Jornais alemães sugerem viagens à Capital e Serra

Entre setembro e outubro deste ano, período em que os europeus começam a planejar viagens para fugir do inverno, Porto Alegre estará nas páginas de jornais da Alemanha como sugestão de roteiro para um destino turístico novo e diferente a ser descoberto no Brasil, antes e depois da Copa 2014.

A reportagem será do jornalista Detlef Berg, que desembarcou no Aeroporto Internacional Salgado Filho na metade da semana passada para uma nova incursão pela América do Sul. Depois de uma visita a vinícolas de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, Berg cumpriu um roteiro de dois dias por atrativos turísticos e restaurantes da Capital organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, que deu apoio logístico ao trabalho do profissional, em parceria com o trade local.

Respeitado repórter de turismo, com foco nas áreas de gastronomia e enologia, Berg escreve para vários jornais de seu país. Depois de conhecer aspectos de Porto Alegre, o jornalista conversou segunda-feira, 4, pela manhã, com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, para conhecer mais detalhes da estrutura receptiva da cidade e seus potenciais atrativos, o trabalho desenvolvido e os projetos do órgão municipal com vistas à Copa 2014, quando ele pretende voltar à cidade.

Diferenciais – Esta é a terceira viagem do jornalista alemão ao Brasil, que decidiu conferir o que havia a mais para conhecer no país além de atrativos tradicionais, como Rio de Janeiro, Amazônia, Bahia e Foz do Iguaçu, que, segundo ele, fazem parte do roteiro mais ou menos fixo que turistas alemães costumam fazer no país. “Esta região mais ao Sul revela aspectos que não se espera do Brasil”, admitiu Berg. Entre outras coisas, chamaram sua atenção a paisagem “muito verde, mas não tropical”, as grandes montanhas, o gosto local por diferentes atividades esportivas, os vinhos “de boa qualidade”, as pessoas “sempre muito amigáveis e pontuais” e o fato de que aqui “tudo funciona”, referindo-se aos serviços e ao atendimento prestado.

Berg diz que esses elementos são “diferenciais” que podem atrair turistas alemães para uma segunda visita ao país, bem como um perfil de visitantes diferente dos que buscam as regiões tropicais. Além disso, destacou a exposição mundial que Porto Alegre terá com a Copa 2014 e os frutos que essa promoção trará para o destino nos anos seguintes ao mundial.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Outros assuntos

12 respostas

  1. “Só falta dar o acabamento na cidade”

    Não falta. A cidade já está acabada.

    Curtir

  2. Só falta dar o acabamento na cidade, se todos os projetos fossem ficar prontos até a copa, com cais e orla decentes, centro revitalizado com certeza nao passariamos vergonha.

    Curtir

  3. errata; percebes

    Curtir

  4. “Lixo é atrativo turístico?”

    É sim. Tu não precebes que os alemães querem ver coisas diferentes das que estão acostumados? Nada melhor do que um tour por uma cidade tão “exótica”.

    Curtir

  5. O alemão só achou essa parte do Brasil um pouquinho diferente. Mas não tem nada
    que sirva pra atrair europeus no RS, a não ser talvez o Canyon do Itaimbé. O que podíamos
    mostrar era uma cidade minuciosamente limpa, pintada, organizada, um porto cheio de
    lojas chiques e uma esplanada cheia de bares, marinas e praias no Guaíba. Eu sei, eu sei,
    sonhar de dia não dá certo!

    Curtir

  6. Os “contra-tudo” lerão esta reportagem e acharão q está tudo maravilhoso: “Pôr-do-sol mais lindo do mundo”, “Porto Alegre é demais”, “cidade européia” e bla-bla-bla…

    Curtir

  7. Lixo é atrativo turístico?

    Curtir

  8. Pelo menos o pessoal de fora vê PoA como destino turístico… já que a própria população não faz isso.

    Curtir

  9. Concordo com o Felipe.

    Curtir

  10. Tem é que abrir para visitação a torre da Claro, como fazem em Curitiba com a da Oi. Eu particularmente acho que nossa vista seria 10x mais bonita pois nunca gostei destas vistas de cidade. De qualquer maneira, teríamos o centro de um lado e o rio do outro.

    Curtir

  11. Repórteres de turismo e de esporte do mundo todo já devem estar entre nos há muito tempo, assim como aconteceu nos eventos anteriores. Lembram? Recebíamos reportagens da África do Sul ou da China, muito antes da Copa e da Olimpíada e agora não será diferente; por isso, quando se diz que nossa preparação está atrasada, estão corretos, porque a Copa já começou faz tempo.

    Curtir

  12. Meu medo é de que tivessem apresentado o nosso liiindo por do sol pra ele.
    uaushaushauahsa

    Tinha que levar esse cara pra zona sul, alguns restaurantes de Poa, Olimpico e Beira Rio (apesar de que em 2014 o Olimpico não vai mais existir)…. area mais nobre do Centro, Moinhos de Vento….

    Falta uma torre altinha na perimetral, a vista de qualquer prédio de 10 andares la ja é magnifica, toca uma de 30 andares com um mirante no topo e ta feito um baita ponto turistico.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: