“Estamos com 40% da obra pronta”, diz engenheiro sobre Túnel da Conceição

Operários trabalham na obra do túnel, na Capital, que completa seis meses neste sábado - Fernando Gomes

Até o final de junho, primeira fase das obras deve ser concluída. Reforma completa seis meses neste sábado

Iniciada em outubro, a reforma do Túnel da Conceição, na Capital, completa seis meses neste sábado. Segundo o engenheiro Wolney da Costa, da Engenharia e Pesquisas Tecnológicas (EPT), o trabalho está bastante adiantado. Ele acredita que a primeira fase das obras deve ser concluída até o final de junho, quando os tapumes que ocupam metade das faixas para veículos serão invertidos nos dois sentidos do túnel. A previsão é antecipar a entrega da restauração para até o final do ano — o prazo inicial seria de 18 meses, até março de 2012.

— No geral, estamos com 40% da obra pronta. O túnel superior (sentido Centro-bairro) tem 80% da reforma concluída, nesta primeira fase, e o túnel inferior (bairro-Centro) está com cerca de 50% — explica ele.

A intervenção no túnel consiste na recuperação das armaduras expostas (ferros que atravessam o concreto, sustentando-o), substituição do asfalto, meios-fios, calçadas e construção de novo sistema de drenagem. Desde 9 de outubro, o trânsito flui em meia pista nos dois sentidos.

De acordo com o engenheiro, a reforma na parte superior está mais adiantada. A pavimentação no local foi feita primeiro, conforme o cronograma das obras, já que é de concreto e leva mais tempo para a conclusão.

— A pavimentação da parte inferior é toda em asfalto e demora menos para fazer. Na semana que vem, termina a pavimentação de concreto. Faltando apenas finalizar a drenagem da água acumulada — afirmou.

— Esta é a etapa final da primeira metade em obras. A expectativa é de que até junho possamos finalizar esta parte, para passarmos a intervenção às outras duas metades que ainda não estão em obras — completou o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo.

Cerca de 20 a 25 trabalhadores atuam no local. Além da recuperação total da estrutura, será refeita toda a pintura das paredes do interior do túnel com tinta acrílica ou antipichação. Parte das calçadas também já foram reformadas e foi feita a limpeza e desobstrução do túnel de ar para melhorar a ventilação.

Túnel da Conceição

Concluído em 1972, o túnel foi concebido para ligar a elevada da Conceição e a Avenida Osvaldo Aranha, como parte da primeira perimetral. Após 38 anos, a estrutura apresenta problemas, como presença de água nas paredes e lajes, pontos de armadura expostos e corroídos, trincas no forro, paredes e muros, rompimento de concreto e pavimento desgastado. A reforma, a um custo de R$ 2,65 milhões, pretende garantir, no mínimo, mais 30 anos de vida útil à estrutura, conforme a prefeitura de Porto Alegre.

 

ZERO HORA

 



Categorias:Túnel da Conceição

Tags:,

2 respostas

  1. Eu diria:
    “Estamos com 60% da obra inconcluida”, diz engenheiro sobre túnel da Conceição. Seis meses para completar pouco mais de um terço da obra. 18 meses não é tempo demais, mesmo apostando-se agora que a obra será terminada, com sorte, um poucquinho antes deste prazo?

    Curtir

  2. Até a Copa tá pronto.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: