Caxias produz o maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros

Marcelino Pauletti, Foto Volga, divulgação

Um ônibus considerado o maior do mundo, produzido em Caxias, foi a sensação nas comemorações dos 318 anos de Curitiba neste domingo. O Mega BRT Biarticulado da Neobus, batizado de Ligeirão Azul, foi embalado e aberto pelo prefeito Luciano Ducci como presente à população, durante cerimônia no Parque Barigui.

O veículo impressiona pelas dimensões: tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e fará as ligações mais longas de Curitiba, como do Boqueirão ao Centro, com apenas quatro paradas. Tem capacidade para transportar até 300 passageiros e opera com biocombustível A Neobus informa que, após exaustivas pesquisas, confirmou que o biarticulado é o maior ônibus do mundo e começa a chegar no mercado agora.

Foto: Volga / Divulgação ZH

O contrato da Neobus com a prefeitura de Curitiba envolve 384 ônibus para o transporte urbano, a serem entregues até julho. Além do biarticulado, o lote contempla os modelos articulado e ligeirinho.

Isso mostra que a capital do Paraná está sintonizada com as demandas de transportes com vistas às Olimpíadas e à Copa do Mundo. É referência ao Brasil e ao mundo, com um modelo moderno para ser copiado por outros municípios.

ClicRBS

 

Comentário de um leitor que reside em Curitiba:

Realmente os ônibus por aqui estão sempre lotados. Sardinha em lata. Desencoraja qualquer um. E também há aqui, como há aí em Porto Alegre, a certeza de que logo, logo o trânsito da cidade vai parar em decorrência da enorme quantidade de carros nas ruas. Então, uma frase como a dita na matéria de que Curitiba ‘’é referência ao Brasil e ao mundo, com um modelo moderno para ser copiado por outros municípios’’ me parece no mínimo um exagero.



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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27 respostas

  1. Ricardo,

    Desculpe-me a expressão, mas acho que os curitibanos estão reclamando de barriga cheia. Eu estive em Curitiba ano passado e achei que, apesar dos problemas de lotação, o sistema de Curitiba está anos-luz a frente do de Porto Alegre em termos de relação custo-benefício.

    Porto Alegre só ganha no quesito qualidade e conservação da frota.

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  2. Eu vejo os ônibus urbanos para as grandes metrópoles como um modal abastecedor de passageiros, que devem atuar integrados a linhas de metrôs ou VLTs, por isso esse ônibus devem ser compactos para acessar todas as ruas da cidade.

    A propósito, por que essas fábricas de ônibus não investem na construção de vagões de trem e metrôs (comprando tecnologia ou criando próprias, fazendo parcerias com grandes empresas internacionais do ramo, etc), evitando que o país seja obrigado a comprar 100% desses produtos no exterior?

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  3. Realmente os ônibus por aqui estão sempre lotados. Sardinha em lata. Desencoraja qualquer um. E também há aqui, como há aí em Porto Alegre, a certeza de que logo, logo o trânsito da cidade vai parar em decorrência da enorme quantidade de carros nas ruas. Então, uma frase como a dita na matéria de que Curitiba ‘’ é referência ao Brasil e ao mundo, com um modelo moderno para ser copiado por outros municípios’’ me parece no mínimo um exagero.

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  4. Cadê meu comentário?

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  5. Poizé, ja vi o pessoal de CTB falar muito mal do sistema de bus de la.
    Falam que tem fama e tudo mais, mas é sujo e sempre lotado.

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  6. Com ou sem Ligeirão, eu só ando de ônibus aqui em Curitiba em caso de extrema necessidade.

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  7. “””Se e’ pra colocar esses onibus gigantes seria muito mais inteligente utilizar bondes como na Europa. Alias, ha’ uma razao pela qual esses monstrengos nao sao utilizados no mundo desenvolvido, eles sao uma pessima solucao.”””

    “””Um trem que não é um trem. Só no Brasil mesmo…”””

    Ricardo UK e Julião: Existem sim ônibus biarticulados como esse pelo mundo. Quase tão grandes quanto (25 metros ao invés de 28) E até mesmo na Europa. Na Suíça por exemplo. Moro em Genebra, cidade que tem várias linhas de “bondes” modernos, os VLT, além de linhas de trem. Aqui tb se usam muito os Trolleybus (ônibus elétricos). Mas além disso, um desses “monstrengos” biarticulados como tu dizes – Ricardo UK – é usado na linha que liga a cidade ao aeroporto. É um mega Trolleybus. Passa em frente ao meu apartamento, eu poderia tirar uma foto desde a minha janela para vocês verem. Mas ao invés disso mando o link para o site da empresa suíça HESS, fabricante desses “monstrengos” em versões elétricas, diesel e híbrido:

    http://www.hess-ag.ch/en/busse/trolleybusse/lightram.php

    http://www.hess-ag.ch/en/busse/linienbusse/niederflur.php

    Desculpem, mas não sei como adicionar os links corretamente, então façam um copiar / colar dos endereços acima no navegador internet. Deem uma olhada, é bem interessante o site.

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  8. A serra Gaucha nao e’ Brasil!!! Dalhe “Cassias”!!!

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  9. Um trem que não é um trem. Só no Brasil mesmo…

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  10. Se e’ pra colocar esses onibus gigantes seria muito mais inteligente utilizar bondes como na Europa. Alias, ha’ uma razao pela qual esses monstrengos nao sao utilizados no mundo desenvolvido, eles sao uma pessima solucao.

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  11. Lindo, so podia ser em Curitiba mesmo…

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  12. Olha, não sei como resolveram o problema mas quando se alonga muito um veículo movido a combustão elétrica sem passar por uma conversão diesel-elétrica e após movimentar os vários eixos com motores elétricos, criam-se problemas na transmissão.

    Espero que os engenheiros da Neobus tenham resolvido, estou curioso para saber como foi a solução.

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  13. Olha vou dizer o que ouvi de um cobrador do nosso famigerado T11..Que a carris queria colocar esses articulados, mas a EPTC que cortou o barato alegando que as vias não suportariam tal veiculo…#né?

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  14. poutz…
    Lindo…

    Poderiam por ele em alguns corredores de bus de Poa..
    Pena que não tem como manobrar.

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