A Torre Panorâmica, no bairro Mercês, ultrapassou neste mês a marca de 1 milhão de visitantes. O mirante, a 109,5 metros de altura, proporciona uma visão de 360 graus da cidade e é um dos principais pontos turísticos de Curitiba.
“Desse ponto, o turista tem uma visão privilegiada da cidade, pode ver os locais que visitou ou que visitará e o quanto a cidade possui áreas verdes preservadas”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.
O levantamento de dados sobre a torre foi feito por técnicos de turismo, funcionários e estagiários que trabalham no local. A contagem teve início em 2000.
De janeiro de 2000 a fevereiro deste ano estiveram no local 998.520 pessoas. O número de visitantes no primeiro ano de pesquisa foi de 54.747 pessoas. Em 2009, ano em que a Torre teve mais visitas, foram 111.351 pessoas. O mês de maior movimento foi janeiro deste ano: 16.729 pessoas.
Os dias da semana de maior movimento são sexta-feira, sábado e domingo e os meses mais movimentados, janeiro, julho e dezembro.
A quantidade de turistas estrangeiros que visitam o espaço também cresce ano a ano. Em 2009, foram 5.158 turistas estrangeiros provenientes de 79 países. Em 2010, 5.622 turistas, de 85 países.
Os principais países emissores de turistas são Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Paraguai e Colômbia.
A Torre Panorâmica fica na rua Lycio de Castro Vellozo, 191, no bairro Mercês, e foi inaugurada em dezembro de 1991. Tem 109,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares e fica em uma altitude de 1.050 metros do nível do mar.
O mirante tem 350 m2 de área e capacidade para visitação de 180 pessoas simultaneamente. Além dele, o local abriga um posto de informações turísticas e o Museu do Telefone. Os visitantes podem conhecer a evolução da telefonia no país na mostra de aparelhos que foram utilizados desde o período do Brasil Imperial.
________________________________________
Enquanto isso, Porto Alegre possui uma belíssima torre similar, da Claro, incrustada no Morro Santa Teresa, só que não oferece visitação ao público. A empresa, dessa forma, menospreza a cidade, perde dinheiro que poderia ser arrecadado com a cobrança de ingressos ao mirante e impossibilita que turistas tenham uma vista privilegiada de Porto Alegre.
Até quando isso permanecerá ?
A TORRE DE PORTO ALEGRE

Torre da Base de Inteligência Tecnológica da Claro, Porto Alegre, RS. Foto: Gilberto Simon - Porto ImagemTorre da Base de Inteligência Tecnológica da Claro, Porto Alegre, RS. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Torre da Base de Inteligência Tecnológica da Claro, Porto Alegre, RS. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem
E A VISTA QUE SE TEM DELA:
Categorias:TURISMO
Um descaso com Porto Alegre. ..Nem pro natal ligam as luzes mais…descaso da Claro e da prefeitura que não apoiam coisas belas na nossa cidade. ..
CurtirCurtir
A vista é linda mesmo, como bom curitibano ja fui, e fiquei encantado com o panorama. Foi um raro momento para mim ver minha cidade por cima, realmente ela é maravilhosa mesmo.
CurtirCurtir