ESPECIAL 1 – O tempo em que Porto Alegre ousava

O objetivo principal do Blog é lançar notícias/reportagens para discutirmos. Mas uma das maneiras mais formidáveis de vermos o quanto nossa cidade poderia estar melhor, no seu urbanismo, no seu desenvolvimento turístico, é através de fotos. E fotos antigas. As fotos antigas nos dizem que a cidade já foi outra. A cidade já ousou através de seus projetos. Há 50 anos, a cidade aterrava parte do Guaíba para ter mais espaço para crescer. E crescer com qualidade, junto ao centro. Construímos o maior porto fluvial do país na década de 20.  Construímos estádios onde antes era água. Construímos prédios inclinados junto ao morro, num pioneirismo latino-americano. Década de 50, 60 e 70, Porto Alegre mudou de cidade para metrópole. Como muitas outras cidades no Brasil, claro. Mas a partir de 1980/90 a cidade parou em termos de arquitetura/urbanismo. Raros projetos tiveram destaque. A cidade parou de ousar. E continua parada. Os projetos mais ousados encontram resistência enorme para ir adiante. Outras capitais se embelezam, se tornam mais atrativas, em busca de qualidade de vida, em busca de turismo, em busca de sua auto-estima rejuvenescida. Não que Porto Alegre não tenha se tornado uma metrópole grande e bonita, como outras. Mas deixou de ousar. E agora começam, devagarinho, algumas pessoas a quererem reagir face a esta inércia.

Agora aqui, uma galeria de imagens de uma outra época da cidade.

Claro, estaremos aqui discutindo o que falei aí em cima.

Nesta foto, é possível ver-se o início do aterramento da orla, onde iria ser o futuro Parque marinha do Brasil

Os mesmos aterros

Num estado mais avançado...

O aterro do Beira-Rio

O Beira-Rio sendo construído

O aterro do Hipódromo do Cristal

O Hipódromo era referência arquitetônica na época

Os aterros, em 1975.

Canalização do Arroio Dilúvio e construção da Av. Ipiranga. Uma das maiores obras da América Latina na época e a maior intervenção urbana da cidade até então.

Construção da Av. Ipiranga

Construção da Av. Ipiranga

Av. Ipiranga em construção

Abertura da Av. Salgado Filho

Construção do Viaduto da Borges de Medeiros, na déca de 1920. Uma das obras mais ousadas do país na época

Construção das elevadas da Conceição, década de 70

Construção do Túnel da Conceição. Uma grande obra de engenharia brasileira na época. Destaque em todo o país.

O edifício Santa Cruz, o edifício mais alto da Região Sul, na época. Década de 60

O Planetário da UFRGS sendo construído, em 1971. Em 20 de outubro de 1972, já concluído mas não inaugurado, o prédio foi visitado pelos astronautas norteamericanos James Lovell e Donald Slayton.

Edifícios inclinados do Morro Santa Teresa. O primeiro deles, à direita, foi o primeiro inclinado da América Latina. O segundo, à direita, foi construídos alguns anos mais tarde, já na década de 80.

Edifícios inclinados do Morro Santa Teresa

Rodoviária de Porto Alegre. A maior e mais moderna da América latina - Década de 70.

Construção da Ponte do Guaíba - década de 50. A cidade ousava e crescia.

Estádio Olímpico recém sendo construído, ainda num entorno vazio da cidade.

Porto Alegre na década de 50 já era uma grande cidade. Nesta imagem, se vê o edifício do INSS sendo construído.

Década de 50. O INSS ainda em construção.

1982 - começa a construção do primeiro shopping center de Porto Alegre. Shopping Iguatemi, com 110 lojas.

Vista aérea da cidade em 1990, mostrando o Parque da Harmonia.

PRÓXIMO POST ESPECIAL (2): OS PROJETOS OUSADOS QUE NUNCA SAÍRAM DO PAPEL



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

51 respostas

  1. sensacionais os registros postados aqui neste blog… uma verdadeira aula de história nas antigas fotografias do passado. Parabéns ao belo trabalho.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Prezados,

    Parabéns pelos comentários, a muito tempo pesquiso e até que enfim achei este blog, encontrar comentários de pessoas que tem um olhar da cidade parecido com o meu, lembro da primeira vez que vi a foto da construção do estádio Beira Rio, aquela imagem do rio a poucos metros do estadio não me sai do pensamento e toda aquela orla que foi criminosamente aterrada, um crime para cidade provadas pelos comentários e fotos deste blog.

    Gostei muito da foto de Copacabana e do que foi feito por lá, quem sabe um dia possamos ver algum projeto que nos devolva esta orla que se tivesse sido preservada faria de nossa Porto Alegre uma cidade ainda mais feliz.

    Obrigado pelo espaço.

    Daniel
    Guaiba/RS

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito show o post! Reafirmo minha convicção de que somente um autoritário consciente poderá colocar Porto Alegre de volta a vanguarda do desenvolvimento. Pseudo democracia demonstra sua miopia há décadas…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Tem certeza que essa foto da construcao do Iguatemi e’ verdadeira??? Uau, eu ia ate’ la dar uma olhada na construcao (morava por perto) so’ que parece que foi tirada em 1892!!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. O Edifício Santa Cruz, bem como o viaduto da Conceição, é uma obra abominável que degradou o centro, fico só imaginando o prédio lindo que eles demoliram ali para fazer aquele bloco de cimento abominável que tapa o sol de boa parte do centro.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Parabéns pelo post. Estou fora do RS e poder acompanhar o Blog me ajuda a matar a saudade.

    Interessante notar que os relógios da Rodoviárias ainda são os mesmos dos anos 50.

    Abraços!

    Curtir

  7. Eu apostaria em alguma coisa impactante. O blog já postou diversas fotos de Porto Alegre em que os comentários aqui foram algo do tipo “Cidade de 4º mundo!”, “A Albânia é mais desenvolvida”, como foram com as fotos da orla e bar flutuante.

    Pois bem, eu colocaria fotos como estas e questionamentos do tipo “Você sabe que cidade é esta???” ou a comparação com fotos das orlas de Barcelona, Lisboa (sem mencioná-las) e algo como “O que você prefere???”

    Ou um slogan do tipo: “A hora é agora!!!” com a foto do novo Cais Mauá.

    Curtir

  8. Sensacional as fotos!!…Ansioso pelo 2ºpost!

    Curtir

  9. Pessoal, vejam as semelhanças.

    POA super impontente na década de 60 (vide o moderno centro financeiro no entorno do mercado público, super pujante para a época), mas a fotos que postei alguns comentários acima com o parque da redenção com um aspecto digno do Central Park, mais essa foto abaixo que o Gilberto postou do Edifício Santa Cruz:

    Para mim é um edifício digno de estar em Manhattan na referida época.

    Afirmo com toda a certeza que nossos avós viveram numa metrópole digna de ser comparada à época à NYC que então existia na referida época e digna de comparação do que hoje é Dubai com as suas técnicas ultra-modernas e os seus petro-dólares.

    Não é à toa que nesse contexo nasceu no sul a pioneira Varig, verdadeira estrela brasileira e as usas lojas-embaixadas nos pontos mais nobres das principais metrópoles mundiais. Uma loja da Varig era uma embaixada do RS pelo mundo afora.

    Curtir

  10. Nesse aspecto, na atualidade, só há um setor da sociedade porto-alegrense que está de parabéns.

    São os gremistas. Afinal, contrariaram a lógica porto-alegrense do apegamento e estão construindo uma casa nova, sabendo que a antiga com isso vai embora para sempre.

    Sou gremista, deveria morrer de sofrimento pela história do Olímpico e tal. Deveria ter me acorrentado nele e protestado. Mas no mundo, até mesmo na europa, não é tudo na vida que tem que ficar parado dentro de um vidro de formol. Temos que parar de bancar aquelas pessoas mesquinhas que não se livram das roupas velhas. tem que haver uma renovação. Não se deve pôr tudo abaixo, mas também não manter tudo como está.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: