A viabilidade da linha dois do Metrô

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, anda prometendo demais, quando diz que as obras do metrô de Porto Alegre poderão começar ainda este ano. Acontece que a decisão só sairá em junho. Mas, o projeto tem viabilidade e, ao que tudo indica, uma madrinha poderosa, a própria presidente Dilma, que conhece muito sua necessidade e o fato de Porto Alegre ter sido relegada nesta matéria nos últimos anos. Importante também para a viabilização da linha 2 foi a escolha do novo traçado, priorizando diretamente a zona Norte da cidade, bem como a utilização do corredor de ônibus da Farrapos e Assis Brasil até o Terminal Triângulo para implantar nele a parte subterrânea.

A construção por baixo do corredor de ônibus vai possibilitar que o tráfego nas vias laterais, hoje utilizadas por automóveis, continue sem interrupção das avenidas. Resta unir a sociedade em torno do projeto, principalmente os políticos, evitando o malfadado grenalismo.

O novo traçado do metrô

Quem utilizar o metrô de Porto Alegre levará em média 30 minutos entre a estação que ficará na Avenida Assis Brasil, proximidades da sede da da Fiergs ao fim do traçado de 15km na Esquina Democrática, no Centro.

Segundo a EPTC, a linha de ônibus Santo Agostinho, que mais se assemelha ao futuro meio de transporte da Capital, leva uma hora nos horários de pico, quando a velocidade média dos coletivos nos corredores é de 16 km/h. Já o metrô se manterá em 35 km/h.

Dois meses depois de passar por uma reviravolta, a prefeitura de Porto Alegre encaminhou nesta segunda (28) ao Ministério das Cidades o projeto do metrô. O traçado definitivo deixa para uma segunda fase o trecho previsto entre o Mercado Público, a Azenha e a Antônio de Carvalho e espicha a linha à região da Fiergs, segundo o ! prefeito José Fortunati para quem a expectativa é que o metrô de Porto Alegre, que beneficiará 300 mil passageiros por dia, comece a fazer suas primeiras viagens apenas em 2017.

Avaliada em R$ 2,4 bilhões, a construção deve começar a ser executada no segundo semestre de 2012 e levar de quatro a cinco anos para ser concluída.

Affonso Ritter



Categorias:Metro Linha 2

Tags:

1 resposta

  1. TA NA HORA DE SAIR ESSE METRO

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: