Aeroporto: área ociosa ganhará uso

A construção de um novo terminal de passageiros – para desafogar o saturado Salgado Filho em Porto Alegre – deverá ficar pronta em 2015, um ano depois da Copa do Mundo. Para dar um fôlego extra no atendimento de passageiros até o mundial, a Infraero vai ocupar uma área ociosa no atual prédio, inaugurado em setembro de 2001.

Com o uso do espaço a partir de novembro, o terminal 1 do Salgado Filho terá condições de atender mais 2,5 milhões de passageiros. A capacidade atual é de 4 milhões de passageiros por ano, mas circularam pelo local 6,67 milhões de pessoas em 2010. Parte desses usuários tende a migrar para o terminal 2. Desde dezembro, Azul e Webjet passaram a operar no antigo aeroporto, que tem capacidade para receber 1,5 milhão de passageiros por ano.

A área com pouco uso que será utilizada fica no segundo piso do terminal 1, abaixo das salas de cinema desativadas. Serão instalados 32 balcões de check-in, três canais de inspeção (raio X) e será construída uma nova sala de embarque – levando os passageiros diretamente para as pontes de acesso aos aviões.

Licitação para ampliar terminal termina dia 29

Nos próximos dias, será assinado o contrato para a realização da obra de readequações em 1,3 mil m2, sem ampliação do prédio. A proposta da Infraero é que uma companhia aérea – TAM ou Gol – se transfira para essa nova área. Dessa forma, a ala oeste (atualmente a mais utilizada) distribuirá parte de seu movimento para o lado leste do prédio.

Em relação à ampliação do terminal 1 – um novo prédio será construído colado ao atual, incluindo extensão do pátio de estacionamento de aviões e novas pontes de embarque –, a licitação foi lançada pela Infraero em 30 de março. No dia 29 de abril, a estatal abrirá os envelopes com as propostas de empresas interessadas na obra. Conforme fonte próxima ao processo, muitas empresas têm buscado informações sobre a licitação.

Repleto de reclamações por parte dos usuários, o terminal 2 (antigo aeroporto) também deve começar a receber melhorias. No fim do mês, uma lancheria, substituindo o quiosque, e uma loja de chocolate caseiro serão abertas no saguão.

Zero Hora



Categorias:aeroportos brasileiros, Outros assuntos

3 respostas

  1. Como se vcs não soubessem que o grupo RBS maquia as notícia$.

    Curtir

  2. Tanto rodeio na notícia para simplesmente falarem que farão o tal módulo operacional provisório de papelão. Na notícia nem explicaram que será essa porcaria, dando a entender que seria uma construção normal, bem como dizem que será numa área pouco utilizada, quando na verdade será numa área hoje inexistente, pois naquele extremo leste do terminal só há construção no piso de desembarque, não havendo mais andares construídos acima.

    E quanto ao novo edifício que será construído depois, conforme eles citaram, o mesmo terá só 3 pontes de embarque, bem como o Salgado Filho após a sua construção continuará saturado, antes mesmo de 2018 como previam os estudos da infraero…

    Curtir

  3. Ou seja, foi confirmado o REMENDÃO do Salgado filho para a Copa.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: