Inaugurados bicicletários no Largo Glênio Peres

Inaugurados bicicletários no Largo Glênio Peres

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Fortunati destacou o uso da bicicleta como ambientalmente sustentável

Fortunati destacou o uso da bicicleta como ambientalmente sustentável

A prefeitura inaugurou nesta quarta-feira, 6, os bicicletários do Largo Glênio Peres. O evento ocorreu junto aos deques externos do Mercado Público, com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, e do presidente do Centro de Transporte Sustentável (CTS), Luis Antonio Lindau. (fotos)

Os bicicletários do Largo Glênio Peres já estão em funcionamento desde o dia 25 de março. Os equipamentos têm capacidade para acomodar 32 bicicletas. O projeto, em formato de cuia, foi desenvolvido pelo CTS Brasil (Centro de Transporte Sustentável) e instalado com o apoio da construtora Rossi. Os bicicletários provisórios, localizados em cada um dos quatro quadrantes do Mercado Público, foram mantidos. Poderão ser utilizados em caso de chuva,  totalizando mais 20 vagas para bicicletas.

O prefeito destacou o uso da bicicleta que é ambientalmente sustentável frente ao crescimento da frota privada de automóveis que congestionam a cidade. “Todos têm direito de usufruir do espaço público, os bicicletários e as ciclovias vêm para favorecer os que querem andar de bicicleta, seja para lazer ou a trabalho”. Fortunati ressaltou a necessidade de se mudar a cultura da cidade para que todos as pessoas respeitem e tenham tolerância no espaço urbano.

Fortunati falou, ainda, da construção das ciclovias da Restinga, do Barra Shopping, de Ipanema, e afirmou que até a metade do ano deverá iniciar a construção de 9 km de ciclovia na Avenida Ipiranga, uma contrapartida de empreendimentos do Grupo Zaffari.

Conforme o secretário Nagelstein, a finalidade é buscar novas parcerias para a instalação de bicicletários em outros prédios públicos e nas empresas privadas. “Nossa intenção é fomentar o uso da bicicleta em Porto Alegre, um meio de transporte não poluente e extremamente saudável”.


Abaixo uma galeria de fotos que eu fiz no dia 26/03/2011

2011-03-26 Paraciclos mercado

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

11 respostas

  1. Essa gente não tem vergonha de ter saido nas fotos? Como disse Jake magistralmente
    no primeiro post: “meia duzia de ferro pintado de verde” e se reunem, entusiasmados,
    pra inaugurar e tirar fotos. Ah, a mediocridade!

    Curtir

  2. “e afirmou que até a metade do ano deverá iniciar a construção de 9 km de ciclovia na Avenida Ipiranga, ”

    O prazo não era meados de Abril? Luiz Afonso Senna fazendo escola.

    https://portoimagem.wordpress.com/2011/01/26/vida-sobre-rodas-capital-deve-ter-ciclovia-na-ipiranga/

    Curtir

  3. Se um dia inaugurarem um sistema de aluguéis de bicicletas públicas, a exemplo de Paris (Vèlib) e dezenas de outras cidades mundo a fora, com certeza teremos a presença da presidenta, da rainha da Inglaterra e do Obama.

    Curtir

  4. Foram inaugurar pra entrar na foto e fazer propaganda, normal, ainda mais depois da balburdia que fizeram com o email daquela jegue funcionaria da prefeitura dizendo que bicicleta e’ pra andar no parque ou coisa parecida. E’ ridiculo? E’. E’ Brasil.

    Curtir

  5. A que ponto chegamos…

    Políticos fazendo uma cerimônia para inaugurar isso?

    Vão tomar vergonha na cara!

    Esse tipo de pequena “obra” é uma obrigação. Pra que cerimônia? Vai revolucionar o meio de transporte da cidade?

    Deveriam estar trabalhando pensando em grandes soluções para a cidade…

    Curtir

  6. “O prefeito destacou o uso da bicicleta que é ambientalmente sustentável frente ao crescimento da frota privada de automóveis que congestionam a cidade.”

    Uma declaração digna dos maiores oradores da humanidade. Nem Cícero seria tão brilhante, profundo e loquaz.

    Curtir

  7. Grandioso! Um modelo de investimento público para o mundo todo. Trinta e duas bicicletas!…dá quase uma bicicleta por vereador.

    PS. Fico cá me perguntando; de quem seriam as bicicletas da foto? Aliás, o nosso querido prefeito anda inaugurando até mictório de banheiro público.
    Adorei a cara dos aspones no canto da foto, admirando mais uma grande realização da PMPA. Notem o semblante de regozijo e satisfação da moçada. Aquele de azul no canto esquerdo da foto pensando cabisbaixo; “o que eu não sou capaz de fazer por um pratinho de comida…”

    Curtir

  8. Embora o bicicletário seja uma coisa importante, um país que se vangloria como um dos 7 mais importantes do mundo, isso é nada, é zero. Por favor, nada contra os ciclistas, mas os locais para deixar as bicicletas deveriam ser espalhados pelo país e ser uma coisa normal.

    Curtir

  9. Barbaridade… e eu achando que iriam colocar mais uns 20 desses aí fora. Pelo visto os entregadores de verduras vão fazer a festa.

    Curtir

  10. eles se orgulham de colocar meia duzia de ferro pintado de verde num local onde já devia ter automação e aluguel de bicicletas ???

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: