Brizola terá estátua no Largo da Legalidade

Homenagem a Brizola foi tema de reunião com o prefeito Fortunati

Homenagem a Brizola foi tema de reunião com o prefeito Fortunati

Uma estátua do líder político Leonel Brizola vai ser colocada no Largo da Legalidade, que fica em frente ao Palácio Piratini e à Praça da Matriz, na avenida de Duque de Caxias. A homenagem, que será feita pela passagem dos 50 anos da Legalidade, foi tema da reunião do prefeito José Fortunati com o deputado Federal Vieira da Cunha, a primeira-dama Regina Becker e o secretário municipal do Planejamento Márcio Bins Ely. O encontro aconteceu no Paço Municipal, na tarde desta segunda-feira, 11.

Fortunati saudou a iniciativa e já fez o encaminhamento para as secretarias municipais da Cultura, do Planejamento e para a Empresa Pública de Transporte e Circulação que farão o acompanhamento necessário. “É muita justa a homenagem ao líder da Legalidade que também lutou pela educação neste país”, disse o prefeito. A estátua de Leonel Brizola terá cerca de dois metros de altura e será feita em bronze pelo artista Otto Dumovich. A obra será doada pela Fundação Caminho da Soberania.

A Legalidade – Foi o maior movimento popular no Brasil desde a Revolução de 30. A partir dos pronunciamentos de Leonel Brizola pela Rádio Guaíba, de Porto Alegre, o país reagiu ao golpe articulado pelos militares para impedir a posse de João Goulart na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros, no dia 25 de agosto de 1961. Leonel Brizola, então com 39 anos e governador do Rio Grande do Sul, mobilizou a população, os militares legalistas e, mesmo sob a ameaça de bombardeio aéreo, enfrentou o golpismo. A data entrou no calendário nacional com a sanção do projeto do deputado Pompeo de Matos: 25 de agosto, o Dia da Legalidade.

Prefeitura Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

6 respostas

  1. Felipe. Tu esqueceste do….contiúdo e dos guides da courolândia. rsrs

    Curtir

  2. Imagino se vai ter uma plaquinha escrito embaixo “esta qüestão é do maior interésse da soberania da nação” hnehehehe

    Curtir

  3. Fui vizinho de uma ‘’estalagem‘’ do Pompeo de Mattos na Fernando Machado.

    Curtir

  4. Esse Pompeo de Matos tá mais sujo do que pau de galinheiro. O cara é um poço de falcatruas e abuso do poder. Num episódio há muitos anos, quis dar um carteiraço pra entrar numa boate aqui em Poa. Entrou na undécima hora pra concorrer como vice do Fogaça porque estava sendo investigado pelo MP.

    Curtir

  5. Acho boa a iniciativa, pois é importante manter viva a história da cidade. Muitos eventos políticos do brasil foram influenciados por porto alegre (rev. federalista, rev. 30 e legalidade) e não temos memoriais interessantes. Além de tudo, também há pouquíssimos museus e registros sobre as personalidades que viveram aqui, talvez o unico espaço seja a casa de cultura mário quintana. Poderíamos ter outros lugares asssim, por que não uma casa de cultura Landell de Moura? um dos maiores cientistas do brasil nasceu na rua floriano peixoto e a maior parte dos seus conterraneos não o conhece.

    Sobre o Landell de Moura:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura

    Curtir

  6. Que famigerado largo é esse? Só tem vaga de estacionamento entre o Piratini e a Praça da Matriz.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: