Windows Azure – Centro pioneiro em Porto Alegre

Porto Alegre é uma das primeiras cidades no mundo a ter um Centro de Excelência Windows Azure. O espaço inaugurado ontem na PUCRS está ligado ao Centro de Inovação da Microsoft, situado na universidade, e promete auxiliar profissionais, empresas e alunos para o uso do novo modelo de computação. O Windows Azure é o nome dado à plataforma em cloud computing provida pela Microsoft, que permite desenvolver e utilizar softwares de maneiras diferentes das que existem, explicou o professor da faculdade de Informática e coordenador do novo Centro, Tiago Ferreto.

Conforme Ferreto, será possível capacitar empresas para atuar no modelo “nuvem”, que remete a recursos e serviços que são acessados remotamente de qualquer lugar, sem necessidade de instalar programas ou armazenar dados na máquina local. Basta ter conexão com Internet. Serão quatro alunos, mais Ferreto, os provedores da informação a profissionais e empresas.

O diretor de Meios de Tecnologia e Inovação da Microsoft, Paulo Iudicibus, enfatizou o objetivo da Microsoft em fomentar o uso de novas tecnologias nas universidades, empresas e seus profissionais. “Nosso foco é a formação de profissionais, alunos e empresas”, reiterou, ao participar da inauguração. Até o final do ano, mil pessoas devem ser beneficiadas com as instruções dadas no Centro de Excelência.

O espaço operava de forma piloto desde janeiro. Ferreto observou que na computação em “nuvem” o congestionamento de sites muito acessados está com os dias contados. Outra vantagem é a melhoria da segurança. A equipe do Centro de Excelência prestará consultoria a empresas, dará cursos e palestras, além de provas de conceito e pesquisas sobre cloud computing.

Correio do Povo



Categorias:Ciência e Tecnologia

Tags:

3 respostas

  1. Poa e Sao Leo poderiam se tornar em um vale do silico sul-americano….Alguem sugeriu uma especie de corredor da tecnologia entre PUC-CIENTEC-URGS Utilizando e fazendo crescer a Ipiranga….uma baita avenida pouco utilizada.

    Curtir

  2. essa ponte é pura excitação..

    Curtir

  3. Poa vai se tranformar no novo vale do silício assim! Hehe.

    Só faltaria essa belezinha aí no extremo sul de POA:

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: