Estudante de Engenharia da Computação idealiza linha de ônibus que seria alternativa viável para a zona sul
Eles pedem, através da petição pública, a criação de uma linha de ônibus que leve às universidades PUCRS (Campus Central) e UFRGS (Campus do Vale) destinada a quem reside na zona sul. Atualmente existe uma grande chance de os estudantes que residem na zona sul da capital terem de utilizar duas linhas de ônibus para chegar a alguma das universidades, o que é inconveniente. Certamente a criação da nova linha em consórcio com a empresa Carris seria vantajosa para ambos os lados, visto que:
- Teria grande público;
- Aliviaria a linha T-4, a qual os estudantes da PUCRS utilizam em sua maioria;
- Aliviaria a linha UFRGS/BARRA, a qual os estudantes da UFRGS utilizam em sua maioria;
- Beneficiaria uma grande parte da zona sul que atualmente não dispõe de uma linha universitária (Ver Imagem 1);
- Não beneficiaria somente a comunidade universitária, como também a população em geral residente na área periférica do traçado.
O traçado proposto para a linha Universitária Zona Sul é o descrito abaixo:
BAIRRO/UNIVERSIDADE:
TERM. MARCIRIO DA S. BARBOSA
AV JUCA BATISTA
AV EDUARDO PRADO
AV DA CAVALHADA
AV NONOAI
AV TERESÓPOLIS
AV TERESOPOLIS (CORREDOR DE ÔNIBUS)
AV CEL APARICIO BORGES (CORREDOR DE ÔNIBUS)
R DR SALVADOR FRANCA (CORREDOR DE ÔNIBUS)
R DR SALVADOR FRANCA
AV IPIRANGA
AV BENTO GONÇALVES
TERM. CAMPUS DA AGRONOMIA
UNIVERSIDADE/BAIRRO:
TERM. CAMPUS DA AGRONOMIA
AV BENTO GOLÇALVES
AV IPIRANGA
R DR SALVADOR FRANÇA
R DR SALVADOR FRANÇA (CORREDOR DE ÔNIBUS)
AV CEL APARICIO BORGES (CORREDOR DE ÔNIBUS)
AV TERESOPOLIS (CORREDOR DE ÔNIBUS)
AV TERESÓPOLIS
AV NONOAI
AV DA CAVALHADA
AV EDUARDO PRADO
AV JUCA BATISTA
TERM. MARCIRIO DA S. BARBOSA

Imagem 2 - Mapa amador sugerindo uma parte do intinerário para a linha, o restante do intinerário como descrito acima não está descrito no mapa
Além de tudo, a linha utilizaria, em sua grande parte, a 3ª Perimetral, avenida que conta com corredor de ônibus sem grande utilização no momento.
É de grande valor uma iniciativa destas, já que a maioria das pessoas apenas critica a administração da cidade e não propõe alternativas. Se todos sugerissem como está fazendo agora este estudante, poderíamos ter ótimas ideias sendo votadas pela Câmara e não somente os técnicos da Prefeitura e vereadores pensando o destino da nossa cidade.
Para assinar a petição, clique no link abaixo:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=linhauni
Iniciativa pela petição: Lucas Feijó
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Outros assuntos
Adorei a sugestão, me mudei pra zona Sul ha pouco tempo e estudo na UFRGS, no Campus do Vale. É muito difícil me locomover até lá, não tenho carro, então dependo de 2 ônibus. No bairro que eu morava antes eu tinha opção de pegar o D43 e o Campus Ipiranga, era muito fácil. Agora, é terrível! Vou gastar muito dinheiro em onibus =/
CurtirCurtir
Ótima sugestão! Os universitários da Zona Sul sofrem com a escassez de linhas de ônibus, as quais já não oferecem um bom serviço, principalmente em razão da demora e pelos coletivos estarem SEMPRE lotados.
CurtirCurtir