Marcos geodésicos chamam a atenção em pontos da cidade

Objetivando auxiliar na modernização dos mapas de Porto Alegre, que se baseiam atualmente em aerolevantamento de 1982, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre instalou marcos geodésicos (pilares na cor laranja) em diversos pontos da cidade. Estes pontos, cujas coordenadas são conhecidas de forma exata, auxiliarão no mapeamento digital da capital, que custará cerca de R$ 20 milhões e oferecerá informações atualizadas sobre prédios e vegetação, entre outros.

Destes 50 pilares e 44 marcos de azimute (estruturas menores, mas com a mesma precisão), alguns foram instalados na zona sul, em pontos como a esquina das avenidas Juca Batista e a orla do Guaíba.

Fonte: Jornalecão, edição número 190, de Abril de 2011. Porto Alegre.

Colaboração: Vitor Diel

____________________________

Uns dias atrás, fotografei um destes marcos próximo ao Túnel da Conceição, quase em frente à Smic.

Vejam as fotos:

Marco Geodésico - Túnel da Conceição. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Marco Geodésico - Túnel da Conceição. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

11 respostas

  1. Eu sou de Porto Alegre – RS e também não consegui localizar em site algum as monografias destes pilares! Fui no Banco de Dados Geodésicos do IBGE e lá só encontrei a monografia de uma meia dúzia de pilares anteriores a estes. Será que não estão homologados junto ao IBGE ainda??? Se for isso, é inacreditável a inoperância de alguns órgãos municipais. Se eu estiver enganado, por favor alguém ajude!

    Curtir

  2. Bom dia, sou do estado de São Paulo e preciso muito das monografias destes referidos marcos, por favor como tenho acesso a essas monografias, tenho um projeto a executar na cidade e preciso de algumas coordenadas, agradeço desde ja a ajuda.

    Curtir

  3. INCRIVEL!!!! Como ja nao roubaram esses marcos??? Cidade civilizada e’ outra coisa!!

    Curtir

  4. “Imagino que esses marcos vão ser usados para alinhamento das fotos tiradas pelos aviões, o que me leva a crer que o referenciamento não vai ser feito com a melhor tecnologia e sim parece uma solução simplista”

    A qualidade do vôo, para tu teres uma noção, está fantástica. Pode-se distinguir detalhes de 12 cm!! As fotos só vão ser liberadas quando todo o processo de retificaçãoe estiver concluído. As fotos são o que menos preocupa. São de altíssima resolução e ainda foi contratado o perfilamento a laser, que é uma tecnologia top de linha. É o que de melhor tem no mercado.

    Curtir

    • Augusto, já tem disponibilidade das informações destes marcos?

      Estou precisando do M030 na Restinga.

      Ah, e parabéns pelos comentários. Nós, topografos precisamos desta divulgação destas informações

      Curtir

  5. Adriano. Não vou fazer um tratado sobre cartografia e geodésia aqui, pois isso seria muito longo e enfadonho. Te asseguro que há muitos detalhes técnicos envolvidos no processo. Mapear uma cidade e geo-referenciá-la é uma tarefa muito complexa e que envolve uma série interminável de variáveis e cálculos.

    Curtir

  6. Olha, já andei aí pelo mundo bastante e nunca vi tal coisa, e os mapas deles tem alinhamento perfeito (não deixariam por menos). Imagino que esses marcos vão ser usados para alinhamento das fotos tiradas pelos aviões, o que me leva a crer que o referenciamento não vai ser feito com a melhor tecnologia e sim parece uma solução simplista (tira uma foto a cada 500 m depois alinha no computador pelos marcos). Não tem como conectar um GPS de alta resolução (5 cm, se consegue isto com 4 aparelhos conectados) à camera no avião e assim automatizar o processo totalmente? É algo parecido com o que o google streetview faz.

    Curtir

  7. “Porque que essa coisa tem que ser tão feia. Quando vc sai do tunel da conceicao esse negocio ai chega a tirar a atenção dos motoristas, isso sem falar no que colocaram bem no meio da praça da encol, estragou o gramado, colocaram do lado de um poste. Poderiam ter feito só uma marcação no piso não consigo entender, qualquer lugar do mundo é uma placa no piso”

    Marco. Como tu não entendes desse assunto, a informação é a seguinte. Os lugares escolhidos tem embasamento técnico. Há visadas necessárias e distribuição planejada de acordo com os fundamentos cartográficos. O formato e cor dos marcos é um padrão obrigatório exigido e formatado pelo IBGE. Não se trata de uma questão estética, mas essencialmente técnica e necessária para o vôo e confecção das cartas digitais.
    Os marcos precisam ser daquele tamanho e tipo e preferencialmente devem estar sobre áreas públicas….pois não se pode depender de lincença de particulares para colocar marcos em seus terrenos.

    Curtir

  8. Porque que essa coisa tem que ser tão feia. Quando vc sai do tunel da conceicao esse negocio ai chega a tirar a atenção dos motoristas, isso sem falar no que colocaram bem no meio da praça da encol, estragou o gramado, colocaram do lado de um poste. Poderiam ter feito só uma marcação no piso não consigo entender, qualquer lugar do mundo é uma placa no piso

    Curtir

  9. Oi, Giba. Trabalho no setor que está participando desse projeto. Valeu a divulgação.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: