Transferência da Chocolatão será formalizada amanhã

Famílias receberão casas em loteamento na Protásio Alves Foto: Divulgação/PMPA

O Município de Porto Alegre, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Demhab e DMLU, a União Federal e o Ministério Público Federal firmam, na segunda-feira, 9, termo de compromisso para a transferência das  famílias que moram na Vila Chocolatão. A assinatura do termo de compromisso, que também contará com associações de moradores, será realizada às 15h30, no gabinete da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local  (Praça Montevidéu, 10, térreo).

A área onde se localiza a Vila Chocolatão pertence ao Centro Administrativo Federal de Porto Alegre e é ocupada por 200 famílias. Segundo o procurador-geral do Município, João Batista Linck Figueira, o termo de compromisso é uma maneira de formalizar os atos e ações que já vêm sendo executados pelo Município, embora trate-se de uma área federal. “Esse termo demonstra o espírito de colaboração e transversalidade entre as diversas esferas do poder público e da sociedade no sentido de garantir a dignidade das pessoas que ali vivem e de valorizar o direito à moradia”, afirmou.

De acordo com o termo, a transferência das primeiras 180 famílias será iniciada na próxima quinta-feira, 12. Elas serão transferidas para as moradias construídas no Loteamento Residencial Nova Chocolatão, localizado na avenida Protásio Alves, 9.099.

As demais famílias serão incluídas no empreendimento Jardim Paraíso (Estrada Barro Vermelho, 971, bairro Restinga), do Programa Minha Casa Minha Vida. Durante o tempo de conclusão do processo de realocação, as famílias receberão o aluguel social.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

11 respostas

  1. Que pena Augusto!!! Com Cabeças pequenas como a tua realmente ficaremos sempre gatinhando!!! Pensa melhor cara, criticas, falta de apoio e respeito, realmente não faz bem e ninguem cresce com isso. Que tal lutares por melhores condições para o nosso povo, atravéz de ações, busca de soluções, fazendo presença em reuniões comunitárias aonde se discute o melhor para as comunidades. Orçamento Participativo é um dos recursos, o nome já diz…Participação!!!

    Curtir

  2. Com certeza não precisa ter 30 andares, até porque só temos um prédio com mais de 30 andares na cidade, o Edifício Santa Cruz ( 32 andares). Até o Sheraton tem menos que 30 andares (26 andares).

    As torres de Cingapura foram só para mostrar que um país que era mais pobre que o Brasil hoje é mais rico que o Brasil e faz prédios de cair o queixo, se pensarmos que são para ex-favelados morarem.

    O que importa é que sejam prédios, independentemente da quantidade de andares, pois sendo prédios não há como fazer puxadinhos e lages para avacalhar.

    Curtir

  3. Não esquentem vossas cabeças. Porto Alegre é e será tão somente uma grande favela, insulada no tempo e espaço. Nossa cidade inspirou o filme épico de Robert Wise; O Dia em Que a Terra Parou.

    Curtir

  4. É verdade, no início da av Azenha fizeram um condomínio de 3 andares há anos e (fora as pixações) ele está bem apresentável ainda.

    Curtir

  5. Não precisa fazer uns prédios de 30 andares pra eles.

    Faz tipo, um prédio de uns 2 ou 3 andares, bem quadradão sem espaços para puxadinhos.

    Só isso.

    Ocuparia o mesmo espaço dessas casas, não iria estragar tanto o visual e não iria ter essa chance de virar uma favela feia.

    Curtir

  6. Cadê os postes de luz, são aqueles ali na frente, sem fios? Ali o cabeamento é subterrâneo?

    Curtir

  7. Caramba, até mesmo um hermano nosso de fora tem mais visão do que a nossa prefeitura!

    Construindo casas populares a prefeitura, indiretamente, está a construir novas favelas.

    Temos que construir apartamentos populares e, não, casas.

    Andrew, los apartamientos “Cabrini-Green” de Chicago son muy buenos, mucho mejores que el apartamientos y casas para el pueblo que hay actualmente en Porto Alegre.

    Olhem esse vídeo fantástico:

    Se puderem assistir todo, não se arrependerão, mas se não o puderem, assistam ele a partir de 4 minutos e 20 segundos. Cingapura, que de tão pobre foi expulsa da Malásia há 40 anos atrás agora é a 4ª nação mais rica do mundo. Vejam os apartamentos que eles constróem por lá para os antigos favelados deles a partir desse ponto do vídeo. Vejam a qualidade do prédio, a vista, a localização. Realmente, melhor do que muito prédio do Moinhos de Vento e da Bela Vista em POA.

    Curtir

  8. Unas casas tan buenas que en un barrio mejor no pasarian verguenza pero por las manos de los que les van a ocupar van a quedar peores que las favellas en poco tiempo. Los apartamientos son una solucion mas efectiva para contener la degradacion pero aun se debe tener cuidado para no crear en Porto Alegre un tipo como el Cabrini-Green de Chicago.

    Curtir

  9. Verdade, Toni. O povo pega e transforma as casas construídas pelo governo em verdadeiras malocas, avacalham tudo, pois começam a fazer “puxadinhos” e “lajes” para ampliar a área. E nem adianta proibir. A única solução seria fazer blocões no estilo Cohab, pois apesar de feios, não piorariam depois da inauguração, bastaria o governo repintar depois de alguns anos.

    Aquelas casas construídas na entrada da cidade, por exmplo, próximas à arena, estã melhores do que os casebres de madeira que eram, mas depois das “intervenções” que o povão fez nelas após a entrega elas estão bem parecidas com residenciais de tijolo sem reboco ou com cores gritantes existentes na Rocinha e Complexo do Alemão.

    Curtir

  10. Seria interessante se alguém pudesse ir fotografar para ver como estão as residências no primeiro dia de ocupação, e daqui há um ano.
    A foto (que parece um bairro londrino mais colorido, mas igualmente organizado) provavelmente estará transformada em….

    Curtir

  11. Que boa notícia! Já estava mais do que na hora.

    Vamos torcer para que também sejam efetuadas medidas para que a área, depois de desocupada, não seja reocupada pela milésima vez por outras pessoas.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: