SPH planeja ferrovia ao porto da Capital

A meta da atual administração do Porto de Porto Alegre de unificar e valorizar os modais hidroviário e rodoviário ganhou um novo aliado. A América Latina Logística (ALL) aprovou a iniciativa e fará um levantamento da situação das linhas que dão acesso ao Porto. A ideia, segundo o superintendente Vanderlan Vasconselos, é oferecer à comunidade produtora do Estado um modal hidroviário em condições de segurança com integração entre hidrovias e, especialmente, ferrovias. “Estamos trabalhando para reativar o terminal de contêineres do Porto da Capital e a integração com a ferrovia é fundamental para o escoamento das cargas para diferentes regiões do Estado. O custo seria bem menor, se comparado ao transporte rodoviário, e a resposta viria no bolso do consumidor”, avalia.

http://www.affonsoritter.com.br

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Como estive conversando esses dias com o Superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos, posso dizer que este novo terminal de conteineres que está sendo planejado será na área do Cais fora da área a ser revitalizada, onde já existiu anos atrás um terminal similar.

Vejam na imagem abaixo, a futura área do Terminal de Conteineres do Porto de Porto Alegre:

 



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

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22 respostas

  1. Hum.. Interessante. Mas então não seria totalmente impossível.. E essa idéia do jacuí talvez fosse uma boa opção alternativa. Apenas acho um desperdício utilizarmos aquela área para tanto, quando hoje em dia os portos são constuídos cada vez mais fora das cidades.

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  2. Não é difícil, é caro (nem tanto) mas a criação de um porto nesta região subentende uma boa dragagem a criação do porto e o principal e talvez o mais intransponível, o Licenciamento Ambiental para realizar a obra. Este último obstáculo seria um parto para convencer os EcoChatos que o porto não teria interferência no meio ambiente.

    Talvez um porto no Jacuí fosse mais fácil. Estou chutando!

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  3. caramba, seria tão difícil assim, Rogério?

    De qualquer forma, prefiro que aquela área seja explorada de forma turística, com comércio e serviços. Poderiam criar um terminal “seco” de conteiners em Guaíba então. Os conteiners sairiam de Guaíba via trem para Rio Grande ou via caminhão.

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  4. como a carga vai chegar de trem em guaiba? A hidrovia que falam deve ser pelo rio gravatai.

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  5. Caro Simon

    Falaste com algum especialista em erosão e sedimentação? Gostaria de ver da onde vem tuas informações, pois o que tem de diferença entre Porto Alegre e Guaiba é a largura do rio. Enquanto o nosso porto a largura próximo a ponta da Cadeia é de 850m em frente a Guaíba a largura é de 4500m. Esta diferença induz a velocidades do escoamento bem menores no segundo caso do que no primeiro, por conseqüência a sedimentação é menos favorecida em Porto Alegre do que em Guaíba.
    Se quiseres rodo um programa de correntologia do Rio Guaíba e te dou a velocidade a frente das duas margens. Se Guaíba tivesse condições de ter um porto como o de Porto Alegre os nossos antepassados teriam feito.

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  6. Sim tem que ser de porte bem pequeno, ou expecializado a algum tipo de produto, deve ser de transporte interno de cargas….carrega em alguma fabrica perto de POA leva ate’ esse terminal, e’ transferido para uma barca e levado ate’ Rio Grande e vice-versa. Ate’ ai pode ser, mas trabalho com um terminal desse tipo aqui nos EUA e mesmo o menor deles, que nao e’ muito movimentado, ainda sim e’ maior que esse terreno. Mas mesmo com trilhos de trem, tem que ter espaco para caminhoes e trens juntos dentro do terminal….e como eu ja disse….qualquer pane nos computadores ou o navio esta atrazado ou chegou tarde com o container….azar o seu tem que esperar…dai irao fazer filas de caminhao na Maua???? Mas de qualquer forma, desde que nao seja no Cais Maua sera menos mal.

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  7. PortoFan

    Guaíba não tem calado, precisaria imensas obras de dragagem, com custos financeiros e ambientais enormes, e pior como se trata de uma zona de depósito precisaria constantemente de manutenção.

    Vocês esquecem que para ter porto é necessário Água.

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    • A situação de Guaíba deve ser parecida com a de Porto Alegre quando foi construído o nosso porto. Não tem diferença nenhuma. Pode-se fazer tranquilamente um porto em Guaíba. Vai precisar de muito dinheiro pra dragagem, mas é possível. E Porto Alegre também precisa dragagem permanente para manter e aprofundar o calado. Mas vejam o seguinte: portos interiores como o de POA, jamais vai concorrer com os marítimos, como Rio Grande. Mas eles podem se complementar, com grande eficiência.

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  8. Phil

    Vamos esperar, se ficar apertado tu tinhas razão, se servir para a cidade eu tinha. Não pprecisamos brigar.

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    • Eu acredito que sim, pode ser feito o terminal de conteineres ali. É que vcs devem estar imaginando um super terminal. Não pode ser um terminal de pequeno porte ? Calma, gente, o porto de Porto Alegre não vai se transformar num grande porto com o Terminal de Conteineres. Vai ser um terminal de acordo com as suas possibilidades. Mais tarde, caso se queira investir na ampliação, pode-se pensar em outra área perto, ou contígua.

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