Cais Mauá: Frente Parlamentar do Turismo quer mais agilidade do governo

Do site do jornalista Machado Filho:

O presidente da Frente Parlamentar do Turismo (FRENTUR) vereador João Carlos Nedel, manifestou sua preocupação com o que considera “desdém do governo estadual para com o projeto de revitalização do Cais Mauá”.

Aqui, o vereador responde perguntas sobre o tema, esclarecendo e fundamentando sua preocupação.

P. Vereador o que está faltando para que o projeto de revitalização do Cais comece a funcionar?

R. Unicamente que o governo do Estado transfira a posse de área para os empreendedores vencedores da licitação.

A alegação de pendência junto a ANTAC é meramente burocrática que o próprio governador já avaliou e prometeu resolver com o governo federal. A própria presidente Dilma está apoiando a revitalização.

P. Qual o investimento do governo no projeto?

R. Não haverá investimento publico no projeto. o investimento é através de Parceria Pública Privada (PPP).

P. O projeto criará empregos e gerará novos impostos?

R. Sem duvida. durante a construção que levará aproximadamente três anos, gerará muitos empregos. O material de construção gerará ICMS. O salário pago gerará consumo que por sua vez representa mais impostos. Após a conclusão a operação também trará muitos empregos e mais impostos para as três esferas de governo.

P. O que está faltando para que os investidores que venceram a licitação comecem a trabalhar?

R. Agora é fundamental receber a posse da área do governo estadual para que se possa realizar a infraestrutura de esgotos, água, energia e comunicações. e também para efetuar as demolições das construções não tombadas. Também precisa aguardar a aprovação dos projetos finais pela Prefeitura de Porto Alegre.

P. Existe alguma possibilidade do projeto não ser executado?

Não sei exatamente o que os empreendedores estão pensando sobre a nossa burocracia e discussões políticas. Eu particularmente, que já vivi a decepção da Ford, estou apreensivo. Sei que existem muito boas oportunidades de investimento em muitas partes do mundo.

P. Não seria interessante a FRENTUR marcar uma audiência com o Governador ou com os responsáveis pelo projeto?

Eu sou presidente da FRENTUR mas o vereador Adeli Sell presidente do PT municipal é o secretário geral e já solicitou audiência com o governador. não só para a Frentur para todo o trading turístico. Estamos aguardando a resposta. A copa está chegando, precisamos ações efetivas e urgentes. Já estamos atrasados. O cais Mauá vai mudar a cara de porto alegre e ser uma grande atração turística tal qual o Porto Madero em Buenos Aires ou o porto de Lisboa em Portugal.

Machado Filho



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

22 respostas

  1. Verdade, Julião!

    Perderemos uma baita oportunidade de fazermos um bom marketing da nossa cidade! Se nós nos mostrássemos mais atraentes, quem sabe teríamos outras cias aéreas de outros países trazendo turistas para POA depois da Copa também!

    Tinham que criar atratividade, não posso acreditar que os políticos pensem que as coisas como estão sejam atraentes. Gringo gosta de duas coisas, de lugares super desenvolvidos (Dubai e etc) ou de lugares de extrema pobreza e desigualdade (África, favelas e etc). Seja quente ou seja, frio, mas não seja morto que eu te vomito. Somos mornos, nem quente nem frio, não somos nada demais.

    Curtir

  2. Se bem que a maioria dos torcedores que virão para Porto Alegre durante a Copa de 2014 não verão nada além de fundos de copos. Outras, que farão turismo junto com o evento, a minoria “mais esclarecida”, achará bonita a diversidade da cidade e como respeitamos a tradição.

    Minha tristeza está nos repórteres, normalmente de turismo, que chegaram antes e durante o Mundial para mostrar a cidade, falar de sua cultura, culinária e arquitetura, bem como de sua gente. Aí sim estaremos perdendo um oportunidade ímpar de mostrar para o mundo nossas atrações. Propaganda grátis (ou nem tão grátis assim) para o mundo todo jogada no lixo.

    Curtir

  3. “Por fim, pesquisa para saber qual avenida encherá mais os olhos dos turistas e os encantará completamente:…”

    Ora, a Av. Borges de Medeiros até que é bonitinha e a Terceira Perimetral dá um ar de modernidade. O problema vai ser fazer os turistas andar só por elas.

    Vendas (não de vender, mas de cobrir os olhos, se bem que…), seria uma saída.

    Curtir

  4. A orla que perdemos na década de 60, quando os avós dos atuais pseudo-ambientalistas impediram que o projeto para a área com prédios residenciais de luxo fosse construído na área do aterro, onde hoje fica a enlamaçada mini-fazenda rural do parque gauchesco harmonia:

    O entrave ao pontal do estaleiro não é por acaso, já vem de herança genética mesmo.

    Curtir

  5. Todas essas ironias citadas serao a mais pura verdade..

    A copa em poa será um safari para Africano nenhum botar defeito…

    Curtir

  6. Esqueci de mencionar o melhor de POA para a Copa! Serão o dia do passe livre de ônibus na cidade (quando o street dance e a ‘cultura” hip hop tomarão conta da cidade). Nada tão belo do que POA em dia de passe livre, quando é super agradável e seguro usar transporte público e caminhar pelas ruas da cidade.

    Fortunati, vamos aproveitar as boas coisas que temos, hein! Divulga que ali no acampamento farroupilha tem lama medicinal, que faz bem para a pele! Para quê Kurotel em Gramado! Aproveita aqueles montes e montes de areia das empresas areeiras no cais do porto junto à ponte do guaíba e faz como em Natal/RN, coloca uns buggys, dromedários e um “esqui b u n da”. Seria fantástico.

    E o Laçador, nosso símbolo da cidade, deve ser destacado no mapar turístico da cidade, com ônibus com turistas estrangeiros indo às pencas lá bater foto naquela imponente estátua naquele imponente local. (Acho que o Laçador, cujo tamanho não é muito expressivo, merecia mais do que ficar jogado lá na entrada da cidade, num lucar ermo/deserto).

    Por fim, pesquisa para saber qual avenida encherá mais os olhos dos turistas e os encantará completamente:

    1( ) Avenida Voluntários da Pátria
    2( ) Avenida Farrapos
    3( ) Avenida Mauá
    4( ) Avenida Bento Gonçalves
    5( ) Avenida Assis Brasil
    6( ) Avenida Protásio Alves
    7( ) Avenida João Pessoa
    8( ) Avenida Ipiranga
    9( ) Avenida Azenha
    10( ) Futura Avenida Tronca (nossa futura Linha Vermelha)

    Curtir

  7. Faltou citar a possibilidade dos turistas andarem de potrinho e pônei na mini-fazenda do parque harmonia! Hehehehehe.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: