Capital com problemas de iluminação

Iluminação pública é um dos principais problemas enfrentados pelos moradores de Porto Alegre. A demora na substituição das lâmpadas queimadas ou na reconstrução de redes elétricas, quando há furto, faz com que o serviço gere reclamações. O problema é grave nos bairros mais afastados do Centro, onde ruas e vias ficam completamente às escuras. O principal receio dos moradores é em relação à violência. Com a unificação dos serviços pela prefeitura, a população deve entrar ligar para o telefone 156 para informar quando há problemas na iluminação pública. Segundo a legislação, a cobrança da taxa, que varia de acordo com o bairro, é feita pela concessionária, no caso de Porto Alegre, pela conta da CEEE.

A Secretaria Municipal de Obras e Viação tem a expectativa de melhorar os serviços até o final do ano, com a conclusão do Programa “Porto Alegre + Luz”. Segundo o secretário Cássio Trogildo, o projeto prevê o cadastramento de todos os pontos de iluminação da cidade, que ultrapassa 80,5 mil. Desse total, mais de 60 mil já foram substituídos, desde 2009, no início do programa. “A identificação exata dos pontos de iluminação é um dos maiores problemas para realizar esse serviço”, diz. “Quando o programa estiver concluído, as trocas devem ocorrer em até 48 horas”, prevê Trogildo. Hoje, o período médio de espera é de 20 dias.

Segundo ele, o programa – com investimento de R$ 33,499 milhões – prevê ainda substituição das lâmpadas de vapor mercúrio pelas de vapor de sódio – mais resistentes e permitem economia mínima de 30% no consumo de energia – e troca de 115 postes de iluminação pública.

 Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

3 respostas

  1. Acho q o problema com iluminação em Porto Alegre já foi bem pior. Por várias ruas e até mesmo praças q passei já notei diferenças. No entanto, o que piora a cada dia é a limpeza das ruas e manutenção dos canteiros.

    Curtir

  2. O Parcão quando escurece é um horror. Tem um monte de gente andando/correndo lá por falta de opção, pois a falta de iluminação deixa o lugar medonho.

    Curtir

  3. Nosso problema de iluminação é bem mais amplo. Iluminação no sentido de ideias e competência. A iluminação de lâmpadas é café pequeno.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: