Projeto de revitalização será apresentado a Tarso

Os detalhes do projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre, serão apresentados hoje ao governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. Durante a reunião, Tarso também planeja anunciar o fim dos entraves burocráticos que vêm impedindo o andamento da proposta, já apresentada no ano passado pelo consórcio vencedor da licitação.

Convidados pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, os empresários espanhóis que integram o grupo estarão presentes para tirar as dúvidas de uma plateia seleta de convidados, incluindo o prefeito de Porto Alegre José Fortunati.

No ano passado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) havia impugnado a licitação, por entender que deveria ter sido consultada no processo. A solução para o problema começou a ser construída em fevereiro, quando o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, esteve em Brasília para conversar pessoalmente com representantes da Antaq.

O projeto promete preservar edifícios e equipamentos históricos, retomar exemplos do passado e construir estruturas que tornarão a orla moderna e integrada à cidade.

O projeto
SHOPPING E PRAÇA
– Junto à Usina do Gasômetro, surgirá um novo shopping e será criada uma área verde que servirá de prolongamento à Praça Brigadeiro Sampaio, passará por cima do centro de compras e irá até o Guaíba, integrando a cidade ao cais.
ARMAZÉNS PARA LAZER
– Tombados pelo patrimônio histórico, os armazéns manterão o desenho original, mas serão reformados. Na área externa, funcionará uma linha de bonde. Do outro lado, junto ao Guaíba, o cenário contemplará uma ciclovia, áreas de circulação de pedestres e prolongamento de bares e restaurantes.
TORRES DE NEGÓCIOS
– A área de escritórios e hotel será formada por três torres onde hoje estão as docas. Duas delas serão destinadas exclusivamente a salas comerciais e lojas.
ESPAÇO CULTURAL
– Construído nos anos 40, o prédio que servia de frigorífico permanecerá com o desenho original, mas por dentro vai virar um centro cultural.
O NOVO MURO
– O polêmico muro da Mauá se transformará em uma cortina de água. No lado interno, terá parede verde, coberta de vegetação.

Zero Hora



Categorias:Muro da Mauá, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, QUERO CAIS

19 respostas

  1. Eu acho que deveria construir grandes estacionamentos subterrâneos em torno do centro e proibir carros no centro de porto alegre, somente bicicletas, no caso esses bicicletas poderiam ser alugadas pelos motoristas nos próprios estacionamentos.

  2. Caro Daniel, os unicos “extremistas” provaveis de Porto Alegre ja se encontram na cidade.
    E por sinal são bem atuantes, constantemente cometem atos terroristas contra o progresso da capital.

  3. O RAUL disse que vai construir a segunda PONT do Guaíba. Vai ser um belo POINT

    quáquá

    Esse projeto do Cais tem tudo pra ficar prontinho até 2026

  4. ahhh bom guilherme, agora deu para entender.

Faça seu comentário aqui: