Governo lançará edital para nova ponte em junho

O governo federal lançará em junho edital para execução de projetos para construção da nova ponte sobre o Guaíba. A confirmação foi dada pelo diretor de Infraestrutura Terrestre do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hideraldo Caron, e pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, à senadora Ana Amélia Lemos (PP) e ao coordenador da Frente Parlamentar Pró-Ponte do Guaíba, deputado José Sperotto (PTB) ontem em Brasília.

A ponte será construída a 800 metros da atual, próximo à bifurcação do Guaíba para os rios Gravataí e Jacuí, na altura de Canoas. A licitação deverá ser concluída até setembro e a obra é prevista para o final de 2012.

Correio do Povo



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:

9 respostas

  1. To me lichando pra arquitetura e desgin da nova ponte. Tudo o que ela precisa é que seja eficiente e corretamente projetada. Tudo o que vier a mais, é lucro. E tem que sair uma ponte no extremo sul, também.
    A gente não tem nem ponte e já estão com essa sede de devaneios estéticos.

    Curtir

  2. Só espero que a nova ponte tenha uma boa arquitetura, que seja um ícone para a cidade.. já que vão fazer, façam bem feito por favor.

    Curtir

  3. Depois de concluída a nova ponte a velha poderá ser reformada, não é necessária a demolição, simplesmente trocar o equipamento de acionamento da mesma. Se o Raphael Bortolon fosse prefeito de Londres ele já tinha mandado demolir a Tower Bridge.

    Curtir

  4. Só acredito na ponte depois que estiver pronta, já não é sem tempo ter uma nova travessia do Guaíba, só quem usa a ponte toda semana sabe o sufoco que é aquilo, quando não é o vão móvel são as carroças, deviam fazer uma pista exclusiva para carroças na nova ponte, assim pode ser que não atrapalhem tanto o trânsito.

    Curtir

  5. A ponte atual tem uma localização estrategicamente adequada, mas a estrutura está obsoleta e o vão móvel acaba sendo um mecanismo a mais que pode vir a falhar e gerar gastos com operação e manutenção.

    Curtir

  6. ….mas tem que ser de 3 pistas em cada sentido.

    Curtir

  7. Parece que esta tendo andamento esse assunto da ponte:

    Caron diz para Ana Amélia que vai sair nova ponte do Guaíba
    O Dnit vai mesmo licitar a nova ponte do Guaíba, Porto Alegre. A promessa foi do gaúcho Hilderaldo Caron, diretor do Dnit, que falou com a também gaúcha Ana Amélia, senadora do PP.

    . Como o governo não tem dinheiro, o empreendimento poderá caber à Concepa, que explora a freeway. A Concepa disse que faz a obra em dois anos, em troca da ampliação do prazo de concessão da freeway.

    Curtir

  8. Espero que um dia, depois que a nova ponte estiver pronta, que façam a demolição da atual e construam uma nova no mesmo local.

    A localização da ponte atual é muito boa, pois entra direto na ZN da capital.

    Curtir

  9. Acho que o caminho que se está trilhando agora que é o correto, primeiro é necessário um projeto, pois a travessia do Guaíba, não é como se fazer uma ponte em qualquer riozinho, tem que se verificar qual o ponto e qual a forma de se processar esta travessia.

    A proposta de duplicar as pontes existentes não é o caminho correto que se deve dar em um empreendimento como este, talvez uma travessia mais a montante dos rios seja mais conveniente, desviando o trafego da região de Porto Alegre, se tem muitas alternativas e variáveis que não se tinha antes, como por exemplo a rodovia do Parque.

    Quem já olhou como foi decidida a travessia do Guaíba lá pelas décadas de 40 e 50 sabe quantas alternativas foram estudadas (até túneis) e a que foi executada foi exatamente a que se achou mais viável e econômica.

    Fazer obra sem projeto é uma novidade brasileira, e só serve para enriquecer construtoras.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: