Fontes secas em Porto Alegre

Mais uma colaboração de leitor: Marcelo Bumbel nos chama atenção, desta vez, das diversas fontes da cidade que não funcionam

Porto Alegre é uma cidade terrivelmente quente no verão. À exemplo de Madrid, onde a temperatura chega a 40C. Mas a capital espanhola tem, em cada quadra, uma fonte. Porto Alegre é a cidade das fontes secas. Grande parte de suas poucas fontes não vêem água há anos. Anexo algumas delas. Esta, de frente à Beneficiência Portuguesa – a última- é de dar dó: vê-se os canos secos, enferrujados, mas sem água.

O único que esborriga água na Rendenção é aquele grandão (Fonte Luminosa), no meio da esplanada. Uma fonte jorrando água é um recurso barato de embelezamento da cidade, refresca o ar no verão e dá um ar civilizado e elegante pra qualquer ambiente.

Algum motivo especial, prefeitura?

Marcelo Bumbel

Já fotografei a fonte da praça em frente ao Colégio Rosário (Beneficência Portuguesa) com água e funcionando. Em 2006. Vejam a fonte da Praça Dom Sebastião:



Categorias:Parques da Cidade, TURISMO

Tags:, ,

13 respostas

  1. Lá vem a esquerdalha com a tergiversação do momento. A proteção ambiental. kakaka

    Éverton….tu não enganas ninguém aqui com esse disfarce de argumento. Vocês, fãs do atraso, estão é contra os investimentos privados. É esse todo o problema de vocês. Vocês odeiam a iniciativa privada. Isso é recalque. Vocês têm inveja de quem investe. Vocês só querem usar a máquina pública pra ganhar dinheiro e empregar a família.

    Curtir

  2. Essa comparação de POA com os ex-paises socialistas, é ridicula!!
    Parece o discursinho da zerohora do passado…
    Por sinal, chegaram a comparar os predios da cidade com os de lá, mas esquecendo que muitos construtores capitalistas ( formadas por politicos e militares da época ditadutra que faliram o Banco Nacional de Habitaçao – BNH) fizeram fortunas fazendo porcarias de edificios populares aqui no Brasil (até uns de gesso em SP) sem planejamento urbano ou integrado, agravando a situação da área e ainda persistem até hoje fazendo essas concretas besteiras…
    É brabo, relacionar mecanicamente e de forma reducionista quanto a qualidade dos prédios construidos naqueles países em grande quantidade…talvez, somente por essa perspectiva, a quantidade mas não pela qualidade…devemos relativizar…e não generalizar…principalmente para alguns comentaristas que conhecem outros países como por exemplo a China ou países do ex-bloco comunista europeu.
    E quanto aos cuidados de jardins e fontes é só ver qualquer foto da época do comunismo e evidenciará que tinham mais esmero e cuidado com o seu urbo.
    Diferente da nossa herança urbana desastrosa de um capitalismo periferico e colonialmente dependente ( aprincipalmente nas mentalidades) dos EUA ou Europa que esta tentando hj, se repensar ou buscar alternativas de forma um tanto diferente…mas sempre tendo como obstaculo, os interesses economicos dos especuladores imobiliarios de plantao entrelaçados com os interesses politicos!!!
    Quanto a POA que esta cada vez mais destruida na sua vegetação natural e com extremos climaticos, entre eles, ondas de calor – se faz urgente – essas fontes que no passado eram para suprir exclusivamente a sede ou abastecimento de água e no contexto atual, será necessária para umedecer o ambiente e torna-lo mais agradavel, como nas torridas cidades espanholas ou mesmo em Santiago ( Chile) como ex, a av ALLMADA que tem uma série de jatos de água que brotam da calçada…

    Curtir

  3. Gerson; Poa tem a cara da Europa, mesmo. A lua de Júpiter.

    Curtir

  4. Toda vez que vou a POA me desespero ao ver a fonte da Talavera…com um chafariz que parece uma ducha Lorenzetti com aquela grade feia…o mesmo para a da Redencao, mesmo depois da famosa “reforma”, construiram uma grade no entorno. Nunca vi algo tao mal feito!!
    E isso que elas sao as que “funcionam”….imaginem as outras!!
    Porto Alegre e’ beeeeem europeia mesmo…viva a Albania!!
    hahahaha.

    Curtir

  5. Tudo a ver com Poa. A cidade que escorreu pelo ralo.

    Curtir

  6. Em frente a antiga prefeitura eles estão reformando..
    o.0

    E a da redenção, perderam uma baita oportunidade de fazer algo legal, difertente, bonito e moderno, mas não, deixaram aquela coisa feia e tocaram umas luzes… e gastaram o olho da cara nisso

    Curtir

  7. Fiquei surpreso…achei que fosse ter mais lixo ou ate’ um corpo boiando nesses chafariz ai!!

    Curtir

  8. Ai também explica um pouco da história dessa praça e seu conjunto estatuário que sobrou…

    Curtir

  9. Essas 4 estatuas representavam os quatros afluentes que formam o rio Guaíba ( Sinos, Caí, Jacuí e Gravatai).
    Como foram totalmente entregues após governos da ditadura e do primeiro legitamente eleito democraticamente ( do Alceu Collares) arrebentadas para o governo da chamada Admistração Popular ( PT, PSB, PCdo B e PCB).
    Pelo que ouvi e vi na época; essa administração municipal começou a arrumar de novo esta praça, iluminando ( já que tinha pouca iluminação era quase toda escura, .fui assaltado uma vez pelos arredores, no chamado buracão que tinha do lado, da santa casa para o tunel e que foi soterrado ou soerguido) assim como recuperando essas esculturas…pessoas da secretaria que cuidava das praças afirmaram que nao tinham como recupera-las originalemente ( nem seus canais) frente aos ditos estragos e descuidos anteriores….dos equipamentos eletricos que estavam todos destruidos!!!
    Para quem não sabe: elas ficavam todas paralelamente umas as outras proximas a av independencias e seus canais artificiais ( que hoje estão cobertas de terra) escorriam aguas no sentido tunel e hj as estatuarias que representam esses afluentes estao nesse “laginho” pq estavam arrancando pedaços de seu marmore para vender ou algo assim…
    É bom lembrar que na cidade em várias epocas haviam fontes e que os governantes muitos autoritarios e seus comparças sumiam ou vendiam sem nenhuma satisfação de equipamentos urbanos…espero que isso não retorne!!
    Neste blog voces verão o que tinha POA antes e o que sobrou…
    Chafarizes de Porto Alegre
    http://lealevalerosa.blogspot.com/2010/05/chafarizes.html

    Curtir

  10. Sempre percebi a falta de fontes funcionando em Porto Alegre. Em qualquer cidade grande de 1º mundo existem várias fontes espalhadas pela cidade. E elas funcionam e são lindas! Dão um ar completamente diferente… essas fontes da cidade estão DEPRIMENTES, é muita falta do que fazer ¬¬

    A única que vejo funcionando é a pequena da Redenção. Fim de semana ta sempre funcionando e alguns dias aleatórios do meio da semana também. Mas essa aí do Rosário é de chorar! É uma fonte com estátuas tão lindas, se arrumassem podia ser quase uma Mini-Fontana di Trevi (guardada as devidas proporções, é claro).

    Curtir

  11. Lamentável a falta de visão dos governantes…

    Curtir

  12. A impressão que dá é que a cidade está jogada às traças, onde quer que se ande é uma decepção, falta só umas teias de aranha aí nas fotos para complementar . Aposto que a desculpa para tal estado será que é para evitar as larvas dos mosquitos da dengue.

    Podiam colocar uma placa na entrada da cidade, “passa-se o ponto, sob o regime de porteira fechada, com tudo dentro”. Quem sabe surge do “além” algum político com vontade de fazer algode verdade para tirar a nossa cidade desse estado deplorável em que se encontra.

    Curtir

  13. Detalhe, estas estátuas da última foto tem mais de 200 anos e estão ali sendo detonadas e sem reconhecimento. Originalmente ficavam na praça da matriz.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: