Passageiros pagarão apenas um bilhete ao tomarem 2° ônibus na Capital a partir de julho

Prefeito Fortunati anunciou mudança no programa Gaúcha Atualidade desta sexta-feira - Rosane de Oliveira / Agência RBS
Rosane de Oliveira / Agência RBS

Prefeito Fortunati anunciou mudança no programa Gaúcha Atualidade desta sexta-feira

 A partir de julho, os usuários de transporte coletivo de Porto Alegre pagarão somente uma passagem se tomarem o segundo ônibus dentro de um período de 30 minutos. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati durante entrevista do programa Gaúcha Atualidade na manhã desta sexta-feira.

Atualmente, segundo o prefeito, quando o usuário pega a segunda linha, desembolsa metade do valor total da passagem. De acordo com a EPTC, o período de tolerância será controlado por meio do tempo médio da viagem de cada linha.

— Será descontado o tempo total da linha. Ou seja, o usuário terá 30 minutos a partir do tempo total da linha, independente se ele desembarcou no final do percurso ou no meio. Isso é possível porque o itinerário e o horário de entrada do usuário são armazenados no cartão — explica Maria Cristina Madeira, gerente de Planejamento de Transporte da EPTC.

Fortunati projeta licitação do metrô para 2012

Na entrevista, Fortunati falou sobre o metrô da Capital, confirmado ontem pelo Ministério das Cidades. O prefeito reafirmou a convicção de que o projeto será um dos contemplados pelo PAC da Mobilidade, do governo Federal, porque “está redondinho”.

— Apresentamos uma modelagem financeira que surpreendeu os técnicos, com um valor adequado. O governo do Estado dará isenção do ICMS, a prefeitura entra com R$ 300 milhões, além de isenções de impostos, e a empresa vencedora da licitação arca com 300 milhões. Assim, o governo fica com cerca de R$ 1,5 bilhão.

A licitação da obra deve iniciar somente em 2012, com início de operação para 2017, conforme Fortunati. A prefeitura planejava realizar a concorrência ainda neste ano, porém o adiamento do anúncio da PAC da Mobilidade impediu o prazo.

— Fomos surpreendidos pela postergação do anúncio do PAC da Mobilidade. Ficou para 27 de agosto. Como é uma obra muito complexa, a licitação vai acabar ocorrendo somente em 2012.

Obra não exigirá desapropriações

O projeto do metrô da Capital não prevê desapropriações. Com exceção das estações Triângulo e Cairu — ambas de integração e em áreas públicas —, as demais serão pequenas.

— São locais pequenos, que permitem ao usuário comprar o seu bilhete e embarcar rapidamente. Em toda extensão do trem (15 quilômetros), temos área suficiente, sem precisar de qualquer tipo de desapropriação — garante o prefeito.

A prefeitura ainda pretende integrar os bilhetes entre ônibus coletivos e o trem. Pela proposta, o usuário precisará pagar uma única passagem ao migrar de um meio para outro.

Com um trajeto de 15 quilômetros, a linha começará na Esquina Democrática, no Centro, e se estenderá até a sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Avenida Assis Brasil, região norte da Capital.

A expectativa do executivo municipal é que o metrô de Porto Alegre comece a fazer suas primeiras viagens apenas em 2017. A construção deve começar a ser executada no segundo semestre de 2012 e levar de quatro a cinco anos para ser concluída.

Em vídeo, veja como será o trajeto do metrô

Zero hora

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Prefeito falando dia 10 no Teatro Dante Barone sobre a passagem única




Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2

10 respostas

  1. PARA NÓS PEQUENOS EMPRESÁRIOS, BEM QUE ESTE BENEFICIO PODERIA SE ESTENDER A CIDADES DA GRANDE PORTO ALEGRE, POIS PESA NA FOLHA O VT, NÃO TENDO NENHUM BENEFICIO POR ADMITIR PESSOAS QUE MORAM TÃO LONGE.

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  2. Luiz, funciona como eu escrevi no meu comentário, não é baseado na passagem da roleta.
    Mesmo que vá até o centro e deixe para passar o cartão lá no centro, o validador leva em consideração o horário de saída do terminal (do bairro neste caso)

    https://portoimagem.wordpress.com/2011/05/13/passageiros-pagarao-apenas-um-bilhete-ao-tomarem-2%c2%b0-onibus-na-capital-a-partir-de-julho/#comment-17313

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  3. Será bom para aqueles passageiros que conseguirem chegar no seu destino antes de 30 minutos, visto que o registro vale a partir da passagem na roleta, ou seja, no embarque. E não há como deixar para passar na roleta no desembarque porque não há espaço na frente do ônibus. Eu, que moro na Assis Brasil, pego engarrafamento diariamente. Eu acho que o tempo deveria ser de uma hora, no mínimo.

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  4. Finalmente. Diretores da Carris, Conorte e outras devem ter morrido de desgosto. Ou estão ricos. Um dos dois.

    Agora só falta redesenharem as linhas para que façam sentido dentro desse modelo.

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  5. Que bom, uma boa notícia para a população, já não era sem tempo.

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  6. No validador no ônibus tem um código NR que no caso da zona norte em geral é 60 (minutos)

    um exemplo prático,
    O ônibus sai do terminal bairro as 15hs, caso o NR dele seja 60, ele tem chegada estimada ao centro as 16hs, após este tempo, tem-se 30 minutos para embarcar em outro ônibus pagando somente uma passagem 😉

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  7. Então uma passagem irá valer para 30 minutos?
    Na Itália valia por 90, idem para alguns outros países da Europa..
    Mas será muito útil, ainda assim, visto que muitas pessoas tomam a primeira condução apenas para se deslocarem para uma parada com maior número de linhas de ônibus.

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  8. Me admira que a fase 2 ignore passagem pelo beira-rio.
    Gilberto, se possível poste o projeto da estação FIERGS feito pela Hype Studio, que se encontra na página deles.

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  9. Me espanta que só agora tenha sido implantado isto, a idéia do tri, em qualquer parte do mundo é para possibilitar este tipo de uso.

    Espero que as empresas não utilizem isto como pretexto para aumentar o preço da passagem, eles esquecem (ou se fazem de esquecidos) que o tri é um adiantamento de receita, e ninguém se lembrou na implantação do mesmo de diminuir o preço da passagem na implantação do sistema.

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