São Paulo já está fora da Copa das Confederações

Para secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, Itaquerão não estará pronto e Morumbi está descartado

 Jamil Chade/CORRESPONDENTE – O Estado de S. Paulo

ZURIQUE – A cidade de São Paulo será excluída da Copa das Confederações de 2013. A declaração é do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que garantiu ontem que não há chances de usar o Morumbi para o torneio e admite que o estádio em Itaquera não estará pronto para o evento um ano antes da Copa do Mundo no Brasil.

No caso do Rio, a Fifa foi obrigada a rever os prazos para a entrega do Maracanã. Mas admite que terá de “cruzar os dedos” e torcer para que a cidade também não acabe fora do torneio.

A Fifa considera a Copa das Confederações como ensaio geral do país para receber a Copa do Mundo e, num cenário ideal, um dos objetivos de sediar o evento seria o de testar o estádio de abertura e o da final do Mundial. Mas, no caso do Brasil, isso não será possível.

Segundo Valcke, o estádio em Itaquera não deve estar pronto para 2013. Mas rejeita a ideia de usar o Morumbi como substituto, como foi sugerido. “Não há chances”, garantiu.

Valcke deixa claro que o cenário com o qual a Fifa já trabalha concretamente é o de não usar São Paulo para o torneio. “Precisamos de quatro sedes para a Copa das Confederações. Não é tão trágico se não ocorrer em São Paulo”, declarou. Valcke, porém, admite não saber ainda quais seriam as quatro sedes.

Segundo ele, no entanto, a situação do Rio também é uma dor de cabeça. “Queremos estádios prontos até o final de 2012 para que possam ser usados na Copa das Confederações em meados de 2013. Mas, no caso do Maracanã, nos pediram para flexibilizar as datas e concordamos em esperar até março de 2013 para que o estádio esteja pronto. Então, o que ocorrerá é que cruzaremos os dedos e teremos de torcer para dar tudo certo”, declarou.

Aeroporto. O debate sobre as obras nos estádios brasileiros tem sido alvo de permanentes polêmicas. No entanto, Valcke admite que os obstáculos não param por aí. O secretário-geral da Fifa aponta para a situação dos aeroportos como “verdadeiro problema”. Sua esperança é de que as obras prometidas pelo governo comecem logo. “Vai dar tudo certo”, disse, lembrando com certa ironia que os brasileiros sempre dizem que “amanhã” terão a solução para um problema.

Há pouco mais de um mês, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, chegou a alertar que o Brasil estava mais atrasado do que a África do Sul esteve três anos antes do Mundial.

Mudanças nas regras. A infraestrutura no Brasil não é o único desafio da entidade. Ontem, a Fifa começou a estudar revisão das regras para transformar a Copa em evento mais atraente, depois de registrar o pior saldo de gols da história em 2010 e ver a proliferação de jogos terminando empatados por 0 a 0.

Pressionada por patrocinadores, a entidade deu início a uma série de reformas. Entre as propostas aprovadas por um grupo que conta com Pelé, Cafu e Beckenbauer, a Fifa sugeriu a possibilidade de que equipes façam mais uma substituição quando a partida for para a prorrogação.

Nos torneios juvenis, a prorrogação em si seria suprimida, como teste para os profissionais.

Outra medida é a de rever a regra do impedimento, para relevar situações em que jogadores que não participam da jogada acabem deixando o ataque fora de jogo.

A reforma também atingiria a arbitragem. A Fifa estuda a possibilidade de adotar tecnologia nas bolas para determinar se ela cruzou a linha de gol e ainda profissionalizar todos os árbitros que atuarem na Copa de 2014.

Outro ponto proposto é o de acabar com a expulsão de jogadores que cometam pênaltis. “Vamos mudar o futebol para melhor”, declarou Cafu.

Fonte:  Estado de São Paulo

—————————–

Eu estou postando esta matéria para alertar que a FIFA realmente é autoridade na Copa. Se as coisas não saem como ela quer, ela faz o que ela quer….



Categorias:Copa das Confederações 2013

Tags:, ,

10 respostas

  1. É uma vergonha que teria sido muito bom para São Paulo! Se você quiser ler mais sobre esse assunto eu recomendo que você leia o seguinte artigo: http://viagemhoje.com/sao-paulo-esta-fora-da-copa-das-confederacoes-de-2013.html
    Abraços!

    Curtir

  2. TOMÁRA QUE ÉSSA CIDADE FIQUE FORA DA COPA DO MUNDO TAMBEM !!! DESDE DE QUANDO ANUNCIOU QUE ÉSSA CIDADE SERIA TAMBEM UMA DAS SEDES, O PROJETO VIROU UMA VERDADEIRA BAGUNÇA. EU ACHO UMA FALTA DE RESPEITO COM OS OUTROS ESTADOS QUE FORAM EXCLUIDOS DA COPA DO MUNDO. E ÉSSA CIDADE SÓ ESTÁ CAUSANDO TUMULTO E QUEIMANDO O FILME DO NOSSO PAIS LÁ FORA, POR CAUSA DESSA NOVELA ABSURDA E DESCABIDA. TEM QUE SUBSTITUIR ÉSSA CIDADE O MAIS RAPIDO POSSIVEL, E PODERIA MUITO BEM COLOCAR FLORIANÓPOLIS NO LUGAR DESSA CIDADE QUE SÓ ESTÁ BAGUNÇANDO COM TODO O PROJETO. TEM QUE FICAR FORÁ SIM !!! NÃO SÓ DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, MAIS DÁ COPA DO MUNDO TAMBEM.

    Curtir

  3. Me surpreende pelo fato de ser São Paulo, cidade que evoluiu e se organizou muito nos últimos anos.

    Curtir

  4. Gostei da idéia, Portofan.

    Curtir

  5. POA assim poderia ter dois estádios na copa das confederações, arena e beira-rio.

    Curtir

  6. “O secretário-geral da Fifa aponta para a situação dos aeroportos como “verdadeiro problema”. Sua esperança é de que as obras prometidas pelo governo comecem logo. “Vai dar tudo certo””

    Coitado, deve estar perdendo os cabelos com a agilidade dos governos brasileiros.

    Curtir

  7. Isso é comum. Na última Copa as principais cidades e estádios (Soccer city, Durban…) da África do sul ficaram de fora da Copa das Confederações, porque não estavam pronto para o evento “preparatório”, uma ano antes da Copa do mundo.

    Curtir

  8. Imagina se o RJ cai fora junto com SP… é o Brasil fora da Copa das Confederações! Afinal o que são os outros estados? Seria uma Copa das Confederações no interior da América do Sul…

    Curtir

  9. o RJ assinou com o COI um termo que dá todos os poderes das Olimpiadas para o próprio.. eles tem o direito de cancelar o evento sem dar explicação à ninguém, nem direito de reclamação..

    adoro isso.. contraria a brazileirice.. eles serão obrigados a trabalhar direito e dentro do conograma se quiserem sediar os jogos.

    Curtir

Trackbacks

  1. São Paulo já está fora da Copa das Confederações « Blog Porto Imagem | Veja, Brasil

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: