Dez aeroportos não ficam prontos, diz Ipea

Estudo a ser divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 10 dos 13 aeroportos que estão recebendo investimentos do governo para a Copa do Mundo de 2014 não serão reformados ou ampliados a tempo de sediar o evento. Entre eles, está o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Segundo o documento, as obras no aeroporto da Capital deverão durar pelo menos 80 meses – mais de seis anos e meio.

A análise se baseou em dados econômicos, de movimentação dos terminais e no plano de investimentos da Infraero, a estatal que administra os aeroportos, até a Copa de 2014. Não leva em conta, entretanto, eventuais contestações por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), o que significaria mais atrasos nos cronogramas.

O principal gargalo, segundo o Ipea, seria a concessão de licenças ambientais pelo Ibama, que tem um prazo médio de 38 meses. O plano de investimentos da Infraero prevê R$ 5,5 bilhões.

Além disso, o estudo aponta uma rotina de descontinuidade nas obras e uma situação crítica de ocupação em nove dos 13 terminais que serão usados na Copa. A situação crítica se refere a aeroportos que já apresentam ocupação acima de 100% da capacidade do terminal. Em Porto Alegre, a simulação do Ipea aponta que o Salgado Filho terá um movimento 122,2% acima de sua capacidade em 2014. O documento classifica a situação como “alarmante”.

Segundo o documento, preocupa também a baixa eficiência na execução dos programas de investimento por parte da Infraero. Entre 2003 e 2010, de acordo com o Ipea, foram aplicados em média 44% dos recursos previstos para o período. O instituto recomenda um “inadiável aprimoramento” na gestão empresarial da estatal de aeroportos.

Zero Hora

Situação alarmante
O QUE NÃO FICA PRONTO
FortalezaManaus
Brasília
São Paulo (Guarulhos)
Salvador
Campinas
Cuiabá
Belo Horizonte
Porto Alegre
Natal
O QUE PODE FICAR PRONTO
Curitiba
Recife
Rio de Janeiro (Galeão)
Fonte: Fonte: Ipea


Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:

26 respostas

  1. é mais facil o governo gastar mais alguns BILHÕES pra meter mais no bolso e enganar o povo.

    Curtir

  2. “Aliás, ótima idéia criarem Brasília no centro do Brasil. Poético, mas longe de toda civilização (Sul e Sudeste). Mais isolado só se cavassem um fosso ao redor, estilo castelo medieval.”

    Eu tenho certeza que a motivação da mudança da capital do Rio para Brasilia foi esse mesmo.

    Curtir

  3. Não se surpreenda com a existência de um bunker em brasília, renan.

    Curtir

  4. Aliás, ótima idéia criarem Brasília no centro do Brasil. Poético, mas longe de toda civilização (Sul e Sudeste). Mais isolado só se cavassem um fosso ao redor, estilo castelo medieval.

    Curtir

  5. Amigos, é uma boa idéia desistir da copa. IDÉIA MELHOR AINDA seria manter a copa e arcar com o FIASCO HISTÓRICO da catástrofe que seria o evento aqui. Quanto mais humilhação sobrar pro Brasil, melhor. Talvez surja consciência no povão (eufemismo para “massa ignorante”) que passe a exigir UM POUCO MAIS dos sorrisos dourados de Brasília.

    Curtir

  6. O assunto do momento é este. Está nos principais jornais. Na gaúcha não param de falar.. estão ironizando as obras na cidade. FINALMENTE o partido incomPTente está sendo desmascarado depois de tanto tempo…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: