Para qualificar o transporte seletivo por lotação na Zona Sul da Capital, a prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), elaborou um projeto de lei que altera a legislação atual, permitindo a licitação pública para o atendimento de novas linhas de lotação para os bairros Restinga e Belém Novo.
O projeto, que será encaminhado nesta segunda-feira, 11, à Câmara Municipal, visa a atender às crescentes demandas da cidade pelo serviço e, em um primeiro momento, àquelas referentes aos bairros Restinga e Belém Novo. Técnicos de planejamento de transporte da EPTC realizaram estudos e verificaram a viabilidade operacional e econômica do serviço nos bairros. A aprovação da alteração da lei ainda depende da votação do Legislativo.
http://www.portoalegre.rs.gov.br
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Ah, quando postei o comentário acima, eu ainda estava morando na região central de Porto Alegre.
Me mudei para a Zona Sul em outubro de 2011, no bairro Campo Novo. Que, por sinal, também poderia ser servido por lotação, já que a população deste bairro está crescendo em função de novos empreendimentos construídos.
Poderia até haver uma ampliação do itinerário de uma linha já existente, a Vila Nova/Praia de Belas, que vai até o Jardim Vila Nova. Se pegar reto a Av. Romeu Samarani Ferreira, esta termina na Av. Cristiano Kraemer, já no Campo Novo, aí então seria só seguir para a direita até o bairro.
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Boa notícia para nós porto-alegrenses! Atualmente não moro lá, mas tenho a Zona Sul no meu coração! Vivi toda a minha infância e adolescência nos bairros Camaquã, Cavalhada e Lami.
Lotação na Restinga e Belém Novo é uma reivindicação que data de mais de uma década!!
Mas se for para ampliar o número de lotações na cidade (número fixo: 403), sugiro ainda a criação de linhas transversais, pela 2ª Perimetral (José de Alencar, Azenha, Princ. Isabel, Silva Só), 3ª Perimetral, pela Av. Sertório e também pela Av. Érico Veríssimo (Cascatinha) onde não passa nenhuma linha de lotação!
E, é claro, com a implementação do TRI nos seletivos, ajudaria muito na questão da demanda de passageiros! Muita gente deixa de pegar lotação porque recebe vale-transporte da empresa (antes as fichinhas, hoje os créditos no cartão TRI) e o pagamento nos lotações é só em dinheiro.
O sistema de lotações de Porto Alegre tem tudo para melhorar!!
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Podia se começar aqui no Blog uma campanha para se aceitar o tri nas lotações, conheço muita gente que gostaria disso!
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Pois é , em Flp é assim,poxa sobra muito “crédito” no tri…já ouvi um papinho de quem não quer são os “donos” das lotações…enfim…continuem sendo assaltadas em plena João Pessoa as 9 da manhã (OTTO-VILA NOVA).
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Eu até hoje não entendo porque os lotações não aceitam TRI. Com menos dinheiro dentro do veículo, certamente diminuiria a atratividade para os bandidos. Além disso, muitos usuários de ônibus que possuem TRI poderiam optar pelo lotação em algumas ocasiões.
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Algumas linhas são bem perigosas mesmo.
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Bah, meu medo é dos assaltos, lotações são alvos faceis, não duvido que tenha muitos assaltos.
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Tenho medo de andar de Lotação, alias lotação,onibus a pé..me sinto mais seguro andando de bicicleta..A Otto e a Praia de belas- vila nova , é bom se benzer antes de entrar..ta TENSO andar de lotação…
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Para mim lotação é melhor que andar de carro. O conforto é o mesmo e não preciso me incomodar com o trânsito, pagar garagem… etc
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Lotação é um excelente meio de transporte. Pena que aqui em Curitiba não tem.
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Na verdade a culpa não é só das empresas gulosas. Seria a combinação: Empresas gulosas + Gestores públicos Corruptos.
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Espero que agora saia mesmo, meu sogro e alguns parentes da minha esposa moram na restinga, eu já trabalhei uma época em BN e sei o que o pessoal de lá passam, as linhas de ônibus são poucas e demoradas, uma vergonha de transporte coletivo, realmente quem mora ou trabalha por lá e tem a possibilidade de ter um carro tem a vida muito melhor. Tenho colegas de trabalho que moram em Belém Novo e se transportam cada vez no carro de um deles, gastam menos do que se fossem pegar o ônibus e ainda chegam muito mais rápido e sem serem esmagados dentro do ônibus.
Até hoje não saiu pelo mesmo motivo que ainda não saiu a barca para Guaíba: empresas de ônibus gulosas!
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Ja era tempo! Sempre me espantou e fato de um bairro grande como a Restinga nao ter lotsçao. Nao dava pra entender: a Vila Nova tnha lotaçao, e a Restinga nao.
Eis uma otima soluçao para o transito e para o transporte coletivo: a complementação dos onibus que ja temos com lotaçoes – uma bem sucedida invençao portoalegrense.
Vou alem: assim como ha lotaçoes que passam por locais semelhantes a muitas linhas de onibus, deveria- se quebrar o abusivo monopolio das linhas T da Carris – a maioria com pessimo serviço, com tempo de espera astronomico e onibus superlotados ate domingos – e implantarem lotações T.
So deixa o carro em casa quem tem uma opçao eficiente. Simples.
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Boa notícia, mas bom mesmo seriam lotações transversais. Eu trabalhava na PUC e ônibus era a única opção lá para quase qualquer destino.
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