Hospital de odontologia (SUS) é prometido para 2013

Projeto anunciado pela UFRGS fará saltar de 400 para 700 o número de atendimentos a cada dia

Um atendimento odontológico completo em um só lugar e de graça. Essa é a proposta do Hospital de Ensino Odontológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que terá o pontapé inicial às 10h30min de amanhã, na assinatura do contrato para a construção do prédio. Com serviços que vão de limpeza dentária até a colocação de implantes, a previsão é de aumentar a capacidade de atendimento em 300 pacientes por dia.

As obras devem começar até um mês após a assinatura. Se os prazos do contrato forem cumpridos, a Capital ganhará o primeiro hospital especializado em odontologia e com atendimento pelo SUS em fevereiro de 2013 – a instituição de ensino tem apenas laboratórios odontológicos. O prédio com 3,04 mil metros quadrados será construído onde hoje é o estacionamento da Faculdade de Odontologia, no Campus Saúde da UFRGS, na Rua Ramiro Barcelos. Para o diretor da faculdade, Pantelis Varvaki Rados, a estrutura atual de atendimento não condiz com o modelo curricular adotado em 2005.

– O prédio como foi pensado era moderno para a época, mas 50 anos depois as coisas mudaram. Nesse novo modelo de ensino, precisamos de uma estrutura mais individualizada para o atendimento de cada caso – explica.

Para dar mais privacidade ao paciente, estão previstos 140 postos de atendimento, divididos em boxes e distribuídos em três módulos. As consultas serão realizadas de manhã, de tarde e à noite, pelos estudantes da graduação e da pós-graduação, sempre com supervisão dos docentes. Hoje, a capacidade máxima de atendimento é de 400 pacientes por dia. Com a construção do Hospital de Ensino, passará a ser de até 700 pacientes.

– Queremos impactar nesse tipo de atendimento de média e de alta complexidade voltado somente para o SUS – afirma o diretor.

No novo hospital, poderão ser realizados tratamentos mais complexos, como implantes, colocação de próteses e cirurgias. Atualmente, esses procedimentos são feitos no Hospital de Clínicas.

Projeto é considerado um exemplo para outros Estados

O investimento inicial será de R$ 10 milhões, com verbas dos ministérios da Saúde e da Educação. O projeto do hospital começou a ser pensado em 2007, quando a Faculdade de Odontologia era dirigida pelo professor Rui Oppermann, atual vice-reitor da UFRGS.

– O que mais demorou foram os trâmites dentro da prefeitura. Queríamos que ele estivesse pronto com o começo da turma noturna, ainda em 2010 – diz Oppermann.

Para o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Newton Miranda de Carvalho, o projeto deveria ser replicado em outros Estados.

– Não é comum esse tipo de estrutura no país. Temos algo parecido na iniciativa privada, mas na pública não. Os benefícios são muitos, porque o atendimento é integral, com todas as especialidades em um mesmo local – elogia Carvalho.

LETÍCIA COSTA | ESPECIAL

O empreendimento
– Além de utilizado na formação dos futuros dentistas, o Hospital de Ensino Odontológico será aberto à comunidade.
– Estão confirmados pelo menos 140 postos de atendimento, que funcionarão até as 22h30min, oferecendo desde proecedimentos simples, como limpeza dos dentes, até restaurações, tratamento de canal, cirurgias e colocação de implantes.
– O hospital vai abrigar, ainda, um pronto-socorro odontológico destinado a emergências não traumáticas, como dores de dente, hemorragias e infecções.
– O prédio terá 3,04 mil metros quadrados.
– O investimento será de R$ 10 milhões.
– O contrato para a construção do prédio será assinado amanhã. Depois do início das obras, o prazo final para a entrega é de 20 meses.


Categorias:Saúde

Tags:

3 respostas

  1. Beleza! Aguardarei! E não esqueça da minha torre espaçonave também! Hehe. =P

    Ah, viu o recado que te mandei? Estou botando fé em ti quanto ao futuro da nossa cidade! Não espero do Blog nada menos do que o melhor para a nossa cidade! Acredito no poder transformador que tu e o blog tem!

    Curtir

  2. Tomara que saia! Seria ótimo para a cidade!

    Obs.: Gilberto, cadê aquele teu segundo mega post prometido, sobre os projetos ousados para POA que nunca saíram do papel? Estou ansioso por vê-lo!

    E aquela imagem da torre branca que lembra uma espaçonave do render do projeto original do CristalShopping (atual BarraShoppingSul), quando prometia-se que ele seria o maior shopping da américa latina, que tu dissestes que também tem aí contigo? Estou ansioso por rever essa imagem de um projeto tão arrojado também!

    Curtir

    • Gilberto, cadê aquele teu segundo mega post prometido, sobre os projetos ousados para POA que nunca saíram do papel? Estou ansioso por vê-lo!

      portofan, vai sair durante essa semana o post. Não era intenção de fazer um por dia ou todos num dia. E não vai parar no número 2… aguarde que vai valer a pena …

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: