COPA 2014 – Alerta suíço

Blatter exigiu pressa e disse que a Copa do Mundo “é amanhã”

Faltando pouco mais de três anos para a Copa do Mundo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou ontem o atraso do Brasil na preparação para 2014

– O Brasil está atrasado em comparação com a África do Sul no mesmo período – comparou Blatter, na Suíça.

Se no ano passado o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reclamou da situação dos aeroportos, o alvo principal das queixas de Blatter foi a lentidão na construção dos estádios. Segundo ele, há o risco de nem Rio nem São Paulo terem suas arenas prontas para a Copa das Confederações, em 2013.

Em 2007, Blatter também havia feito críticas duas à organização da África do Sul. Na época, chegou a dizer à rede BBC que países como Inglaterra e Japão poderiam substituir os sul-africanos, caso a lentidão nas obras continuasse.

– Vou convidar o presidente da Fifa para vir ao Brasil e conhecer detalhadamente a situação – rebateu o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Em Porto Alegre, a questão dos estádios não preocupa – a reforma no Beira-Rio está dentro do cronograma. Porém, praticamente todas as obras necessárias para receber os torcedores estão atrasadas em relação à previsão feita quando o Governo Federal lançou a Matriz de Responsabilidades, que determinava as obras da Copa.

Sede dos jogos do Mundial, o Beira-Rio convive com o trabalhos de operários desde agosto de 2010

A questão preocupa o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitiu, em dezembro, parecer cobrando mais agilidade à prefeitura da Capital. O secretário municipal de Gestão, Newton Baggio, garante que todas as obras fundamentais (ao lado) estarão prontas até 2014, e que as mudanças de cronograma se devem a dificuldades na elaboração dos projetos básicos:

– Não há a menor possibilidade de que as obras não fiquem prontas.

Hoje, conselheiros do TCE se reúnem com o procurador-geral da Capital, João Batista Figueira, para discutir como as obras poderão ser aceleradas sem custar mais aos cofres públicos.

 

Zero Hora



Categorias:COPA 2014, Copa das Confederações 2013

Tags:, , , ,

12 respostas

  1. Há mais uma variável nesse processo todo. A briga de poder entre Blatter e Ricardo Teixeira. Tenho certeza que muitos capítulos ainda virão. Há uma briga de tremenda pela presidência da FIFA nos próximos anos. São interesses multimilionários em jogo.
    Vai ser uma disputa acirrada.
    Somos apenas os mariscos entre o rochedo e o mar.

    Curtir

  2. A informação que tenho é q o BRT de Porto Alegre não terá ônibus com plataforma baixa e tampouco haverá pagamento antecipado de passagem. Exigências da Prefeitura.

    Uma novidade que pode ocorrer é o lay-out interno dos coletivos similar ao de trens e metrôs.

    Curtir

  3. Aqui em Londres o Estadio Olimpico de 2012 acabou de ficar pronto HOJE, mais de 1 ano ate’ a data das Olimpiadas, no prazo e dentro do orcamento… e’ outro mundo, realmente. A abertura da Copa no Brasil nao tem nem projeto ainda.

    Curtir

  4. “o projeto está sendo redesenhado para o uso de ônibus comum”. Como assim? Não iria ser aqueles ônibus novos mas com o piso rebaixado como em Londres, por exemplo? Outra questão, alguns setores que no projeto “Gigante para Sempre” estão localizado nos projetos de arredores, não estão também como exigência de estrutura para a Copa, como restaurantes que integram o complexo, e até hotel pré-concentração? Abs

    Curtir

  5. Pior que eles privatizam prq nao tem dinheiro, depois que a iniciativa privada investe e recupera, o governo tenta encampar de novo, veja oque estao querendo fazer com a Vale!!!

    Curtir

  6. Na verdade, os terminais dos aeroportos brasileiros serão privatizados, pois todos sabem que o governo federal não dinheiro suficiente para fazer as reformas e ampliações que eles necessitam.

    A grande questão petista é de quando fazer isso sem perder o mote eleitoral de que “nós não fizemos privatizações e eles sim”.

    Curtir

    • Julião, até concordo contigo, mas no caso do Salgado Filho, existia (existe) 345 milhões de reais liberados para a ampliação (em 50% da capacidade) do Terminal 1. Por que este dinheiro não vem ? Não é problema de dinheiro então, é outro.

      Curtir

  7. é verdade, o metrô já estava descartado.. lembro de um pessoal espanhól fazendo palestra na puc dizendo para a cidade esquecer o metrô e focar nas outras alternativas.. a notícia do metrô foi surpresa pra mim, achei muito estranho tudo isso.. e de repente, o metrô está confirmado, mas aí.. daqui um tempo, surge algo e o projeto é posto de lado.. portanto, não dá pra confiar em nada até que vejamos as obras em execução com nossos próprios olhos, ainda melhor, até que vejamos as obras prontas do jeito que foram propostas.

    Curtir

  8. Jake. As notícias são simplesmente despejadas a esmo na imprensa. É uma misturança danada. Informações das mais desencontradas e imprecisas possíveis. Na realidade, é tudo uma tremenda cortina de fumaça e um balão de ensaio pra despistar a falta de previsão e planejamento. Dizem uma coisa agora e contradizem-se um minuto depois. Veja o caso do metrô. O Fortunati levou um super não no final do ano passado. Agora aparece magicamente o tal metrô…com data pra início de obras neste ano e tudo. Meu desconfiômetro tá ligado no 220.

    Curtir

  9. não entendi sobre a notícia do aeroporto.. a infraero vai publicar um edital para fazer a ampliação..aquela dos 300 milhões.. mas será construído mesmo assim um módulo provisório ? .. ???

    Curtir

  10. Ainda bem que estamos adiantados. Terminaremos as obras antes do sol se transformar em anã vermelha.

    Curtir

  11. Ainda bem que estamos adiantados. Terminaremos as obras antes do sol de transformar em anã vermelha.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: