definir empresa que construirá prédio com vagas para 4 mil veículos

Três anos depois de anunciar a intenção de ampliar o estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Infraero começa a concretizar o projeto. No mês que vem, a estatal que administra os principais aeroportos do país deve lançar o edital da licitação para definir a empresa que construirá um edifício-garagem com 4 mil vagas.

Aempresa Power Tech Brasil Energia e Sistemas já concluiu estudos de viabilidade do projeto. O objetivo, conforme o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, é construir, ao lado do edifício-garagem existente, um outro prédio. A construção deve ter 10 andares.

Diferentemente do atual edifício-garagem, que é circular, o novo prédio deverá ser retangular, para permitir maior aproveitamento do espaço. Atualmente, o aeroporto tem 144 vagas gratuitas no entorno e 2.020 pagas, que são insuficientes.

O custo do novo edifício-garagem, estimado em R$ 50 milhões, será arcado pela iniciativa privada. A empresa que executar a obra em um prazo de 12 meses receberia concessão para explorar o empreendimento por um período de tempo a ser definido.

No país, a Infraero planeja a construção de outros edifícios-garagem junto a terminais aeroviários. Herdina explica que o projeto-piloto está sendo realizado em Guarulhos, onde a licitação foi suspensa para a realização de nova audiência pública, no dia 14:

– O nosso modelo de licitação será o mesmo de Guarulhos. Por isso, lançaremos o edital depois que for exaurido o processo em São Paulo. Queremos eliminar todas as dúvidas do mercado. Nossa expectativa é começar as obras em Porto Alegre até agosto.

A cronologia
– Junho de 2008, a Infraero anuncia a intenção de construir um novo edifício-garagem, com 2,5 mil vagas. A obra começaria no segundo semestre de 2008 e acabaria em 2009
– Julho de 2009, ainda sem obras, a estatal justifica o atraso a mudanças na concepção do projeto. O novo prédio poderia ter entre 3 mil e 4 mil vagas. Expectativa era lançar a licitação no mês seguinte
– Outubro de 2010, a Infraero contrata consultoria para realizar estudos de viabilidade e promete começar no primeiro semestre de 2011 as obras do edifício-garagem para 4 mil veículos. O custo estimado é de R$ 50 milhões

Zero Hora

 



Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:,

7 respostas

  1. ^^
    Exato.
    O atual estacionamento circular forma um conjunto harmonico com o terminal….agora esse novo “retangulo de 10 andares” vai cagar tudo….
    ……..Brasillll….illll….illlll.

  2. Vai ficar estranho mesmo, pq o edificio garagem atual é bonito.. um blocão no lado vai estragar a estética e a presença do edifício que já existe.. e no terminal, com o puxadinho.. nosso aeroporto vai ficar muito feio.

    Sobre a capacidade do aeroporto de poa, acho incrivelmente ridículo o número de gates, são 5 ou 6.. para uma cidade como porto alegre, isso é muito ridículo.. quando será que as coisas vão funcionar ?

  3. Essa garagem mostro(embora necessaria) vai acabar totalmente com a bela vista de quem chega ao aeroporto.

    • Concordo Gerson ! Fazem um predio razoavelmente bonito e 2 predios garagem na frente !!! Nada a ver ! Conversei já com vários arquitetos, inclusive de outros estados e eles acham uma aberração isso !

  4. Augusto, Amsterdã ainda é uma importante capital européia e é hub da KLM. Mas olhe aeroportos do interior dos EUA e do interior de países europeus e asiáticos. Até os aeroportos de cidades pequenas destas localidades deixam o nosso de POA e outros do país no chinelo. Exemplo: Aeroporto de Boise (cidade de pouco mais de cem mil habitantes, capital do estado mais pobre dos EUA), bem como o aeroporto de Sendai (minúscula cidade japonesa recentemente atingida por tsunami).

    Deveríamos ter um aeroporto com no mínimo uns 20 e poucos gates e Guarulhos deveria ter mais de 100 gates (tem muito menos da metade disso).

  5. Hehe…eu estava dando uma olhada nos aeroportos do mundo, no Google Earth. No de Amsterdã, cidade um pouco menor que Poa, deve ter uns 50 gates. O nosso tem cinco.

  6. Li faz na Folha de S. Paulo no mês passado, numa matéria referente ao edifício-garagem que será construído pela iniciativa privada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que POA terá seu novo edifício garagem nos mesmos moldes desse de SP, ou seja, automatizado.

    As pessoas estacionarão e deixarão seus automóveis em um elevador/plataforma no térreo e o automóvel será automaticamente levado, de maneira independente, até uma vaga nos andares superiores. Na hora de retirar o carro na volta, basta passar o tíquete na máquina para que a plataforma bussque automaticamente o veículo na vaga em que o memso estiver ocupando e o entregará para o proprietário na recepção no andar térreo do edifício-garagem. Além de POA e Guarulhos, Santos Dumont (RJ) e Brasília também terão o mesmo sistema em seus novos edifícios-garagem.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/878435-cumbica-ganhara-6000-vagas-com-estacionamento-automatizado.shtml

Faça seu comentário aqui: