Jovem de 20 anos cria site com rotas de ônibus de Porto Alegre

Mariana Bittencourt – Direto de Porto Alegre

Site criado por Bruno Jurkovski, o http://www.poabus.com.br, traz as rotas dos ônibus de Porto Alegre

Em apenas dois dias, um site criado por um estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) causou “furor” entre os tuiteiros de Porto Alegre ou ligados à cidade. O site desenvolvido por Bruno Jurkovski, 20 anos, o poabus.com.br, ajuda passageiros a encontrar os itinerários dos ônibus de Porto Alegre. Colaborativo, o poabus inclui um mapa da cidade – via Google Maps – e um sistema de busca de ônibus a partir das ruas de Porto Alegre.

O poabus começou a ser divulgado no último domingo na comunidade de um time de futebol gaúcho no Orkut, mas foi na “segunda-feira que estourou, começou a ter um monte de acessos” contou Bruno Jurkovski, responsável pelo site. Na tarde de segunda-feira, o site chegou a ficar fora do ar por alguns minutos devido a quantidade de acessos. Em conversa por telefone, o estudante afirma ter se inspirado no modelo utilizado em São Paulo. “Fui no Fórum de Software Livre no ano passado e um cara apresentou uma ideia que ele fez em São Paulo. Eu vi o que ele fez e resolvi fazer em Porto Alegre”, disse Bruno sobre Carlos Duarte do Nascimento, conhecido como Chester, matemático que palestrou em Porto Alegre em julho de 2010. “A diferença é que, lá (em São Paulo), a empresa disponibiliza isso no site, e aqui não”, afirmou Bruno.

O estudante disse que procurou a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), responsável pelo transporte público de Porto Alegre, para oferecer o projeto, mas ele não foi aceito. De acordo com Bruno, a ideia nasceu também de sua experiência pessoal: o estudante é de Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. “Eu tenho que pegar o trem e um ônibus pra ir e para voltar de Porto Alegre todos os dias”, contou.

Bruno afirma ainda que os amigos o motivaram a continuar o projeto, iniciado ainda em 2010 e finalizado durante as férias de verão. “Uma solução desse tipo já tinha que existir faz tempo. Tecnologia se tem, é só vontade de implementar. As prefeituras ou os responsáveis deveriam se importar mais com isso”, afirmou o estudante. De acordo com a assessoria de imprensa da EPTC, procurada pelo Terra, um sistema nos moldes do Google Maps está sendo desenvolvido com ajuda da Companhia de Processamento de Dados Município de Porto Alegre, a Procempa.

Twitter

Ainda na segunda-feira, o site criado por Bruno foi parar no TrendsMap de Porto Alegre (http://trendsmap.com/local/br/porto+alegre), um site não oficial, mas que monitora os assuntos mais comentados e populares do Twitter de acordo com a localidade. Além de tweets, o site cria rankings dos sites mais tuitados, onde o http://www.poabus.com.br/ apareceu e ainda aparece nesta terça-feira, vídeos, perfis mais populares, entre outros.

Portal Terra



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , , ,

16 respostas

  1. O Site está fora do ar…

    Curtir

  2. Oi Luis, tem os locais das paradas no Poabus também.

    Se você sabe de algumas paradas, pode também colaborar com o poabus para inserir paradas que ainda não constem no banco de dados.

    Curtir

  3. Excelente idéia…Parabens. O site da EPTC é uma vergonha… Outa coisa que sinto falta, é os locais de paradas. Eu como nunca fui pra determinada região e preciso descer em um determinado local, se tivessem os locais de paradas, poderia saber onde descer…. só uma idéia….

    Curtir

  4. “bolsos cheios de dinheiro vindo do povo”

    Curtir

  5. Em terra onde Licitação Pública é sinônimo de “bolsos cheios de dinheiro do povo” porque iriam querer o projeto do garoto? Pra pagar um preço onde poderiam ganhar muito mais com uma licitação fraudulenta? Brasil Brasil Brasil!! Ano passado uma garota desenvolveu um aplicativo para controlador de vôo e ofereceu para a Infraero..adivinha qual foi a resposta? Me parece que agora ela vendeu para os gringos, quem saqbe daqui a uns 20 anos o Brasil compre o sftware que ela desenvolveu por muito mais grana! hehe Brasil Brasil Brasil!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: