Artista plástica teme que tapumes caiam devido ao estado de deterioração
Abandonada desde 2009, a obra de restauração de uma casa, localizada na Rua Duque de Caxias, no centro de Porto Alegre, tem incomodado moradores da região.
No local, onde deveria estar abrigada a coleção de arte do porto-alegrense Ruben Berta, tapumes apodrecidos e outros sinais de deterioração mostram que a conclusão, prevista para maio de 2008, ainda está longe do fim.
A artista plástica Jessica Couto, moradora do bairro, teme que o material que esconde a obra caia no próximo vendaval devido ao descaso das autoridades:
— Eu entrei na faculdade, me formei e nunca mais mexeram naquela obra, os tapumes estão apodrecendo — afirma.
Orçada em mais de R$ 1,7 milhão, a obra pertence ao Programa Monumenta, uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura, e começou a ser executada em setembro de 2007. A previsão era que estivesse concluída em maio de 2008, o que não aconteceu.
Segundo a coordenadora do Monumenta em Porto Alegre, Briane Bicca, a restauração foi paralisada devido a um problema na licitação.
— A empresa responsável pela obra não tinha condições de tocá-la. A obra parou em 2009, mas a construtora recorreu na Justiça e não abandonou o canteiro — explica Bicca.
Devido à burocracia, a nova licitação foi refeita somente em setembro de 2009. Conforme a coordenadora do projeto, a empresa vencedora deve assumir a continuação das obras ainda este ano.
Fotos: Ronaldo Bernardi – ZH
Categorias:Descaso, Revitalização do centro
Este é o perfeito retrado do estado de Porto Alegre nos últimos anos. Infelizmente.
CurtirCurtir