Polêmica envolve a Rua da Praia

Movimento que começou pelo Facebook ganhou força nas últimas semanas Crédito: PEDRO REVILLION

Oficialmente chamada de Rua dos Andradas, mas popularmente conhecida apenas como Rua da Praia, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre está em meio a uma polêmica: o seu nome. Diante ao impasse gerado, um movimento, que começou pela rede social Facebook, começou a ganhar força nos últimos meses. A mobilização é para que o nome oficial seja substituído pelo popular. Assim, uma das principais e mais movimentadas vias do Centro de Porto Alegre passaria a ser oficialmente denominada como Rua da Praia.

Segundo um dos idealizadores do projeto, o jornalista Machado Filho, o nome popular mostra-se mais forte do que o oficial. Isso, muitas vezes, acaba confundindo os turistas, principalmente quem visita pela primeira vez a cidade. “As placas de identificação dizem uma coisa, mas a maioria das pessoas conhece de outra”, afirmou. O lançamento do manifesto para a troca do nome foi durante a semana de aniversário da cidade, no final de março, e ganha cada vez mais apoios.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

11 respostas

  1. A solução parece muito simples: placas de identificação da rua com os dois nomes (o que dá pano pra manga para projetos que explorem a história do Centro). O pessoal do facebook podia era pedir por qualidade urbana, como disse o Gerson – mobiliário qualificado (incluídas aí as placas de identificação), paisagismo, pavimentação e passeios.

    Curtir

  2. Olá, Gilberto!

    Eu creio que esta discussão é tão desnecessária, que eu convido o caro jornalista a ajudar a levar areia em baldes da reforma aqui de casa. Aqui sim ele estará ajudando na área de habitação e economia de uns 4 habitantes de Porto Alegre. Já estará ocupando melhor seu tempo!

    Talvez seja uma identidade de Porto Alegre esta troca. Tem um texto do L. F. Veríssimo que é exatamente assim (Traçando em Porto Alegre), que brinca com o fato da Rua da Praia não ter mais praia. Já faz parte do nosso cotidiano.

    E outra: Quem é o vivente que não sabe onde fica a Rua dos Andradas? Usamos como nomenclatura “popular” o nome antigo, mas todos a sabem onde fica, podendo auxiliar nossos turistas!

    Ah! O assunto é turistas? Porque não ampliam o número de postos de apoio ao turista?

    Abraço!

    Curtir

  3. Tanto faz o nome…..o que eu quero ver eh a rua com urbanismo impecavel, sem lixo e buracos.

    Curtir

  4. Como tem polêmica idiota neste país. Preocupados com a futilidade…esquecem do que realmente importa.
    Daqui a pouco o jornalista desocupado vai querer mudar o nome da travessa Acilino de Carvalho pra Beco do Mijo.

    Curtir

  5. pois é, mas a confusão vai persistir se trocar para rua da praia, imagina os inúmeros catálogos e guias onde já consta “Andradas”

    Curtir

  6. Mas bota então os dois nomes…

    Curtir

  7. Guilherme, para quem vem de fora é bem confuso esse nosso “sistema”. Tive um colega de Floripa que não entendia como se fala tanto na Redenção e não tem uma única placa de trânsito dando o caminho, não achava no mapa…

    Curtir

  8. Prefiro o nome popular, quem vem de outra cidade realmente se confunde, e não tem obrigação de ter que decorar….

    Curtir

  9. Mas vãão trabalhar….
    Eu gosto do jeito que é..
    E olha que quando comecei a trabalhar no centro, não sabia que andradas e rua da praia era a mesma coisa…

    Curtir

  10. Acho válido

    Curtir

  11. Eu acho muito errado esta cultura que temos de mudar nomes tradicionais pelo nome de algum políco que supostamente foi imortante. E temos vários destes exemplos aqui em POA. Sem pensar muito: Rua da Praia, Praça da Alfândega, Praça da Matriz, Rendenção (esse pra mim é o pior), Parcão, Rua da Ladeira… alguém lembra de outros? 🙂

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: