ONU acusa Brasil de promover despejos forçados para Copa e Olimpíadas

Porto Alegre é uma das cidades que aparece no comunicado da relatoria especial

A Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada acusou o Brasil de promover remoções e despejos forçados nas cidades-sede da Copa de 2014 e também no Rio de Janeiro, que receberá os Jogos Olímpicos de 2016. No comunicado, divulgado pela relatora Raquel Rolnik, a ONU demonstra preocupação com os desalojamentos, que poderiam constituir violações dos direitos humanos.

Porto Alegre é uma das cidades apontadas no relatório. Além da capital gaúcha, aparecem São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Natal e Fortaleza. Para Raquel Rolnik, parece haver em todas as cidades um padrão de falta de transparência, consulta, diálogo, negociação justa e participação das comunidades atingidas nos processos de remoção.

Segundo ela, inúmeras remoções já foram executadas sem que tenha sido dado, às pessoas atingidas, tempo suficiente para discussão e proposição de alternativas, e sem planos adequados para o reassentamento. A relatora demonstra preocupação com as indenizações que, se insuficientes, poderão acarretar na formação de novas favelas, além de aumentar o número de famílias sem teto.

Em dezembro do ano passado, a Raquel Rolnik já havia enviado uma carta ao governo brasileiro na qual relata inúmeras denúncias recebidas e solicita informações sobre cada cidade. Quatro meses depois, segundo a relatoria, o governo não encaminhou nenhuma resposta.

Diante das denúncias, a relatora pede aos governos federal, estaduais e municipais envolvidos na preparação para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos que instaurem um processo de diálogo transparente com a sociedade, especialmente com os setores da população diretamente afetados pelas obras.

A ONU recomenda que as autoridades suspendam as remoções previstas e as obras em andamento até que estejam assegurados os canais de participação, diálogo e negociação e planejadas adequadamente as possíveis realocações.

ZERO HORA



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , ,

12 respostas

  1. Antes de falar besteira, procurem saber o que estão falando.. São vidas que estão em jogo.. E, é muito fácil julgar qndo estamos do outro lado da história. http://www.youtube.com/watch?v=uX-Tfr41KYk

    Curtir

  2. kkkkk.. um bando de playboy falando, primeiro vcs deveriam saber oq estão flando.. todos tem direito a moradio, só que não é isso oq ocorre no Brasil, pois as pessoas estão mais preocupada com o futebol e a cerveja… e são familias que estão sendo depejadas, e não vagabundos como alguns ignorantes estão flandoo.. Brasil um país de otários!!!! E outra mesmo que sejam sem tetos que invadiram o lugar, oq uma invasão comparada com os crimes que nossos políticos cometem todos os dias, mas eles estão resguardados pelo Foro Privilegiado.. lembrem vcs estão flando de seres humanos que as vezes não possuem o minímo para sua sobrevivência.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: