Restinga e Belém Novo podem ter linhas de lotação

Para qualificar o transporte seletivo por lotação na Zona Sul da Capital, a prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), elaborou um projeto de lei que altera a legislação atual, permitindo a licitação pública para o atendimento de novas linhas de lotação para os bairros Restinga e Belém Novo.

O projeto, que será encaminhado nesta segunda-feira, 11, à Câmara Municipal, visa a atender às crescentes demandas da cidade pelo serviço e, em um primeiro momento, àquelas referentes aos bairros Restinga e Belém Novo. Técnicos de planejamento de transporte da EPTC realizaram estudos e verificaram a viabilidade operacional e econômica do serviço nos bairros. A aprovação da alteração da lei ainda depende da votação do Legislativo.

http://www.portoalegre.rs.gov.br



Categorias:Infraestrutura, Meios de Transporte / Trânsito, Qualidade de vida

14 respostas

  1. Ah, quando postei o comentário acima, eu ainda estava morando na região central de Porto Alegre.
    Me mudei para a Zona Sul em outubro de 2011, no bairro Campo Novo. Que, por sinal, também poderia ser servido por lotação, já que a população deste bairro está crescendo em função de novos empreendimentos construídos.
    Poderia até haver uma ampliação do itinerário de uma linha já existente, a Vila Nova/Praia de Belas, que vai até o Jardim Vila Nova. Se pegar reto a Av. Romeu Samarani Ferreira, esta termina na Av. Cristiano Kraemer, já no Campo Novo, aí então seria só seguir para a direita até o bairro.

    Curtir

  2. Boa notícia para nós porto-alegrenses! Atualmente não moro lá, mas tenho a Zona Sul no meu coração! Vivi toda a minha infância e adolescência nos bairros Camaquã, Cavalhada e Lami.
    Lotação na Restinga e Belém Novo é uma reivindicação que data de mais de uma década!!
    Mas se for para ampliar o número de lotações na cidade (número fixo: 403), sugiro ainda a criação de linhas transversais, pela 2ª Perimetral (José de Alencar, Azenha, Princ. Isabel, Silva Só), 3ª Perimetral, pela Av. Sertório e também pela Av. Érico Veríssimo (Cascatinha) onde não passa nenhuma linha de lotação!
    E, é claro, com a implementação do TRI nos seletivos, ajudaria muito na questão da demanda de passageiros! Muita gente deixa de pegar lotação porque recebe vale-transporte da empresa (antes as fichinhas, hoje os créditos no cartão TRI) e o pagamento nos lotações é só em dinheiro.
    O sistema de lotações de Porto Alegre tem tudo para melhorar!!

    Curtir

  3. Podia se começar aqui no Blog uma campanha para se aceitar o tri nas lotações, conheço muita gente que gostaria disso!

    Curtir

  4. Pois é , em Flp é assim,poxa sobra muito “crédito” no tri…já ouvi um papinho de quem não quer são os “donos” das lotações…enfim…continuem sendo assaltadas em plena João Pessoa as 9 da manhã (OTTO-VILA NOVA).

    Curtir

  5. Eu até hoje não entendo porque os lotações não aceitam TRI. Com menos dinheiro dentro do veículo, certamente diminuiria a atratividade para os bandidos. Além disso, muitos usuários de ônibus que possuem TRI poderiam optar pelo lotação em algumas ocasiões.

    Curtir

  6. Algumas linhas são bem perigosas mesmo.

    Curtir

  7. Bah, meu medo é dos assaltos, lotações são alvos faceis, não duvido que tenha muitos assaltos.

    Curtir

  8. Tenho medo de andar de Lotação, alias lotação,onibus a pé..me sinto mais seguro andando de bicicleta..A Otto e a Praia de belas- vila nova , é bom se benzer antes de entrar..ta TENSO andar de lotação…

    Curtir

  9. Para mim lotação é melhor que andar de carro. O conforto é o mesmo e não preciso me incomodar com o trânsito, pagar garagem… etc

    Curtir

  10. Lotação é um excelente meio de transporte. Pena que aqui em Curitiba não tem.

    Curtir

  11. Na verdade a culpa não é só das empresas gulosas. Seria a combinação: Empresas gulosas + Gestores públicos Corruptos.

    Curtir

  12. Espero que agora saia mesmo, meu sogro e alguns parentes da minha esposa moram na restinga, eu já trabalhei uma época em BN e sei o que o pessoal de lá passam, as linhas de ônibus são poucas e demoradas, uma vergonha de transporte coletivo, realmente quem mora ou trabalha por lá e tem a possibilidade de ter um carro tem a vida muito melhor. Tenho colegas de trabalho que moram em Belém Novo e se transportam cada vez no carro de um deles, gastam menos do que se fossem pegar o ônibus e ainda chegam muito mais rápido e sem serem esmagados dentro do ônibus.
    Até hoje não saiu pelo mesmo motivo que ainda não saiu a barca para Guaíba: empresas de ônibus gulosas!

    Curtir

  13. Ja era tempo! Sempre me espantou e fato de um bairro grande como a Restinga nao ter lotsçao. Nao dava pra entender: a Vila Nova tnha lotaçao, e a Restinga nao.

    Eis uma otima soluçao para o transito e para o transporte coletivo: a complementação dos onibus que ja temos com lotaçoes – uma bem sucedida invençao portoalegrense.

    Vou alem: assim como ha lotaçoes que passam por locais semelhantes a muitas linhas de onibus, deveria- se quebrar o abusivo monopolio das linhas T da Carris – a maioria com pessimo serviço, com tempo de espera astronomico e onibus superlotados ate domingos – e implantarem lotações T.

    So deixa o carro em casa quem tem uma opçao eficiente. Simples.

    Curtir

  14. Boa notícia, mas bom mesmo seriam lotações transversais. Eu trabalhava na PUC e ônibus era a única opção lá para quase qualquer destino.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: