Grafite pode ajudar a combater pichação

Sugestão da Câmara de Porto Alegre será levada à prefeitura 

Painéis temáticos contemporâneos devem ser colocados em locais visados por vândalos Crédito: antônio sobral / cp memória

O grafite poderá ser um aliado no combate ao vandalismo em áreas públicas da Capital. A sugestão foi apontada ontem em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Porto Alegre. A ideia, que deverá ser levada à prefeitura, consiste em mapear os equipamentos públicos que poderão ser utilizados por grafiteiros, como forma de evitar pichações.

Segundo o presidente da Cosmam, Thiago Duarte (PDT), entre os pontos mais críticos estão os taludes do Arroio Dilúvio e o corredor de ônibus da avenida Bento Gonçalves.

O vereador salientou a diferença entre pichação e grafite, técnica adotada por jovens que constroem painéis temáticos contemporâneos. Como exemplo positivo, cita um banheiro público situado no Lami, adotado por grafiteiros em iniciativa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O debate iniciado ontem deverá ter continuidade na próxima terça-feira, quando será abordada, na Cosmam, a manutenção de monumentos e praças da Capital.

Conforme a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, 104 denúncias foram feitas em 2010, o que resultou em oito detenções – cinco adolescentes e três adultos. As infrações podem ser comunicadas à Guarda Municipal pelo fone 153. Os flagrados são autuados no âmbito da Lei de Crime Ambiental, que prevê de três meses a um ano de detenção, com prestação de serviço à comunidade ou reparação de dano.

Correio do Povo



Categorias:Meio Ambiente

Tags:, , , , ,

26 respostas

  1. Adoro grafiteiros, principalmente os temáticos, vcs sabem me dizer se existe algum projeto para que seja feito um trabalho em praças ? A praça em que eu moro, está com as paredes muito sujas, gostaria muito que fossem pintadas e em cima fosse feito um trabalho de GRAFITE,, mas não temos como pagar, a prefeitura tem algum projeto deste tipo ?
    Aguardo contato

    Curtir

  2. Pichação é crime e os autores devem ser combatidos com pulso firme, isso nem deveria ser discutido. O grafite já é bastante polêmico e não agrada a todos. Eu não me sentiria satisfeito se, por exemplo, tivesse que chamar um “mano” lá de alguma vila no quinto dos infernos para grafitar a fachada do meu prédio como forma de prevenir a ação de pichadores, mas como é uma SUB-cultura SUB-urbana já agrada aos comunistóides de plantão, que gostam de nivelar tudo por baixo quando pensam em “soluções” para os problemas. Mas até que poderia ser interessante se alguns locais recebessem grafite, pois seria ao menos mais uma camada de tinta para proteger da ação do tempo. Só não sei se seria adequado no Dilúvio, pois poderia acabar tirando a atenção de motoristas e eventualmente mais algum carro acabasse caindo no valão.

    Curtir

  3. “Ao contrário do que o Augusto disse, tem muito grafiteiro bom, que faz trabalho de qualidade. Não generalizemos.”

    Ricardo; nesse caso, então a frase que eu colei acima não é sua, ok?

    Quanto à intolerância…..eu confesso; sou intolerante com o vandalismo e a sujeira.

    Curtir

  4. Olha o que eu havia escrito:

    ”Em alguns espaços muito determinados e com bons artistas, ok. Nos taludes do Dilúvio me parece um tanto quanto estranho. Não sei; não consegui visualizar, pra dizer a verdade.”

    Intolerância e cegueira são as marcas de quem mais fala do que escuta, Augusto.

    Curtir

  5. “Acho que tu tá enganado, Augusto. Como a linha entre pixador e grafiteiro é tênue (por mais que os “civilizados” por aí discordem), normalmente as grafites não são pixados. Sabe como é né, pra que atacar a família.”

    É verdade. To enganado mesmo. Os pichadores, constrangidos com os grafites, vão desistir de pichar a cidade. É que a minha inteligência e poder de observação são muito limitados.
    Sendo assim, a medida proposta pelos vereadores será de grande eficácia…e todos nós, cidadãos porto-alegrenses, ficaremos satisfeitos com uma cidade bem mais limpa…e mesmo que os pichadores não desistam de suas atividades noturnas, eles, no máximo vão pichar ao lado dos grafites…mas nunca sobre eles. Daqui pra frente, a coisa vai ser disciplinada aqui nesta cidade. Sinto orgulho da “sapiência” do nosso povo.

    Curtir

  6. “Ao contrário do que o Augusto disse, tem muito grafiteiro bom, que faz trabalho de qualidade. Não generalizemos.”

    Serviu o chapeu pelo visto.

    Não, caro amigo desatento. Não foi nada disso que eu escrevi. O que eu disse é que a cidade terá gratfites MAIS pichações. Pergunta pra tua mãe se ela gostaria de ter um belíssimo grafite, com qualidade artística indiscutível na parede da casa dela ou pra qualquer pessoa que não autorizou o grafite em seu imóvel. Depois a gente conversa, ok?

    Curtir

  7. É a mesma coisa que fizeram com os camelôs. Cosntruíram um camelódromo. Depois apoiaram uma associação dos “guardadores” de carro. Em seguida vão fomentar a confraria dos batedores de carteira, um clube dos assaltantes de banco, sociedade dos traficantes, entidade mantenedora dos carroçeiros, grupo de apoio aos sonegadores, etc.

    Agora, pra combater o lixo espalhado pela cidade toda…vão estimular a criação de urubus em residências e incentivar os despachos de umbanda em todas as esquinas. Pra combater o vandalismo no mobiliário urbano, vão trazer gangues rivais de outras cidades. Pra resolverem os buracos nas ruas e calçadas, vão deixar tudo no chão batido e tirar os pavimentos do passeio. Pronto! Acababarão com os buracos.
    É isso aí, amigos. Estamos muito bem servidos de Cãmara de Vereadores. São 36 “cidadãos” zelando por você.

    Curtir

  8. Isso é algo que não tem sentido. Daqui a pouco vão querer grafitar até a chaminé do gasômetro…

    Curtir

  9. Ricardo, na realidade não importa. O fato de quererem usar grafite “resolver” o problema de pixação é totalmente absurdo pra mim.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: