Fotos do incêndio na Andradas, em Porto Alegre

Incêndio ocorrido ontem, na Ótica Precisão, da Rua dos Andradas, quase esquina com Vigário José Inácio, no centro de Porto Alegre. Em destaque, em frente à loja, o prédio da Galeria Malcon, um dos mais altos do centro.


Foto de Eluis10 – Flickr


Foto de Eluis10

http://www.flickr.com/photos/29077478@N08/sets/72157626246741105/



Categorias:Fotografia

Tags:, , , ,

6 respostas

  1. Vejam. Muitas vezes, mesmo as pessoas que moram há várias décadas numa cidade, acabam não percebendo o quanto a cidade está degradada. Acostumadas com o cotidiano eleas não acabam “enxergando-a”. A foto em questão é nada mais do que o retrato da cidade. Gostei quando as pessoas finalmente enxergaram o que é Poa. Uma cidade descuidada, desatualizada, sombria, mau humorada, brutalizada. Mas essa é só a metade do problema. Nosso maior entrave somos nós mesmos. Nossa arrogância, nossa falta de autocrítica, nosso bairrismo extremado, nossa cegueira frente aos fatos. Porto Alegre é hoje uma cidade abandonada, incivilizada, desagradável…com mais de 500 vilas/favelas catalogadas, milhares de pessoas que vivem exclusivamente em torno do lixo e para o lixo. Vejam nossas ruas, nossas praças, passeios, parques. Não só isso. Má educação em todas as classes sociais. Gente que joga lixo na rua, que desrespeita acintosamente as leis de trânsito, a violência generalizada. Tudo isso transformou Poa num arremedo de sociedade, numa tristeza de cidade…e por incrível que pareça, o porto-alegrense acha que está tudo bem. Atura e convive sem sobressaltos com toda essa degradação em escala galopante….anestesiado com nosso apequenamento cultural e social.
    Quantas vezes eu fui fustigado e criticado por causa das minhas críticas à cidade. Um Poder Público inútil, vazio, incompetente, corrupto. Uma população nada diferente dos governantes. Estamos todo pagando muito caro por sermos assim; cegos, arrogantes, pretensiosos.
    A droga..o crack correndo livre e solto. A miséria invadindo todos os locais, ganhando cada vez mais espaço nas entranhas da cidade. Até quando nós vamos crescer pra baixo? Um dia isso vai começar a ser revertido ou vamos continuar a descer ladeira? Por quanto tempo mais teremos que conviver com a falsidade e o cinismo na administração pública? A que ponto teremos que chegar? Ontem fiquei envergonhado do nosso modo e ser aqui no Brasil. neveguei no Google Earth e “visitei” o Japão. Quanta diferença! Monumental, avassaladora e esmagadora diferença de povo. A limpeza, o cuidado, com que eles cuidam das suas cidades. Nem em 10.000 anos chegaremos a 50% do que eles são hoje.
    Nos falta caráter, determinação, respeito, franqueza, consciência.

    Curtir

  2. Concordo plenamente com o que foi dito pelo Augusto, Phil, Jake e João.

    Nosso centro precisa ser reconstruído. Não dá nem para aproveitar o que já existe. Tem que deixar somente os prédios históricos. Demais deveriam virar pó.

    No lugar de 10 edifícios caindo aos pedaços, poderia haver 2 ou 3 bem altos com calçadas largas, arborização e esplanadas ao redor.

    E deveria ser proibido (acho que já é pelo novo plano diretor) de construir prédios colados um aos outros.

    Outra coisa que deixa o centro da cidade muito feio são os estacionamentos. Sei que são necessários, mas precisam ser tão feios? Não! Tem um estacionamento ao lado do Iguatemi Corporate que acho o máximo. É um estacionamento cheio de folhagens! O verde quebra o cinza do concreto e deixa a paisagem mais suave e bonita.

    Curtir

  3. No exterior a implosão de edifícios é bastante comum. Porto Alegre, q se julga uma cidade européia (não q eu concorde), poderia aderir à prática, especialmente no Centro.

    Acho q a revitalização do Cais poderia incluir a derrubada daqueles prédios na Av. Mauá (q na maioria são estacionamentos) e então construir no espaço algumas torres modernas (poderiam ser as mesmas já projetadas), já q está havendo tanta polêmica em função de sua localização.

    Curtir

  4. que prédios feios! parece um grande presídio

    Curtir

  5. Tirando o predio da esquerda nas outras fotos…..bem que poderiam deichar o resto queimar!! Oque e’ de feio esse predio, parece um bunker!!

    Curtir

  6. Os pichadores fizeram um minuto de silêncio ontem. É um mural a menos pra eles.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: