Nova Ponte do Guaíba só ficará pronta depois da Copa de 2014

Estudo técnico já foi concluído pelo Dnit, mas o projeto sequer começou a ser feito

As poucas esperanças que restavam para que a nova Ponte ficasse pronta até a Copa terminaram hoje. A previsão é que a obra seja concluída somente no final de 2015. O secretário de infraestrutura e logística do Estado, Beto Albuquerque, esteve reunido em Brasília com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O secretário ouviu que o estudo técnico já foi concluído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), mas o projeto sequer começou a ser feito. Albuquerque tentou esconder a frustração e comemorou o fato da abertura do edital poder ocorrer no início do ano que vem.

— Se não tem nem o projeto ainda, se tem só o estudo técnico, eu já posso comemorar, pelo menos, que vamos ter a licitação para contratar o projeto. Já é um passo adiante. Nós estamos preocupados com o estado da ponte e gostaríamos que esses prazos fossem diminuídos ao máximo —, diz o secretário.

O secretário informou ainda que o Rio Grande do Sul será incluído no Plano Nacional Hidroviário, que será anunciado pela presidente Dilma Rousseff nos próximos dias. O projeto no estado prevê aumentar calado de Porto Alegre até Porto de Rio Grande com sinalização noturna, expandir a área portuária até Santa Vitória do Palmar e projetar, inclusive, a ligação da Lagoa dos Patos com a Lagoa Mirim. O investimento no estado seria de R$ 200 milhões.

Outra questão trabalhada pelo secretario em Brasília foi a ferrovia Norte-Sul. Na conversa com o ministro Alfredo Nascimento, o secretário recebeu um aceno de que a ferrovia alcance o Porto de Rio Grande e que os estados do Codesul – MS, PR, SC e RS – possam sugerir traçados.

RÁDIO GAÚCHA – Léo Saballa Júnior | leo.saballa@gruporbs.com.br



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Nova ponte Guaíba

Tags:

8 respostas

  1. Concordo Paulo, por isso que acho que balizar pela Copa só piora, pois uma hora ela chega e vamos fazer o que? Buscar outra meta mais pra frente?

    Curtir

  2. Eu me pergunto: e daí? Por que aogra tudo tem que ficar pronto para a copa? O importante é que saia de uma vez.

    Ninguém consegue perceber que poa está refem dessa ponte e nao tem nada de antes ou depois da copa…essa obra é para ontem…já tinha que ter ficado pronta na década de 90 se fossemos um estado sério, mas infelizmente somos um estado trabalhador que acaba sendo sufocado pela classe política e podem me cobrar que essa ponte ficará pronta em 2025

    Curtir

  3. Acho deprimente precisamos d eum jogo de futebol para balizarmos qualquer coisa.

    Curtir

  4. É que depois da Copa, resta o infinito…

    Curtir

  5. Vai ver por que quanto antes melhor não?
    A cidade ta a tempos precisando dessas obras.

    Curtir

  6. Pra quê ponte se nós temos duas belas hidrovias?

    Curtir

  7. Eu me pergunto: e daí? Por que aogra tudo tem que ficar pronto para a copa? O importante é que saia de uma vez.

    Curtir

  8. Metrô, ponte… tudo ficará para depois da Copa…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: