5º FestFotoPoa começa hoje

http://www.festfotopoa.com.br/slideshow2011/2011slideshow.swf

Começa hoje o 5º Festival internacional de fotografia de Porto Alegre.

A Familia – relações sociais, memória, cidadania

O debate sobre as formas de identidade vigente em tempos de globalização e desterritorialização, leva a 5ª edição do FestFotoPoA a propor uma reflexão sobre as resistências culturais a partir de práticas familiares.

Apesar da óbvia associação do termo “família” à imagem de um núcleo tradicional formado por um casal heterossexual e sua prole, o desenvolvimento do tema e sua materialização durante o FestFotoPoA pretende deixar claro que lidamos com um conceito que extrapola esta tradição.

Entende-se “família” como espaço gerador de práticas sociais e culturais. Dessa forma, o tema será desenvolvido em três universos e suas respectivas dimensões e abordado por um recorte que vai oferecer tanto a trajetória através do tempo quanto os diferentes aspectos que convivem e ocorrem em uma determinada época:

  • Espaço de convivência – relações humanas, familiares, afetivas, religiosas, étnicas. Antigas e novas formas de sociabilidade. A convivência ou o isolamento em tempo real.
  • Espaço de memória – produção, guarda e reprodução de uma memória visual.
  • Espaço de cidadania – geração e sustentação de movimentos individuais ou coletivos de resistência e afirmação de cidadania; a família política.

Em território próprio, a fotografia de família percorre momentos de interseção da história da própria fotografia e da história humana, trazendo narrativas que servem de guia e apontam possíveis caminhos para a compreensão de hábitos, costumes e códigos sócio-culturais.

Luiz Carlos Felizardo é o homenageado do FestFotoPoA 2011

Vèzelay, fotografia de Luiz Carlos Felizardo

Em 2011, o fotógrafo homenageado do FestFotoPoA é o gaucho Luiz Carlos Felizardo (Porto Alegre, RS, 1949). A exposição reunirá cerca de 80 imagens que representam uma retrospectiva de quatro décadas dedicadas à fotografia. Felizardo cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1968 a 1972, ano em que passou a trabalhar exclusivamente como fotógrafo, destacando-se nas áreas da fotografia de paisagem e arquitetura. Trabalhou em Prescott, Estados Unidos (1984-1985) sob a supervisão do fotógrafo Frederick Sommer, como bolsista da Fulbright Comission. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes/Fotografia (1990) com a qual realizou uma extensa pesquisa sobre a passagem de Sommer pelo Brasil.

Bem vindo ao território familiar do FestFotoPoA 2011.

Mais informações no site FestFotoPoa



Categorias:Cultura, Eventos

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: