Sites que mudam cidades

Cresce o número de sites colaborativos que incentivam os internautas a participarem ativamente das transformações de suas cidades

Lembra daquele parente ou amigo que passa o dia inteiro sentado em frente à TV reclamando do buraco na rua, da falta d’água, da inoperância da prefeitura e da sem-vergonhice dos políticos? Pois ele pertence a uma espécie ameaçada de extinção.

Munidas da vontade de mudar para melhor o lugar em que vivem, pessoas preocupadas com o presente e o futuro de suas cidades se reúnem para apontar problemas e propor soluções. Elas fazem parte de um número crescente de cidadãos que interagem em um novo espaço para discussões sobre as cidades: os sites colaborativos.

Da calçada esburacada na esquina a uma peça de teatro no fim de semana, tudo que diz respeito ao dia a dia pode ser tratado em fóruns que estão longe de funcionar como murais para de insatisfações. São espaços para discutir alternativas para uma cidade mais justa e sustentável. A ideia é fazer com que a sociedade civil dialogue com o poder público de forma mais participativa.

– Colaboração é o caminho que temos para resolver as grandes questões das cidades. Existem alguns setores que tradicionalmente não se falam. Terminada a eleição, ficamos reclamando dos eleitos e nunca colaboramos. Sites como o Cidade Democrática têm aberto essa possibilidade de diálogo – explica Rodrigo Bandeira, do www.cidadedemocratica.org.br, de São Paulo, que tem 6 mil usuários cadastrados.

Para comprovar que é possível transformar as cidades por meio dos colaborativos, Bandeira cita o exemplo de Jundiaí, no interior paulista. Um usuário do Cidade Democrática sugeriu que se aumentasse o número de ciclovias no município. A proposta gerou um movimento, e o movimento fez com que fosse aprovado um plano municipal cicloviário.

Zero Hora



Categorias:Outros assuntos

7 respostas

  1. Este Blog eu diria que é na atualidade o principal veículo de discussão dos probemas e apresentação de soluções para a nossa cidade.

    Gilberto, tu e a tua equipe do Blog estão de parabéns!

    Eu acredito muito numa nova POA e num novo RS e com certeza isso se dará de certa forma pelas mãos desse blog, que realmente se preocupa com os problemas da cidade!

    Ainda tenho fé de que em breve veremos um post do Gilberto aqui no blog anunciando grandes novas medidas/iniciativas da Prefeitura e do Governo do Estado para a nossa cidade, em especial para a Copa de 2014!

    Um grande abraço a todos!

    Curtir

  2. Gilberto, são quantos acessos diários ?
    Há 5 dias o blog havia 947.587 visitas
    Hoje já está em quase 960.000 … é muita coisa.
    Precisam URGENTE crescer com a demanda…
    Já sugeri há tempos adesivos, camisetas.. é preciso expandir a coisa.
    Qualificar o blog também, tornando-o mais interativo e profissional.
    Os ventos sopram à nosso favor. Agora é a hora de AGIR.

    Curtir

    • “Gilberto, são quantos acessos diários ?
      Há 5 dias o blog havia 947.587 visitas
      Hoje já está em quase 960.000 … é muita coisa.
      Precisam URGENTE crescer com a demanda…
      Já sugeri há tempos adesivos, camisetas.. é preciso expandir a coisa.
      Qualificar o blog também, tornando-o mais interativo e profissional.
      Os ventos sopram à nosso favor. Agora é a hora de AGIR.”

      Jake, estamos com 3.500 a 4.000 acessos diários no Blog. 80 mil acessos por mês. Raros Blogs tem este volume de acessos. Há poucos meses comemorávamos os 500.000 acessos do Blog, em alguns dias estaremos completando 1 milhão. Isso significa um grande crescimento desde que ele foi criado. No início eram 3 mil por mês. Além disso, qualquer assunto relacionado a Porto Alegre que se ponha no Google, o Blog Porto Imagem aparece, se não em primeiro, nos primeiros lugares. Realmente temos que planejar uma forma de potencializar o efeito do Blog e reunir estas pessoas (nós) para fazermos algo de concreto. Adorei a tua sugestão. Vamos sim fazer algo maior. Abraço.

      Curtir

  3. Esse blog tem tudo pra ser um dos mais acessados, basta adaptar-se, evoluir, e crescer junto com as pessoas que querem mudar essa cidade. Que querem fazer desse lugar, não só o lugar que moramos, mas o lugar que dá prazer e encha os olhos e de orgulho quem vive, visita e pretende conhecer grande PORTO ALEGRE.

    O Blog poderia ter usuários cadastrados. Fazer adesivos, e criar um espaço em que as pessoas cadastradas pudessem colocar as noticias que tem da cidade, ou reclamações. Interatividade com as pessoas, melhorar o que já esta bom e ir a frente….

    Curtir

    • Esse blog tem tudo pra ser um dos mais acessados, basta adaptar-se, evoluir, e crescer junto com as pessoas que querem mudar essa cidade. Que querem fazer desse lugar, não só o lugar que moramos, mas o lugar que dá prazer e encha os olhos e de orgulho quem vive, visita e pretende conhecer grande PORTO ALEGRE. O Blog poderia ter usuários cadastrados. Fazer adesivos, e criar um espaço em que as pessoas cadastradas pudessem colocar as noticias que tem da cidade, ou reclamações. Interatividade com as pessoas, melhorar o que já esta bom e ir a frente…. Luis.

      Pretendemos qualificar o Blog em breve Luis. Muito boa sua ideia. Contamos com a ajuda de todos para sugestões. O Blog Porto Imagem veio para ficar, já estamos na estrada há mais de 3 anos e não podemos deixar de evoluir. Abraço. Mas tenho certeza que já somos dos mais acessados.

      Curtir

  4. Ahahaha, boa.

    Curtir

  5. “Lembra daquele parente ou amigo que passa o dia inteiro sentado em frente à TV reclamando do buraco na rua, da falta d’água, da inoperância da prefeitura e da sem-vergonhice dos políticos? Pois ele pertence a uma espécie ameaçada de extinção.”

    Augusto? lol

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: