Zaffari vai construir ciclovia na avenida Ipiranga

Os ciclistas de Porto Alegre poderão utilizar ainda neste ano a ciclovia que será construída ao longo dos 9,4km de extensão da avenida Ipiranga, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho. A primeira etapa prevê a construção de 2,4km do espaço para circulação de bicicletas na calçada localizada ao lado do arroio Dilúvio. A previsão é de que a construção da estrutura se inicie no mês de junho.

O desenvolvimento dos estudos técnicos da ciclovia está sendo realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e será encaminhado até o final deste mês à Cia Zaffari, responsável pela obra. A construção da ciclovia, em uma das principais vias de circulação da cidade, é uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a empresa.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destaca que o projeto ao logo da avenida Ipiranga está dentro das contrapartidas do Zaffari decorrentes da aprovação e licenciamento de novos empreendimentos da empresa na Capital. “A empresa possui um conjunto de empreendimentos em andamento na Capital que, avaliados pela prefeitura, resultam em uma metragem significativa de ciclovias na cidade”, destaca. Segundo Cappellari, o prefeito José Fortunati apresentou a proposta de concentrar essa quantidade de ciclovias em uma determinada região e não espalhada por diversos bairros. “Decidimos pela Ipiranga por dois motivos: a via tem ligação com as universidades e também as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Diário de Notícias”, comenta.

O gerente de planejamento de transporte da EPTC, Flávio Antônio Tomelero, destaca que a ideia é criar uma malha de ciclovias na cidade. Segundo ele, em alguns momentos a ciclovia, em função do estreitamento da calçada, mudará de sentido, ou seja, poderá ocupar o outro lado da avenida Ipiranga, no sentido bairro/Centro. A travessia para os ciclistas será toda sinalizada, de acordo com as regras do Código Brasileiro de Trânsito. “O usuário da bicicleta ao se aproximar dos cruzamentos terá que respeitar a sinalização”, acrescenta.

O empresário e ciclista Marcelo Kalil, que participa na última sexta-feira de cada mês do passeio Massa Crítica pelas ruas da Capital, elogiou a iniciativa para quem não tem prática de pedalar. “A ciclovia ajuda quem está começando o contato com a bicicleta”, destaca.

Ainda de acordo com Cappellari, a zona Norte da cidade será contemplada com a construção de uma ciclovia na avenida Sertório. A extensão para circulação de ciclistas será de dez quilômetros – investimento do município. Os trabalhos deverão começar ainda neste ano, com previsão de conclusão para 2012.

EPTC recupera ciclofaixa de Ipanema

Os ciclistas da zona Sul da Capital poderão utilizar em breve a ciclofaixa de Ipanema. Os trabalhos de recuperação do espaço, localizado na avenida Guaíba e na rua Déa Coufal, em um total de 1,2km, estão sendo realizados pela EPTC e devem estar prontos no final de abril.

O serviço de revitalização consiste em pintura do piso na cor vermelha, de acordo com indicação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para garantir uma maior visibilidade do espaço de deslocamento, e também na colocação de tachões e segregadores, para possibilitar mais segurança aos ciclistas.

Além da ciclofaixa de Ipanema, está em fase final de construção, na zona Sul, a ciclovia da Restinga, com 4,6km, obra de R$ 1,5 milhão, financiada pelo município. Serão 3km na avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500m conduzirão até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1km na Nilo Wulff.

Jornal do Comércio



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:, ,

31 respostas

  1. Rogério Maestri,

    daí entramos em outra questão:
    não existem locais preparados para “servir” pessoas que vão ao trabalho, escola ou faculdade fazendo exercício. Principlamente as universidades e as escolas deveriam dispor de vestiários para propoocionar um bom de um banho para os alunos, professores e funcionários.

    A cidade precisa evoluir rumo à sustentabilidade ambiental!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: