SPH planeja ferrovia ao porto da Capital

A meta da atual administração do Porto de Porto Alegre de unificar e valorizar os modais hidroviário e rodoviário ganhou um novo aliado. A América Latina Logística (ALL) aprovou a iniciativa e fará um levantamento da situação das linhas que dão acesso ao Porto. A ideia, segundo o superintendente Vanderlan Vasconselos, é oferecer à comunidade produtora do Estado um modal hidroviário em condições de segurança com integração entre hidrovias e, especialmente, ferrovias. “Estamos trabalhando para reativar o terminal de contêineres do Porto da Capital e a integração com a ferrovia é fundamental para o escoamento das cargas para diferentes regiões do Estado. O custo seria bem menor, se comparado ao transporte rodoviário, e a resposta viria no bolso do consumidor”, avalia.

http://www.affonsoritter.com.br

__________________________

Como estive conversando esses dias com o Superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos, posso dizer que este novo terminal de conteineres que está sendo planejado será na área do Cais fora da área a ser revitalizada, onde já existiu anos atrás um terminal similar.

Vejam na imagem abaixo, a futura área do Terminal de Conteineres do Porto de Porto Alegre:

 



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:,

22 respostas

  1. Hum.. Interessante. Mas então não seria totalmente impossível.. E essa idéia do jacuí talvez fosse uma boa opção alternativa. Apenas acho um desperdício utilizarmos aquela área para tanto, quando hoje em dia os portos são constuídos cada vez mais fora das cidades.

    Curtir

  2. Não é difícil, é caro (nem tanto) mas a criação de um porto nesta região subentende uma boa dragagem a criação do porto e o principal e talvez o mais intransponível, o Licenciamento Ambiental para realizar a obra. Este último obstáculo seria um parto para convencer os EcoChatos que o porto não teria interferência no meio ambiente.

    Talvez um porto no Jacuí fosse mais fácil. Estou chutando!

    Curtir

  3. caramba, seria tão difícil assim, Rogério?

    De qualquer forma, prefiro que aquela área seja explorada de forma turística, com comércio e serviços. Poderiam criar um terminal “seco” de conteiners em Guaíba então. Os conteiners sairiam de Guaíba via trem para Rio Grande ou via caminhão.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: