Incêndio ocorrido ontem, na Ótica Precisão, da Rua dos Andradas, quase esquina com Vigário José Inácio, no centro de Porto Alegre. Em destaque, em frente à loja, o prédio da Galeria Malcon, um dos mais altos do centro.
http://www.flickr.com/photos/29077478@N08/sets/72157626246741105/
Categorias:Fotografia
Vejam. Muitas vezes, mesmo as pessoas que moram há várias décadas numa cidade, acabam não percebendo o quanto a cidade está degradada. Acostumadas com o cotidiano eleas não acabam “enxergando-a”. A foto em questão é nada mais do que o retrato da cidade. Gostei quando as pessoas finalmente enxergaram o que é Poa. Uma cidade descuidada, desatualizada, sombria, mau humorada, brutalizada. Mas essa é só a metade do problema. Nosso maior entrave somos nós mesmos. Nossa arrogância, nossa falta de autocrítica, nosso bairrismo extremado, nossa cegueira frente aos fatos. Porto Alegre é hoje uma cidade abandonada, incivilizada, desagradável…com mais de 500 vilas/favelas catalogadas, milhares de pessoas que vivem exclusivamente em torno do lixo e para o lixo. Vejam nossas ruas, nossas praças, passeios, parques. Não só isso. Má educação em todas as classes sociais. Gente que joga lixo na rua, que desrespeita acintosamente as leis de trânsito, a violência generalizada. Tudo isso transformou Poa num arremedo de sociedade, numa tristeza de cidade…e por incrível que pareça, o porto-alegrense acha que está tudo bem. Atura e convive sem sobressaltos com toda essa degradação em escala galopante….anestesiado com nosso apequenamento cultural e social.
Quantas vezes eu fui fustigado e criticado por causa das minhas críticas à cidade. Um Poder Público inútil, vazio, incompetente, corrupto. Uma população nada diferente dos governantes. Estamos todo pagando muito caro por sermos assim; cegos, arrogantes, pretensiosos.
A droga..o crack correndo livre e solto. A miséria invadindo todos os locais, ganhando cada vez mais espaço nas entranhas da cidade. Até quando nós vamos crescer pra baixo? Um dia isso vai começar a ser revertido ou vamos continuar a descer ladeira? Por quanto tempo mais teremos que conviver com a falsidade e o cinismo na administração pública? A que ponto teremos que chegar? Ontem fiquei envergonhado do nosso modo e ser aqui no Brasil. neveguei no Google Earth e “visitei” o Japão. Quanta diferença! Monumental, avassaladora e esmagadora diferença de povo. A limpeza, o cuidado, com que eles cuidam das suas cidades. Nem em 10.000 anos chegaremos a 50% do que eles são hoje.
Nos falta caráter, determinação, respeito, franqueza, consciência.
CurtirCurtir
Concordo plenamente com o que foi dito pelo Augusto, Phil, Jake e João.
Nosso centro precisa ser reconstruído. Não dá nem para aproveitar o que já existe. Tem que deixar somente os prédios históricos. Demais deveriam virar pó.
No lugar de 10 edifícios caindo aos pedaços, poderia haver 2 ou 3 bem altos com calçadas largas, arborização e esplanadas ao redor.
E deveria ser proibido (acho que já é pelo novo plano diretor) de construir prédios colados um aos outros.
Outra coisa que deixa o centro da cidade muito feio são os estacionamentos. Sei que são necessários, mas precisam ser tão feios? Não! Tem um estacionamento ao lado do Iguatemi Corporate que acho o máximo. É um estacionamento cheio de folhagens! O verde quebra o cinza do concreto e deixa a paisagem mais suave e bonita.
CurtirCurtir
No exterior a implosão de edifícios é bastante comum. Porto Alegre, q se julga uma cidade européia (não q eu concorde), poderia aderir à prática, especialmente no Centro.
Acho q a revitalização do Cais poderia incluir a derrubada daqueles prédios na Av. Mauá (q na maioria são estacionamentos) e então construir no espaço algumas torres modernas (poderiam ser as mesmas já projetadas), já q está havendo tanta polêmica em função de sua localização.
CurtirCurtir
que prédios feios! parece um grande presídio
CurtirCurtir
Tirando o predio da esquerda nas outras fotos…..bem que poderiam deichar o resto queimar!! Oque e’ de feio esse predio, parece um bunker!!
CurtirCurtir
Os pichadores fizeram um minuto de silêncio ontem. É um mural a menos pra eles.
CurtirCurtir