Caxias produz o maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros

Marcelino Pauletti, Foto Volga, divulgação

Um ônibus considerado o maior do mundo, produzido em Caxias, foi a sensação nas comemorações dos 318 anos de Curitiba neste domingo. O Mega BRT Biarticulado da Neobus, batizado de Ligeirão Azul, foi embalado e aberto pelo prefeito Luciano Ducci como presente à população, durante cerimônia no Parque Barigui.

O veículo impressiona pelas dimensões: tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e fará as ligações mais longas de Curitiba, como do Boqueirão ao Centro, com apenas quatro paradas. Tem capacidade para transportar até 300 passageiros e opera com biocombustível A Neobus informa que, após exaustivas pesquisas, confirmou que o biarticulado é o maior ônibus do mundo e começa a chegar no mercado agora.

Foto: Volga / Divulgação ZH

O contrato da Neobus com a prefeitura de Curitiba envolve 384 ônibus para o transporte urbano, a serem entregues até julho. Além do biarticulado, o lote contempla os modelos articulado e ligeirinho.

Isso mostra que a capital do Paraná está sintonizada com as demandas de transportes com vistas às Olimpíadas e à Copa do Mundo. É referência ao Brasil e ao mundo, com um modelo moderno para ser copiado por outros municípios.

ClicRBS

 

Comentário de um leitor que reside em Curitiba:

Realmente os ônibus por aqui estão sempre lotados. Sardinha em lata. Desencoraja qualquer um. E também há aqui, como há aí em Porto Alegre, a certeza de que logo, logo o trânsito da cidade vai parar em decorrência da enorme quantidade de carros nas ruas. Então, uma frase como a dita na matéria de que Curitiba ‘’é referência ao Brasil e ao mundo, com um modelo moderno para ser copiado por outros municípios’’ me parece no mínimo um exagero.



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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27 respostas

  1. Curitiba é muito melhor no quesito Cuidado dos ônibus, pela lei municipal, os ônibus devem ser trocados a cada 5 anos, ( ver no Google quantos ônibus da frota da cidade foram trocadas somente neste ano de 2011) e Porto Alegre?, conheço as duas capitais, ( muito bem por sinal )as duas tem um cuidado especial com os ônibus, a diferença gritante é que Curitiba tem 21 terminais que você pode pegar qualquer outro ônibus sem pagar nova passagem, e mais 14 nas cidades da Região metropolitana, que são integrados, ou seja ( EXEMPLO: Pego um ônibus em Novo Hamburgo pagando R$ 2,50 e chego ao um terminal de Porto Alegre, e pego outro ônibus para outros bairro da capital sem pagar nova passagem ) em Porto Alegre isto é impossível, fora que em Curitiba existe quase 100 km de Pistas Exclusivas, e agora com os novos Azuis, eles também serão programados para quando chegar em uma sinaleira, ele abrirá automaticamente para ele passar, ( duvida?, pesquise no Google também)
    Parabéns Curitiba, e agora vem o Metrô, que também unirá com a mesma tarifa, ônibus e metrô subterrâneo. ( Que Porto Alegre se baseie na capital do Paraná ) porque quem sai ganhando é nós mesmos ).

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  2. Os Brt utilizam o poderoso motor volvo de 360 cv, caixa de transmissão automatica e por incrivel que pareça são muito ageis, e como muitos podem não crer eles manobram sim, existe um bloqueio de uma das articulações, fazendo que a manobra de ré seja facilitada, como num articulado,onde passa o segundo eixo, cruza a roda traseira, no brt mesma coisa, porem em angulos internos maior que 90º a manobra e mais complexa precisando uma aréa maior para o retorno.

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  3. Estes veiculos serão o transporte de massas no futuro, com a incrivel rapidez com que se está entupindo as vias brasileiras de carros e não construindo vias para acesso dos mesmos o transito entrará em caos em poucos anos ou meses, sinto na pele todos os dias, sou motorista do transporte coletivo de Porto Alegre, posso falar com propriedade. Em breve estes carros estarão operando nas principais linhas transversais onde o número de passageiros é cada vez maior e imprescindivel que os onibus sejam mais rapidos e maior capacidade de transporte. As vias de Poa não estão mais aguentando a quantidade de carros, transito parado direto, mas por inctrivel que pareça, o onibus ainda é o meio mais rápido de deslocamento numa relação custo benefício propício.

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  4. Alexandre, totalmente desnecessário o teu comentário quanto à “vanguarda” de Curitiba, que por sinal, é muito elogiada neste blog. Desnecessário e deselegante. Se não fosse pelos gaúchos Curitiba não seria o que é. Aliás, se todos os gaúchos, pioneiros e visionários, saírem ao mesmo tempo do Paraná, ele volta a ser capitania hereditária.

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  5. > Ou o falido sistema de Metrô e Transporte de Porto Alegre
    > onde até hoje usao Tickt onde o cobrador pergunta ate onde
    > voce vai dentro de qualquer onibus, tive a oportunidade de
    > conhecer algumas das cidades do Brasil e tive grandes decepçoes.

    Até hoje? Eu acho que funcionava assim na década de 80! Hoje temos SmartCard (TRI) para passagens, e está sendo implementada integração com o SmartCard do Trensurb (SIM).

    > Metrô complicadissimo antigos mal estruturados com vias
    > ferreas imundas e deterioradas colocando ate mesmo a segurança
    > dos passageiros e transeuntes de fora,

    Hum? De complicado nosso Trensurb não tem nada… e nossas vias férreas estão em boas condições, nunca tivemos um único acidente que fosse.

    Eu concordo que o sistema de Curitiba seja melhor que o nosso. Não invente mentiras sobre os outros sistemas para defendê-lo.

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